Conheça o Parque Nacional Tierra Del Fuego, o mais austral do mundo, em Ushuaia

Tempo de leitura: 5 minutos

Uma paisagem única. Cadeias de montanhas com picos permanentemente nevados, vales repletos de lagos cada um mais bonito que o outro, braços de mar, baías, rios gelados, grandes bosques…

E o que dizer da fauna? Ali há aves raras, raposas vermelhas, guanacos, ratos almiscarados e os “estrangeiros” castores… Tudo isso e muito mais você só encontra no Parque Nacional Tierra Del Fuego, na Patagônia Argentina, mas que tem uma pequena porção localizada no Chile.

A Terra do Fogo é uma província formada por uma ilha principal e outras ilhas menores e está separada do continente pelo Estreito de Magalhães. O Parque foi criado em 1960 pelo governo argentino a fim de preservar a região mais ao sul dos Andes.

Este é o mais austral do mundo e conta com uma área de 69 mil hectares, no extremo sudoeste da maior ilha. No entanto, apenas cerca de 2 mil desses estão abertos ao público, sendo o restante considerado área restrita.

Distante apenas 12 quilômetros de Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, o parque vai desde a Sierra de Enjoo Goyim – ou de Beauvior –, a norte do lago Fagnano, até à costa do canal de Beagle.

Principais atrações e o que fazer

A melhor forma de explorar o parque é percorrer seus mais de 40 quilômetros de trilhas sinalizadas. Entre os locais mais importantes estão:

  • Senda Costera: é considerada a trilha mais bonita do parque e se inicia na Bahía Ensenada. Ao todo são cerca de 9 quilômetros muito bem sinalizados e planos com pouquíssimas subidas e descidas que exigem um esforço médio. Durante o percurso de 3 horas, o visitante passa por belas praias e outras paisagens.

Ali fica uma agência de correios, já tendo sido considerada a mais austral do mundo. No entanto, o título foi perdido para uma agência instalada na Antártida.

  • Bahía Lapataia: é formada no Canal do Beagle e esta baía tanto pode ser considerada o início ou o fim da Ruta Nacional 3, que é famosa por chegar até o Alasca, com mais de 17 mil quilômetros.
  • Laguna Verde: localizada entre a Senda Costeira e a Bahia Lapataia, pode ser acessada pela Ruta Nacional 3. É famosa por seu local de acampamento.
  • Laguna Negra: esta pequena lagoa tem a cor escura por conta da presença de um pântano de turfa. A trilha para a Laguna Negra é bem curta, com pouco mais de 1 quilômetro partindo da Ruta Nacional 3.

Lá é possível visualizar diques construídos por castores, as Castoreras. Estas, por suas vezes, são muito interessantes de serem avistadas porque estes animais são considerados “uma praga invasora” do local.

Naturais do Canadá, cerca de 20 casais foram trazidos para Ushuaia para dar início ao comércio de peles. No entanto, o negócio não vingou, mas os animais encontraram um terreno propício para se reproduzirem em ritmo vertiginoso, ainda mais que não contam com predadores.

  • Cerro Guanaco: este é o ponto mais alto do Parque Nacional Tierra del Fuego, com 971 metros de altitude. A chegada até o topo é pesada e longa, com cerca de 7 quilômetros a partir do centro de visitantes. Quem superar esta caminhada vai ter como recompensa uma vista espetacular, de onde pode ser observado o Canal de Beagle, a cidade de Ushuaia e toda a cadeia de montanhas ao redor. Normalmente há neve no cume e é muito comum avistar guanacos durante a caminhada.
  • Hito XXIV e Lago Roca: este é o limite internacional entre Chile e Argentina e a divisa passa pelo Lago Roca, separando-o em parte chilena e parte argentina. Uma boa pedida é realizar esta trilha em conjunto com o Cerro Guanaco, pois estão na mesma direção e a caminhada é fácil e plana. Além das trilhas, também é possível andar de caiaque nos lagos e rios.

Como chegar?

Uma das formas mais charmosas – além de famosa e imperdível – de se chegar ao parque é por meio do Trem do Fim do Mundo, também chamado de Trem dos Presidiários, que parte da Estação Del Fin del Mundo, a 8 quilômetros de Ushuaia.

Esta linha férrea levava os prisioneiros do presídio de Ushuaia até o parque para que os presos pudessem cortar madeira para a cidade. A viagem dura 1 hora e compensa por conta das paisagens ao longo do caminho.

Quando ir?

Por conta da localização, independentemente da época do ano em que será a viagem, é preciso estar preparado para suportar baixas temperaturas. Para isso, é preciso levar, além de segunda pele, gorros, bota de trekking, casacos corta-vento, calças e casacos impermeáveis.

Ushuaia conta com uma temperatura média anual de 6 graus. No verão, a média sobe para 10, mas pode atingir 20 graus negativos no inverno, mas por conta dos ventos gelados, as sensações podem ser ainda mais baixas. E quem deseja aproveitar melhor o parque e fazer trekking, a época mais indicada é o verão, já que há mais luz, chegando a 17 horas nos dias mais longos.

Já no inverno, a presença da neve é constante e os lagos estão congelados. Já no outono ou primavera, parte do show fica por conta da vegetação que vai do laranja e a marrom chegando ao verde e às flores, muitas flores.

Seja qual for a estação, Ushuaia e o Parque Nacional da Terra do Fogo guardam encantos imperdíveis para quem aprecia viagens de interação com a natureza.

Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado.

A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.