Desvendando o Japão para os Jogos de 2020

Tempo de leitura: 5 minutos

Em julho de 2020, todos os olhos e as atenções estarão voltados para Tóquio, onde será realizado o maior evento esportivo do planeta. Organizada, cosmopolita e tecnológica, a cidade é a capital do Japão, país de cultura multifacetada, ao mesmo tempo lembrado por sua tecnologia e que preserva tradições milenares.

O Japão é uma nação insular, sua língua, cultura e política foram influenciadas pelo Império Chinês e também por sua natureza geográfica composta por 6.852 ilhas. As quatro maiores ilhas são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. E é em Honshu que ficam as maiores cidades: Tóquio, Yokohama, Osaka, Nagoya, Kobe, Kyoto, Akita, Sendai, Fukushima, Niigata e Hiroshima.

Parte da influência chinesa está na origem do seu nome: “Japão”, que vem do kanji 日本 ou 日本国 e significa ‘origem do sol’, e mais conhecido como “Terra do Sol Nascente”. Os nomes japoneses para a palavra Japão são Nippon e Nihon. Vem com a gente conhecer um pouco mais da encantadora cultura japonesa!

Cerimônia do Chá

Uma das tradições japonesas é a cerimônia do chá, vinda do Taoísmo e Zen Budismo. O chá verde é o favorito, servido em um ritual de preparação da infusão que é sempre realizado com bastante apuro, geralmente após as refeições ou em reuniões.

Casas de chás e até mesmo alguns hotéis realizam a cerimônia, apresentam e explicam cada gesto de seu ritual. Segundo os mestres desta tradição, mais do que saborear o chá, a cerimônia leva ao estado de tranquilidade e convida o praticante a experimentar momentos de paz.

Outra bebida também bastante consumida é o saquê, um saboroso fermentado de arroz branco, servido para acompanhar várias refeições.

Gastronomia japonesa

Tal é o apuro e cuidado com que é realizada, uma parte da culinária japonesa tem status de arte devido aos ingredientes e apresentação, e foi considerada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela UNESCO.

O arroz, aliás, é um destaque. É o alimento base de pelo menos dois mil pratos, e que pode ser consumido de várias formas. Para além do sushi, uma mistura de peixe e arroz envolvido em uma capa de alga – bastante conhecido no Brasil e no Mundo -, os restaurantes oferecem uma infinidade de opções sempre muito convidativas e que merecem ser provadas.

Religião

A crença dos japoneses é marcada pelo sincretismo religioso, com raízes no xintoísmo e budismo, mas aberta a outras manifestações. A religião é considerada um modo de vida, com códigos de conduta moral bastante arraigados nos valores sociais e culturais do país. Os rituais de vida (nascimento, casamento e aniversário) e morte (funerais) são parte comum da vida no Japão.

Em meio a cidades completamente contemporâneas, o Japão preserva templos de uma arquitetura exuberante e que não deixam o passado do país se apagar. Vale muito a pena visitá-los.

Esportes

As artes marciais são importantes elementos da cultura japonesa. Dentre eles destacam-se sumô, judô, karatê e aikidô, que são os mais tradicionais.

O sumô por exemplo, é considerado um esporte nacional, sendo praticado há pelo menos 1,5 mil anos. Mas há espaços também para a prática do badminton e o basebol.

O futebol cresceu muito no país nos últimos anos, inclusive, com a ajuda de brasileiros. Zico é a maior das estrelas brasileiras que contribuiu para essa ascensão do esporte no Japão é promoveu uma grande simpatia dos japoneses por brasileiros, o que torna a viagem ao país ainda mais acolhedora.

Artes

A pintura japonesa tem uma grande variedade de gêneros e estilos, destaque para as gravuras e as técnicas de estamparia. Além da pintura, a escrita também é uma forma de arte para os japoneses.

O Japão possui um estilo único de artes, com destaque para ikebana, origami e ukiyo-e, além de técnicas artesanais, com bonecas, objetos lacados e cerâmica. Os espetáculos de dança são únicos, marcados pelo kabuki, noh, raku-go, Uosakoi e Bunraku; na música sobressaem o Sankyoku, Joruri e Taiko.

A cidade oferece uma agenda cultural intensa e que merece ser consultada. Uma breve lista de museus que merecem uma visita inclui nomes como:

● Museu Nacional de Ciência do Japão

● Museu Nacional de Ciência e Inovação (Miraikan)

● Museu Nacional de Arte Ocidental

● Museu Nacional de Tóquio

● Ghibli Museum (museu dedicado ao Studio Ghibli de animação japonesa)

O país é, também, um dos maiores exportadores de sua cultura para outros lugares do mundo, com animes, mangás, filmes e cultura pop japonesa, envolvendo literatura e música.

Video Games

Embora seja uma forma de arte, muitos não consideram assim. A indústria dos videogames no Japão é muito forte, faz parte do mercado de entretenimento eletroeletrônico e tem altos faturamentos a cada ano.

Algumas empresas são destaque neste cenário, e não apenas no Japão. A Nintendo, por exemplo, dona dos atuais consoles Wii U e New 3DS, fez a cabeça de gerações de pessoas com jogos do Mario Bros, Zelda e Pokemon.

Popular mundialmente, a Sony, além de diversos eletroeletrônicos, ganha fama master pelo seu Playstation.

Apesar de estar fora do mercado de jogos domésticos, a Sega é uma empresa tradicional japonesa que teve grande parcela em seu segmento há alguns anos por conta de seu inesquecível personagem Sonic.

Enfim, no próximo ano, quando a capital Tóquio sediará o maior evento esportivo do planeta, o Japão ganhará ainda mais visibilidade, e agora você conhece um pouco mais sobre sua cultura e tradição milenar. A Ambiental marcará presença como subdistribuidora oficial de ingressos para os Jogos de 2020.

Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado.

A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.