Conheça 5 destinos onde se passaram novelas de sucesso

Tempo de leitura: 9 minutos

Inspire-se para quem sabe escolher sua próxima aventura.

Novelas com locações paradisíacas são um presente para os olhos de quem assiste. As imagens quase cinematográficas nos fazem sentir vontade de arrumar as malas e partir para desbravar aquelas paisagens vistas pela televisão, não é?

Foi pensando nisso que separamos cinco destinos mostrados em novelas para você incluir na sua lista de viagens-desejo, se programar e relembrar as histórias e lugares deslumbrantes que a TV já mostrou.

Passado o período das novelas, esses destinos seguem sendo lindíssimos e, muitas vezes, a visitação fica ainda mais prazerosa já que ficam menos em evidência.

Confira:

Pantanal – Novela “Pantanal”

Considerada uma das quatro melhores novelas brasileiras, “Pantanal”, exibida pela extinta TV Manchete entre março e dezembro de 1990, apresentou, além de personagens icônicos – como Juma Marruá, José Leôncio, Joventino e Tenório –, as belezas dessa região que são um deleite para os amantes do ecoturismo.

O pantanal é considerado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera que contém o Parque Nacional do Pantanal. A maior planície alagável do mundo possui cerca de 210 mil quilômetros quadrados que abrigam 650 espécies de aves, 250 de peixes, 80 de mamíferos e 50 de répteis.

Atualmente, tem sido um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil e do mundo. A principal característica da região é sua dependência das águas que são regidas pelas cheias e pelas secas, que movimentam a vida na região.

As cheias são fruto das intensas chuvas nas cabeceiras dos rios Paraguai, Taquari, Cuiabá, São Lourenço, Miranda, Aquidauana, Negro, entre outros. No entanto, o Rio Paraguai é o único escoadouro e, por conta disso, a planície fica alagada por aproximadamente seis meses. Normalmente, as chuvas começam em novembro, intensificando-se nos meses de dezembro a fevereiro.

Confira os pacotes que a Ambiental desenhou para você conhecer o Pantanal.

 

Chapada Diamantina – “Pedra sobre Pedra”

 Conheça 5 destinos onde se passaram novelas de sucesso

Um amor mal resolvido, disfarçado de ódio e temperado com a disputa política entre Leonardo Pontes e Pilar Batista que, mais tarde, viram este sentimento (re)nascer entre seus filhos, Leonardo e Marina; as conquistas de Jorge Tadeu e a relação fantasiosa que Sérgio Cabeleira mantinha com a lua cheia…

Tudo isso aconteceu em “Pedra sobre Pedra”, novela exibida pela TV Globo entre janeiro e agosto de 1992. A trama se passava na fictícia Resplendor, localizada no sertão nordestino, mas foi inspirada em
histórias do cotidiano de Lençóis, na Chapada Diamantina.

Durante o século XX a cidade foi a maior exportadora de diamantes do mundo e, hoje, é considerada a capital da Chapada, com uma excelente infraestrutura para o turismo e ruas cheias de lojinhas charmosas e restaurantes que oferecem excelente gastronomia.

Já nos primeiros capítulos da novela, as tomadas aéreas mostravam a beleza da região, que possui mais de 1,5 mil quilômetros quadrados de área. Ali, há de tudo um pouco: trilhas em meio à vistosa vegetação da Mata Atlântica que levam a cachoeiras impressionantes; imensos platôs de pedra da Serra do Espinhaço, de onde é possível avistar em 360 graus até onde os olhos permitem, são algumas das atrações que fazem deste lugar um pedaço do paraíso, um oásis em meio ao sertão nordestino.

Entre as principais atrações da região está o cartão-postal da Chapada e maior cachoeira do país, a da Fumaça, com 340 metros de altura. Para se chegar até o topo, onde existe um mirante de pedra, são necessárias duas horas de caminhada por trilhas de 6 quilômetros de extensão e dois níveis diferentes de dificuldade. Já para avistar a queda da parte de baixo, a duração do passeio de três dias requer guia especializado.

Outro ponto imperdível é o Morro do Pai Inácio que tem como seu principal atrativo o pôr do sol e suas incríveis nuances de luz. Ali, não se esqueça de fotografar a linda pedra no formato de coração. A visita aos Poços Azul e Encantado (onde, em determinados períodos do ano, os raios solares entram pelas frestas e formam belos fachos de luz azul) é imperdível.

No Poço Azul é possível nadar, mas os fachos luminosos só ocorrem entre fevereiro e outubro entre às 12h30 e 14h. Já a visita ao Poço Encantado é apenas contemplativa, já que não é permitido nem chegar próximo à beira. E para ver o espetáculo de luz, é preciso visitar o lugar de abril a setembro entre às 10h e 13h30.

Confira os pacotes que a Ambiental preparou para a Chapada Diamantina.

Lençóis Maranhenses – “Da Cor do Pecado”

 Conheça 5 destinos onde se passaram novelas de sucesso

Exibida em 2004, pela TV Globo, no horário das 19h, “Da cor do pecado” mostrava o amor de Preta e Paco e se passava, em parte, em São Luís (MA), Alcântara, Barreirinhas e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. No período da novela, uma manifestação cultural muito bonita e que pode ser encontrada na região, o Tambor de Crioula, tornou-se muito famoso.

Distribuído em 1,56 mil quilômetros quadrados, entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, o Parque foi criado em 1981 e fica na costa oriental do estado, a 2 graus a sul do Equador, o que faz com que as temperaturas ali fiquem entre 22 e 37 graus o ano inteiro.

Por ser formado por inúmeras lagoas alimentadas pela água da chuva, a época mais indicada para aproveitar ao máximo o passeio é logo depois das chuvas, que vão de janeiro a maio, já que na seca, entre outubro e fevereiro, as lagoas tendem a ficar com os níveis de água muito baixos.

A chegada mais fácil é pelo município de Barreirinhas, distante 250 quilômetros de São Luís e três horas de viagem pela Translitorânea. A entrada é gratuita e o acesso é feito por veículos conhecidos como “jardineiras”, caminhonetes adaptadas para levar passageiros na carroceria.

As lagoas mais famosas são Azul e Bonita. Para conhecer todas as atrações sem perder um dia, uma boa pedida é a hospedagem de cinco a sete dias, de preferência em Barreirinhas ou Santo Amaro, municípios com mais infraestrutura turística, e, de lá, partir para as aventuras.

Confira os pacotes que a Ambiental preparou para Lençóis Maranhenses.

Xingó – “Entre irmãs”

 Conheça 5 destinos onde se passaram novelas de sucesso

Entre os dias 2 e 5 de janeiro de 2018, a TV Globo exibiu a minissérie “Entre irmãs”, originalmente produzida como longa metragem para os cinemas pelo diretor, Breno Silveira. O enredo é baseado no livro “A costureira e o cangaceiro”, de Frances de Pontes Peebles e retrata a história de duas irmãs que viveram na década de 30, época áurea do cangaço.

As filmagens do sertão aconteceram no interior de Alagoas, principalmente na cidade de Piranhas (AL), às margens do trecho navegável do Rio São Francisco e um dos pontos de partida para a realização de passeios ao Cânion de Xingó, localizado no São Francisco, na parte onde o rio divide Alagoas e Sergipe.

Considerado um santuário, esta região turística só começou a ser desbravada a partir da construção da Hidrelétrica de Xingó, finalizada em 1997.

O quinto maior cânion navegável do mundo é considerado uma viagem-desejo por turistas brasileiros e estrangeiros. O passeio acontece a partir da barragem. O catamarã sobe o Rio São Francisco no sentido oposto à corrente por cerca de 18 quilômetros até chegar às paredes de rocha que formam o cânion no chamado “paraíso talhado”, onde é possível vivenciar a parte mais incrível do passeio: a parada no Porto de Brogodó, uma espécie de deck flutuante de onde é possível fazer passeios de caiaques para conhecer mais de perto as grutas e os paredões e, claro, nadar na convidativa água azul esverdeada do rio.

Ao longo do passeio, observe as inúmeras imagens de São Francisco, padroeiro do rio, gentilmente inseridas na natureza, onde muitas vezes, é preciso um olhar mais acurado para encontrar as estátuas.

Jalapão – “O outro lado do Paraíso”

 Conheça 5 destinos onde se passaram novelas de sucesso

Localizado no estado do Tocantins, a beleza natural do Jalapão serviu de cenário para os romances da novela “O outro lado do Paraíso”, exibida pela TV Globo, entre outubro de 2017 e maio de 2018, no horário das 21h.

A trama principal mostrou todo o sofrimento passado pela protagonista, Clara e sua volta triunfal em que se vingou de todos os seus algozes. Muitas de suas locações mostravam as belezas naturais do Jalapão que tem como suas principais atrações localizadas próximas às cidades de Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins.

Ali, a região permanece praticamente intocada e conserva uma beleza estonteante onde se vê cachoeiras, como a da Velha, a maior e mais famosa, com 100 metros de largura e 15 de altura, mas não aberta para banhos.

No entanto, bem perto dali está a Prainha do Rio Novo, considerado um dos mais puros do mundo. Nos fervedouros – que são outra atração à parte – a água brota do chão com tamanha força que impede os banhistas de afundarem. Um dos mais bonitos é o do Rio do Sono, junto com o da Bela.

Não deixe de visitar o Mirante do Espírito Santo para ver o sol nascer ou se por. Outro lugar onde é possível apreciar o poente é na Pedra Furada, distante 30 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, onde a ação do vento e da água esculpiu um buraco na pedra que se torna uma moldura natural para apreciar o sol ir embora.

Confira todos os pacotes que a Ambiental tem disponíveis para o Jalapão.

Ver as imagens maravilhosas destes destinos pela tela já é um encanto para os olhos, mas nada se compara a estar nesses locais pessoalmente, curtindo o clima e se encantando, construindo nossa própria história!