Conheça destinos incríveis para aproveitar o Verão

Tempo de leitura: 8 minutos

O verão está chegando e, com as altas temperaturas, vem a vontade de ficar mais ao ar livre e de estar em lugares com muita água para refrescar. No Brasil, o que não faltam são opções, com muitas praias, lagoas, cachoeiras e piscinas naturais, já que o país tem a maior reserva hidrológica do mundo, com paisagens naturais de tirar o fôlego.

Ainda que seja alta temporada, é possível desfrutar de lugares incríveis, desde que seja feito um planejamento antecipado da viagem. Confira, a seguir, algumas dicas de destinos imperdíveis para desfrutar de muita água neste Verão.

Praias Fluviais

Agitadas ou mais calmas, o Brasil é rico em praias, mas não apenas aquelas banhadas pelo Atlântico. Por conter 15% de toda a água doce do planeta, nosso país também detém um recorde no número de praias fluviais.

Tão lindas quanto as de água salgada, essas praias surgem, como pequenas ilhas, quando as águas dos rios baixam. Exemplo disso é Alter do Chão, destino ainda pouco conhecido, mas que já foi considerado uma das praias fluviais mais belas do Brasil, pelo jornal inglês The Guardian.

Localizado no Pará, mais precisamente na foz do Rio Tapajós, fica distante apenas 38 quilômetros de Santarém, podendo ser acessado por canoa ou caminhadas em pequenas trilhas. As mais famosas ilhas são a Ilha do Amor, também conhecida como “Caribe Amazônico”, lugar agitado com bares e  quiosques com cadeiras de praia para relaxar; e Pindobal que é bastante parecida com a primeira.

Bem próximo à ilha do Amor, fica o Lago Verde que nos períodos de “seca”, fica separado do Rio Tapajós por um banco de areia, formando uma laguna que possibilita mergulhos nos igarapés. Há ainda, a Ponta do Cururu, acessada por barco ou caminhadas a partir da Ilha do Amor. É um local perfeito para a observação dos botos e contemplação do lindo pôr do sol.

Outro exemplo para quem não resiste a um delicioso banho de água doce é o Pantanal, um refúgio ecológico com forte ecoturismo devido à sua riquíssima biodiversidade. Essa região é bastante apreciada e explorada por turistas curiosos de observar espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos em cenários fartos da Floresta Amazônica, Mata Atlântica e outras.

Para visitar é melhor dividi-lo em dois: Pantanal do Norte, região que alaga primeiro, entre fevereiro e março, porém as águas começam a baixar nos próximos dois meses, no máximo, e é quando pode-se percorrer a Transpantaneira, principal estrada local para conhecer lugares como Poconé e Barão de Melgaço, e, para quem curte pesca, desfrutar de Cáceres e Porto Jofre.

 

A outra divisão é o Pantanal do Sul, e seu período de cheias começa em maio, podendo navegar por estradas inundadas pelas águas dos rios, via barco. Porém a partir de julho, até setembro, já é possível trafegar por estradas secas, de carro. Com isso, será possível conhecer regiões de rica natureza como Lampião Aceso, Buraco das Piranhas, Maciço de Urucum e a famosa Curva do Leque, no distrito de Porto da Manga.

Praias de água salgada

Uma dica inusitada de destino é o Delta do Parnaíba, lugar onde o rio encontra o mar, por isso ele une praias de águas salgadas e praias de águas doces. É o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo, ficando atrás apenas do Nilo, no Egito; e do Mekong, no Vietnã. Está localizado entre os estados do Piauí e Maranhão.

 Conheça destinos incríveis para aproveitar o Verão

A região é formada pela subdivisão do rio em cinco pontos diferentes, também chamadas bocas: Tutória, Caju, Carrapato, Canários, Igaraçu. Essas bocas que deram origem a mais de 80 ilhas fluviais recheadas de florestas exuberantes e manguezais, com fauna e flora exóticas, atraem visitantes de todo o mundo.

Jijoca de Jericoacoara, Jericoacoara ou apenas Jeri, como é conhecida, é um pequeno município localizado no extremo norte do Ceará e tem como principal atração, a praia que recebe o mesmo nome.

A região foi descoberta pelos turistas somente a partir de 1985, sendo até então, uma pacata vila de pescadores. Hoje é uma vila badalada e já foi cenário de filmes como o premiado “A ostra e o vento”, além de também ter servido de cenário de novelas.

Para quem não dispensa a prática de esportes radicais, Jeri é um ótimo local para praticar kitesurf e windsurfe. Outras atrações imperdíveis são assistir ao pôr do sol das Dunas, ou ver o sol cair no mar dentro da Pedra Furada, fenômeno que acontece no mês de julho.

O estado da Bahia tem bastante destino diversificado e tem, no quesito praias salgadas, algumas de suas maiores riquezas. Uma das mais paradisíacas são Itacaré e Maraú, lugares perfeitos para desfrutar da tranquilidade com os pés na areia.

 

E caso você queira fazer observação de vida marinha, avistando graciosas baleias a se exibirem aos curiosos, por exemplo, temos Abrolhos, onde, em suas redondezas, também se pode visitar aldeias indígenas pataxós para um contato e vivência especial de seus costumes e tradições.

Cachoeiras

Para quem gosta de lindas cachoeiras, partindo para o interior baiano, este estado possui reservas com outros tipos de beleza natural, como na Chapada Diamantina. Esse é um destino ideal para os aventureiros de plantão, que curtem caminhadas e trilhas para conhecer montanhas, cavernas, riachos e cachoeiras exuberantes.

Dentro do quesito “água para se refrescar no verão”, o encanto fica por conta do belo arco-íris formado pelas águas da Cachoeira da Fumaça. Uma bela queda d’água de quase 400 metros, rodeada de paredões rochosos que formam uma maravilhosa natureza para o Vale do Capão.

Outras opções para observação de águas azuis cristalinas, são as Gruta da Pratinha e Gruta Azul, ambas localizadas dentro da Fazenda Pratinha, um lindo lugar para realizar passeios de bote, mergulhos e snorkeling para impressionante observação da vegetação aquática, formações rochosas e peixes coloridos.

 Conheça destinos incríveis para aproveitar o Verão

Mas, tem muito mais… O Morro do Pai Inácio é um imponente e alto morro, imperdível para observar ao longo do caminho, todo o cenário natural desta Chapada, permitindo maravilhosa vista para outros morros como o Morro do Camelo e o Morro Três Irmãos. Esta trilha leva também para contemplar um dos mais impressionantes pôres do sol brasileiros, visto de cima do monte.

Outro destino rico em cachoeiras está localizado no coração do Brasil, no estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ele é considerado um Patrimônio Natural pela Unesco e reúne impressionante conjunto de rios, cachoeiras, cânions, trilhas e formações geológicas, tudo cercado pela natureza exuberante do nosso cerrado.

Opção para se fazer diversos passeios fora do Parque, seus atrativos se espalham por propriedades particulares localizadas nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e pela vila de São Jorge. É uma região muito visitada por quem aprecia o contato com a natureza, no entanto, para chegar lá, é preciso uma dose de esforço, já que muitas das cachoeiras e poços ficam no fim de longas trilhas.

Mas, a recompensa vale a pena por conta da paisagem incrível. Uma das áreas mais visitadas é o Vale da Lua, localizado em Alto Paraíso de Goiás, que apresenta formações rochosas que formam uma paisagem parecida com a superfície da Lua e ainda brinda os visitantes com piscinas naturais formadas entre grutas e fendas.

 

Outras maravilhas são as cachoeiras de Almécegas I e II, e a Raizama, muito procurada por conta da possibilidade de realizar saltos dos paredões que favorecem também, aos praticantes de rapel. Já a Cachoeira de Santa Bárbara tem uma água que varia entre um azul muito claro e nuances mais profundas. Outros pontos que valem a visita são a Cachoeira do Segredo e o Rio São Miguel.

Esses são apenas alguns dos inúmeros destinos que podem ser aproveitados no verão 2018/2019. Além de diversão, é uma excelente oportunidade para conhecer lugares extraordinários do Brasil.

Antes de viajar, fale com nossos consultores para saber o melhor período para a viagem e dicas importantes. A Ambiental é uma das empresas pioneiras no ecoturismo no Brasil e oferece pacotes com diferentes opções para você aproveitar ao máximo sua viagem. Você vai perder?