Destinos incríveis, experiências inusitadas: conheça a Jordânia

Tempo de leitura: 7 minutos

De ponta a ponta, o país sustenta suas riquezas em tradições, cultura e paisagens deslumbrantes.

No coração do Oriente Médio, o viajante encontra a incrível Jordânia. Geograficamente, é um país pequeno, o que facilita até na locomoção entre uma atração e outra, porém possui uma história gigantesca e é riquíssimo em cultura e atrações turísticas.

A Jordânia é um país tranquilo e pacífico, além de ser muito aberto ao turismo, com um leque de opções para todos os tipos de viajantes, desde aqueles que desejam visitar os sítios arqueológicos citados na Bíblia até os que querem se aprofundar em conhecimento sobre uma das civilizações mais antigas do mundo.

Além disso, impressiona pela bondade do povo local, a beleza da natureza e o encanto das paisagens. Suas regiões são um mix perfeito para uma viagem memorável, com experiências exóticas, aventuras marcantes, desertos a perder de vista, momentos de puro luxo, além de uma cultura bem diferente da brasileira.

Entrar nesse país é simples e nada burocrático. O processo para o visto é fácil e ficou ainda mais com o Jordan Pass – uma ação do governo da Jordânia para incentivar o turismo. Trata-se de um “passe livre” que o turista pode comprar previamente no site oficial e que o isenta da taxa de visto. Além disso, no Jordan Pass estão inclusas visitas em mais de 40 atrações no país, entre elas, a entrada para Petra. Após a compra, basta imprimir o comprovante e apresentá-lo no guichê da imigração na Jordânia.

Com tudo pronto, é só desbravar esse território de um ponto a outro. Amã, por exemplo, é a capital da Jordânia – uma cidade repleta de ruínas e sítios arqueológicos, além de incrivelmente desértica e arborizada ao mesmo tempo. Entre os pontos mais visitados estão a Mesquita El-Mallek Abdullah, o Templo de Hércules, o Teatro Romano e o Museu

Arqueológico da Jordânia

Confira no texto a seguir mais sete destinos incríveis na Jordânia e a experiência que cada um oferece.

1. Petra – uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

A cidade de Petra é o cartão-postal da Jordânia. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é conhecida como “cidade-rosa” devido à cor de suas pedras. Petra foi fundada por uma tribo nômade árabe de nabateus, que acabou se fixando por lá e construindo um enorme império comercial, que chegava até a Síria.

Experiência: para conhecer Petra é preciso pelo menos três ou quatro dias, já que há uma infinidade de monumentos e locais para se explorar. Se visitar Petra durante o dia é inspirador, imagine à noite e à luz de 1.800 velas. Realmente, uma experiência de outro mundo! Para se ter uma ideia, o caminho pelo Siq até o Tesouro (Al-Khazneh) – principal atração do local – é iluminado à luz de velas e ainda há uma apresentação de música dos beduínos no Tesouro. A experiência Petra By Night começa às 20h30 e termina às 22h, toda segunda, quarta e quinta-feira.

2. A montanhosa Dana

Mesmo sendo uma região quase esquecida e abandonada, Dana, uma aldeia montanhosa,tem investido mais no turismo e uma de suas principais atrações é a Reserva Natural de Dana. O local possui a maior área de preservação socioambiental do Oriente Médio e é um verdadeiro oásis.

Experiência: entre montanhas e depressões até o nível mais baixo do mar, é possível praticar trekking, escaladas e atividades ao ar livre em Dana. Outra vivência que se pode ter nesse local é acampar em um dos lodges rústicos da região, que resulta em fotos incríveis do belo nascer e pôr do sol.

3. O deserto Wadi Rum

Com um clima árido, a Jordânia é, na verdade, um grande deserto. O mais famoso, no entanto, é o Wadi Rum. Situada no sul do país, a região é imensamente vermelha e silenciosa. Local perfeito para momentos de meditação!

Experiência: no meio de penhascos, cânions e desertos infinitos, no Wadi Rum, os passeios são feitos por cavalo, camelo ou veículo 4×4. Mas, para realmente descobrir os segredos de Wadi Rum, nada supera as caminhadas. Longe da estressante vida moderna, uma excelente ideia para incluir no roteiro é passar uma ou duas noites em um dos aconchegantes acampamentos beduínos no meio do deserto, sob um céu estrelado, e experimentar a deliciosa gastronomia local.

4. A paradisíaca Aqaba

Próxima de Wadi Rum, Aqaba é o local ideal para se refrescar do calor do deserto. Tudo isso graças ao incrível Mar Vermelho, com águas cristalinas, bem como fauna e flora diversificada.

Experiência: a cidade costeira possui o único porto do país e é um dos melhores lugares para a prática de snorkeling e mergulho.

5. O enigmático Mar Morto

Localizado a mais de 400 metros abaixo do nível do mar, o ponto mais baixo do planeta é famoso entre as histórias bíblicas e, apesar do nome incomum, o Mar Morto não está morto e nem é um mar. Na verdade, ele é um lago com água extremamente salgada, alimentado por diversos afluentes, incluindo o Rio Jordão.

Ao atingir o Mar Morto, as águas são bloqueadas pela terra e evaporam, deixando para trás um denso e rico coquetel de sais e minerais. A principal atração do Mar Morto é sua água morna, calmante, super salgada – cerca de dez vezes mais salgada que água do mar – e rica em sais de cloreto de magnésio, sódio, potássio e outros elementos químicos.

Experiência: essa água atrai, anualmente, milhares de visitantes desde os tempos antigos, que aproveitam de todas as vantagens da lama negra do Mar Morto e flutuam relaxadamente enquanto absorvem os ricos minerais da água. Como a água é muito salgada e densa, flutuar no Mar Morto não exige esforço e até mesmo é possível ler um livro ou jornal por ali. A experiência é única.

6. A Biosfera Mujib

A Reserva da Biosfera Mujib é a reserva natural mais baixa do mundo, com uma variedade espetacular de paisagens perto da costa leste do Mar Morto. A área está localizada no profundo desfiladeiro de Wadi Mujib, que entra no Mar Morto a 410 metros abaixo do nível do mar.

A Reserva ainda se estende às montanhas Karak e Madaba ao norte e ao sul, atingindo 900 metros acima do nível do mar em alguns lugares. Essa variação de altitude, combinada com o fluxo de água durante todo o ano, proveniente de sete afluentes, significa que Wadi Mujib desfruta de uma magnífica biodiversidade que ainda está sendo explorada e documentada. 

Experiência: Mujib tem cinco trilhas principais, sedo três de rio e duas de terra. Todas oferecem algumas das mais empolgantes trilhas da Jordânia. Sua caminhada mais extensa é conhecida como a “Trilha perdida para o Mar Morto” – uma expedição de um dia inteiro que desce as montanhas escarpadas de Mujib, em direção ao Mar Morto.

7. O hipódromo milenar de Jerash

A antiga Jerash é habitada há mais de 6500 anos. A idade de ouro desta cidade veio sob o domínio romano, quando era chamada de Gerasa. Atualmente, é reconhecida por ser uma das mais bem preservadas cidades romanas do mundo.

Experiência: é o mesmo que voltar no tempo assistir às apresentações diárias realizadas pela companhia teatral Jerash Heritage Company, mostrando carruagens dos romanos (RACE) no milenar hipódromo que habita a cidade. O show conta com quarenta e cinco legionários, com armadura em uma exibição de táticas do exército romano de perfuração e batalha, dez gladiadores lutando “até a morte” e várias carruagens romanas competindo em uma clássica corrida de sete voltas em torno do hipódromo.