História da Amazônia: roteiros para desvendar a região

Tempo de leitura: 3 minutos

Conhecer a história da Amazônia traz ao viajante uma imersão de cultura, natureza e surpresas a todo instante

Para desvendar a história da Amazônia, você precisa entrar em contato com a natureza e com as pessoas locais. Assim terá uma experiência única que justamente tornará cada momento especial.

Os roteiros escolhidos têm nível de desbravador, de desafio e aprendizado para quem deseja conhecer a história da Amazônia.

Imagine-se em meio à floresta… Navegando em rios, passando por trilhas pouco exploradas, provando comidas regionais… Visitando a rotina de moradores com hábitos completamente diferentes dos seus e, por isso mesmo, com tanto para ensinar.

Não tem preço!

Confira os roteiros, escolha o seu e prepare-se para as melhores experiências da sua vida!

Parque Nacional de Anavilhanas

história da Amazônia
Incrível labirinto de águas em meio a um milhão de hectares de selva

O Parque Nacional de Anavilhanas conta com mais de 400 ilhas e é o segundo maior arquipélago fluvial do mundo!

Por lá você terá várias maneiras de aproveitar uma intensa experiência com a natureza e conhecer a história da Amazônia:

Boto-cor-de-rosa:

Conheça estes seres lendários em um passeio de canoa motorizada; aprenda sobre esses mamíferos encantadores e interaja com eles.

Observação de Pássaros:

A região possui mais de 200 espécies de pássaros e a observação pode ser realizada tanto em terra quanto a bordo de embarcações.

Trilhas Aquáticas:

Com guias especializados, faça trilhas em canoas e aprenda curiosidades sobre as florestas do Parque Nacional de Anavilhanas.

Passeios de Barco:

Esse é o momento para você desfrutar da história da Amazônia por meio de suas paisagens, sentir o ambiente e navegar entre as ilhas. Claro que um passeio agradável pelo Rio Negro não pode faltar!

Importante área de proteção ambiental, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o arquipélago fluvial de Anavilhanas e suas florestas em um turismo sustentável, educativo e cheio de desafios.

Encontro das Águas: Rio Negro e Rio Solimões

história da Amazônia
Navegação fluvial na Amazônia

Para conhecer a história da Amazônia, vale trocar os livros sobre o fenômeno natural do Encontro das Águas pela experiência real de presenciar os Rios Negro e Solimões se encontrarem e não se misturarem.

Esse fenômeno ocorre pela diferença de temperatura, densidade e velocidade das águas dos rios:

  • O Rio Negro (águas escuras) possui temperatura de 28º C e águas com velocidade de 2 Km por hora;
  • O Rio Solimões (água barrenta) tem uma temperatura de 22º C e velocidade mais rápida, de 6 km por hora.

Por 6 Km, os rios fluem invencíveis até finalmente se unirem e formarem o Rio Amazonas. Faça esse passeio de barco e descubra detalhes das origens dos dois rios que formam o Encontro das Águas!

Guia pela Floresta

Muito além de ser apenas uma caminhada, esse é um verdadeiro aprendizado sobre os tipos de plantas que formam a história da Amazônia: flores exóticas, plantas medicinais e espécies de árvores diversas.

Entre os muitos conhecimentos compartilhados, você aprende com os guias como reconhecer frutas comestíveis e até onde encontrá-las!

Cultura Local

Conheça famílias ribeirinhas e aprenda sua forma de viver, costumes, preparo de comidas típicas e tenha uma rica compreensão da história da Amazônia. É enriquecedor saber como é a vida em uma região diferente da sua.

Você, sem dúvida, voltará para casa com a bagagem muito mais cheia de conhecimentos e experiências inestimáveis.

Com esse roteiros imperdíveis, conhecer a história da Amazônia como uma forma de estudar, se desafiar e passear é o melhor presente que você poderia proporcionar! Tanto para ir com a família e amigos, ou com a própria companhia.