Dicas para uma viagem surpreendente de Réveillon

Tempo de leitura: 5 minutos

Passada a celebração do Natal, e para aproveitar as folgas prolongadas ou férias coletivas das empresas, o Réveillon é, para muita gente, a época predileta em que muitos aproveitam para descansar e conhecer lugares diferentes ou aquele destino que a gente sempre sonhou.

Viajar é uma maneira de iniciar o ano novo da melhor forma possível, junto da família ou amigos e assim, carregar as energias para um novo ciclo cheio de felicidades e conquistas.

Para que essa viagem seja positiva é preciso levar em consideração que este é um período de alta temporada, o que costuma impactar nos valores de diárias e passagens aéreas; sem contar nos lugares mais cheios, trânsito mais intenso e longas filas de espera.

Mas, nenhum desses fatores deve ser um impeditivo para que a tão merecida viagem seja adiada. Ao contrário, com algumas dicas simples, é possível aproveitar ao máximo a pausa de final de ano.

Se organize com antecedência

Um planejamento antecipado é imprescindível. Desta forma, é possível pesquisar tudo com calma e não há o risco de perder possíveis promoções. Planejar antes possibilita ainda a chance de conhecer algum atrativo por conta do grande volume de visitantes nos pontos turísticos mais concorridos, sem enfrentar filas ou superlotação.

Verifique os destinos, roteiros, datas, valores e formas de pagamento para definir as possibilidades de acordo com seu perfil de viajante.

O ideal é começar o planejamento com pelo menos, três meses de antecedência, dependendo do destino escolhido. No caso de uma viagem internacional, quatro meses de antecedência são ideais para comprar de forma facilitada as passagens e reservar hospedagens e passeios.

Além disso, a antecedência permite que a programação tenha outros benefícios, como:

Economia: o planejamento antecipado pode garantir descontos, promoções e parcelamentos. A compra de passagens em cima da hora pode fazer com que os custos tenham um valor mais alto.

Destinos alternativos: que tal considerar outros destinos, além daqueles mais populares? Isso pode ser surpreendente! Além de valores mais acessíveis, outra vantagem está em conseguir hospedagem e reserva de passeios sem fila de espera, desfrutando tudo com muito mais tranquilidade.

Preparação para o clima: o lugar escolhido é um paraíso tropical ou uma estação de esqui? É cidade ou um passeio de natureza? Em qualquer um dos casos, é preciso se preparar com roupas adequadas.

Cuidados com a saúde: o planejamento antecipado permitirá, por exemplo, tomar as vacinas exigidas por determinados países, como hepatite, sarampo, meningite e febre amarela e solicitar o certificado internacional de vacinação.

Documentação exigida: somente com planejamento antecipado será possível checar quais os documentos – principalmente no caso de uma viagem internacional – são exigidos na entrada. Verifique a validade do passaporte. Outro ponto fundamental é observar a data de validade da carteira de identidade ou RG. No caso de destinos nacionais, há muitos em que documentos com mais de 10 anos de expedição não são aceitos.

Pesquise sempre

 Dicas para uma viagem surpreendente de Réveillon

Destinos: Defina o perfil de viagem que você deseja fazer: quer um local mais agitado ou mais tranquilo? Um lugar mais frio ou mais quente? Cidade ou natureza?

Por exemplo: O Rio de Janeiro é uma cidade que oferece muito agito, com lindas praias e vida noturna ativa. Com inúmeras opções de hospedagem, restaurantes e bares, no fim do ano, o principal atrativo é a queima de fogos que acontece na virada do ano em Copacabana.

 Dicas para uma viagem surpreendente de Réveillon

Por outro lado, a Chapada dos Veadeiros é o lugar ideal para quem deseja se conectar com a natureza, observar a riquíssima biodiversidade realizando trilhas, nadar em rios ou lagos e tomar reconfortantes banhos de cachoeira. O visitante ainda tem a chance de manter contato e conhecer o estilo de vida das comunidades tradicionais da região.

 Dicas para uma viagem surpreendente de Réveillon

Mesmo estando no verão durante a virada de ano, a Patagônia é uma opção para quem não quer um forte calor e pretende ver paisagens que não são comuns a nós brasileiros.

 Dicas para uma viagem surpreendente de Réveillon

Também é possível encontrar lugares mais calmos, fora do agito das grandes cidades e pontos badalados. Alguns exemplos de destinos, geralmente mais próximos à natureza e com certa calmaria podem ser a Serra do Cipó, o Jalapão e a Praia de Jericoacoara.

Faça uma lista dos pontos turísticos e planeje os passeios: Observe o roteiro que a empresa de viagens oferece e pesquise onde ficam os lugares mais interessantes, como monumentos, museus, praças, parques, teatros, bares, lojas e restaurantes, no caso de grandes cidades e capitais.

 Dicas para uma viagem surpreendente de Réveillon

No caso de destinos praianos, como as cidades do Nordeste brasileiro, ou destinos naturais na América Central como a Guatemala ou a Costa Rica, vale a pena listar as praias, ilhas, trilhas para observação da vida selvagem, cachoeiras, lagos e montanhas.

Com estas dicas, será possível aproveitar seus dias de folga no final do ano, desfrutando ao máximo um Réveillon encantador e cheio de momentos inesquecíveis.

Está pensando em viajar no Réveillon? Não deixe de consultar os pacotes que a Ambiental preparou com diferentes opções para uma virada de ano especial. Conte com nossa experiência de mais de 30 anos no mercado. Nossos guias profissionalizados e nossa equipe de especialistas, vão receber você da melhor forma para que seu novo ano já comece de uma maneira excelente e tenha tudo para seguir assim.