Conheça algumas das principais espécies de Animais do Cerrado

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você já viajou para destinos fantásticos como a Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Jalapão, Serra da Canastra, Serra do Cipó, Pirenópolis entre tantos outros, você já esteve no Cerrado. Venha conosco conhecer alguns dos animais que vivem nesse Bioma.

Cerrado: bioma de belezas, grandezas e muita importância.

O Cerrado ocupa cerca de 25% do território brasileiro, com uma área de cerca de 2 milhões de km².

Esse bioma está presente em partes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. Pode ser encontrado também no Amapá, Amazonas e Roraima.

Além disso, está localizado no nordeste do Paraguai e leste da Bolívia.

A Savana mais rica do Mundo

Devido às suas dimensões e por estar envolto de muitos outros biomas, o Cerrado é o único bioma na América do Sul a ter tantos contatos geográficos e biológicos.

Dessa maneira, ele é considerado a savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade, pois abrange diversos ecossistemas e ainda abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Bacia Amazônica/Tocantins, Bacia do rio São Francisco e Bacia da Prata.

A fauna do Cerrado

O Cerrado possui uma fauna bastante diversa. Catalogadas, são 199 espécies de mamíferos, 864 de aves, 180 de répteis, 210 de anfíbios e 1200 de peixes, somando 2.653 espécies de animais vertebrados. Mas, podem haver espécies ainda não descobertas, afinal, o bioma é o terceiro com mais diversidade de fauna, depois da Amazônia e da Mata Atlântica.

Por tudo isso e muito mais, viajar para destinos que estão localizados no Cerrado, é sempre estar em contato com uma natureza exuberante.

Animais do Cerrado que você já deve ter ouvido falar

Dentre tantas espécies de animais do Cerrado, podemos destacar algumas bem conhecidas:

Anta

A anta é considerada o maior mamífero brasileiro, podendo chegar a pesar 300 kg. Ela tem um papel essencial para a formação e manutenção da biodiversidade dos habitats em que vive. Herbívoras, as antas se alimentam de grandes quantidades de frutos de diversas espécies vegetais e são excelentes dispersoras de sementes. A espécie costuma viver próximo de rios e possui ótimas habilidades no nado.

Leia também: Você sabe por que as antas são chamadas de “jardineiras das Florestas?”

Seriema

A seriema é uma ave que pode ser encontrada em vários países da América do Sul, tendo como habitats florestas abertas, cerrados e pastagens. Trata-se de uma espécie que possui hábitos diurnos e, no período da noite, costuma dormir nos galhos mais baixos das árvores.

Piracanjuba

A piracanjuba é um peixe de água doce que pode ser encontrado no Cerrado, principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e sul de Goiás. Trata-se de uma espécie que vive em áreas próximas às margens.

Ariranha

A ariranha é um mamífero encontrado apenas na América do Sul. E é conhecida como o maior carnívoro semiaquático da América do Sul. Trata-se de uma espécie que vive perto de rios e tem sua alimentação baseada em peixes. Uma curiosidade é que as ariranhas nadam para trás.

Leia também: As fantásticas ariranhas. Você já ouviu falar?

Galito

O galito é uma espécie que habita o Cerrado, principalmente nas áreas próximas a pântanos e brejos. Trata-se de uma ave pequena, que pode chegar a 13 cm de comprimento.

Tatu-canastra

O tatu-canastra, também conhecido tatu-gigante, é um dos mais raros. A espécie pode ser encontrada em outros biomas da América do Sul, mas está em maior quantidade no Cerrado. Trata-se também da maior espécie de tatu do mundo, podendo chegar a medir 1,5 metros e pesar 60kg.

Baiacu

O baiacu é um peixe que vive na água doce e do mar. Os indivíduos da espécie que habitam o Cerrado estão nos rios Araguaia-Tocantins. Uma curiosidade sobre a espécie é que ela infla o corpo quando se sente ameaçada.

Gato-maracajá

O gato-maracajá é uma espécie de felino nativo da América Central e do Sul. Ele possui a aparência bastante similar a jaguatirica, com a diferença de que seu tamanho é menor.

Pato-mergulhão

O pato-mergulhão é uma ave considerada rara, classificada como criticamente ameaçada de extinção. A espécie vive em rios e riachos, sendo ótima nadadora, podendo ficar submersa por até 30 segundos para caçar sua presa, normalmente são pequenos peixes.

Uma das características principais do Pato-mergulhão é que ele vive apenas em águas limpas e em margens com mata nativa. Dessa forma, a ave é uma espécie bioindicadora da qualidade da água.

Jaguatirica

A jaguatirica, também conhecida como gato-do-mato, pode ser encontrada na América Latina e Estados Unidos. Pode ser confundida com a onça-pintada, mas é menor, medindo entre 25 e 40 cm.

Tamanduá bandeira

O tamanduá-bandeira é outro mamífero que pode ser encontrado no Cerrado. A espécie possui hábitos solitários na fase adulta da vida, costumando caminhar longas distâncias para caçar seu alimento. Sua alimentação, aliás, é baseada em formigas, cupins e larvas.

Lobo-guará

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, pesando até 30 quilos e medindo cerca de 90 centímetro. Semelhante ao lobo, ele vive de forma solitária e costuma não se aproximar de populações humanas.

Você vai gostar de saber desta:

Em Minas Gerais, no Santuário do Caraça (foto acima), os visitantes podem avistar os Lobos-Guaras que visitam as instalações frequentemente, em busca da comida que lhes é oferecida.

João-bobo

O joão-bobo é uma ave pequena, que pesa até 64 gramas e possui uma cabeça considerada desproporcionalmente grande em relação a seu corpo. Trata-se de uma espécie que vive em grupo.

Veado-mateiro

O veado-mateiro, também conhecido como veado-vermelho ou veado-pardo, pode ser encontrado no Cerrado e na Mata Atlântica. Trata-se de uma espécie de mamífero que vive sozinho, exceto no período de reprodução. 

Traíra

A traíra é uma espécie de peixe de água doce,  que pode ser encontrado em todos os biomas brasileiros, incluindo o Cerrado. A traíra habita  locais com água parada, como brejos, represas e lagos.

Cachorro-do-mato vinagre

O cachorro-do-mato vinagre, ou apenas cachorro-vinagre, é um mamífero carnívoro, que possui hábitos diurnos e de caça, mesmo quando em cativeiro. Uma curiosidade da espécie, é que os indivíduos costumam se abrigar em troncos ocos e tocas.

Leia também: Armadilhas fotográficas captam Cachorros-Vinagre no Parque Estadual Carlos Botelho (SP)

Riscos de extinção para os animais do Cerrado

O Cerrado é um dos biomas brasileiros que mais sofre com a degradação, tendo em vista que possui poucas áreas protegidas por lei. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, hoje restam menos de 20% do território original do bioma e estima-se que 150 espécies de animais do Cerrado correm o risco de extinção.

Assim como em outros biomas, as atividades humanas, realizadas de maneira não sustentável, prejudicam o Cerrado. O extrativismo e a expansão agrícola causam o desmatamento de grandes áreas. A pecuária também tem provocado impacto, pois grandes regiões também são desmatadas para a implementação de pastagens.

Essas atividades, além de descaracterizar o bioma Cerrado, alteram habitats, também interferem com a biodiversidade local, que perde seus habitats naturais e fonte de alimentos. O crescimento urbano desenfreado e tráfico de animais são outras ameaças à fauna do Cerrado.

Algumas espécies de animais do Cerrado que correm o risco de extinção são: a onça-pintada, a jaguatirica, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a águia-cinzenta, o gato-maracajá, o gato-do-mato pequeno, o cachorro-do-mato-vinagre, dentre outros.

O que mais você encontra no Cerrado?

Para além da Fauna, o Cerrado também se destaca pela flora e pelas culturas que o habitam.

Muitas etnias INDÍGENAS, povos QUILOMBOLAS, RIBEIRINHOS e tantos outros têm o Cerrado como sua casa e guardam uma cultura centenária e muitos conhecimentos sobre sua diversidade. Entre elas, os Povos Xavante (foto acima) e Krahô, profundos conhecedores das riquezas deste bioma.

O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo. Lá já foram catalogadas: 1.627 espécies de plantas nativas,

Gostou desse texto?

Agora é hora de você conhecer o Cerrado e defender sempre sua preservação

Fale com um consultor da Ambiental e conheça nossos roteiros com guias especializados, conforto, segurança e sustentabilidade

11 3818-4600 (Whatsapp e Telefone)

Ou acesse:

www.ambiental.tur.br

Fonte principal deste texto:

https://socientifica.com.br/animais-do-cerrado/