Museu da Natureza é a mais nova atração da região do Parque Nacional da Serra da Capivara

Tempo de leitura: 3 minutos

O Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no interior do Estado do Piauí, é uma atração das mais fascinantes para viajantes em busca de muito conhecimento, cultura e uma imersão na História da Humanidade.

serra da capivara o que fazer

Seu imenso acervo de pinturas rupestres e outros vestígios da presença humana na América mostram que nossos ancestrais já estavam por aqui há mais de 50 mil anos e nos ajudam a fazer um mergulho em seus hábitos e nos modos de vida.

Agora, o que já era excelente ficou ainda melhor.

Com inauguração marcada para o dia 18 de dezembro, o Museu da Natureza leva o visitante a uma viagem fantástica pela história da natureza desde a origem do sistema solar até os dias atuais. Tudo isso com muita tecnologia e interatividade.

Dividido em 12 salas, cada uma abordando um período diferente da formação de nosso planeta, o Museu da Natureza traz representações da formação e desenvolvimento da vida na Terra, os momentos de avanço e de recuo do mar sobre os atuais continentes, o surgimento da vida fora da água, os ciclos de aquecimento e resfriamento terrestre, o período de existência dos Dinossauros, de animais da megafauna, o surgimento da espécie humana e muito mais.

Visitando o Museu, descobrimos que a região da Serra da Capivara já foi fundo de mar e que, onde hoje é região árida da caatinga, já foi, há 9 mil anos atrás, um encontro de Mata Atlântica com a Floresta Amazônica que permitiu a presença de nossos antepassados em condições muito boas de vida. E eles não estavam sozinhos… ao seu lado, estavam espécies diversas de animais e vegetação já extintos como preguiças gigantes, lhamas, ursos, mastodontes. Esses animais emigraram para o Sul da América e sobreviveram na região da Serra da Capivara e arredores até por volta de 10 mil anos atrás. Uma atração que vai encantar frequentadores é que esses animais foram modelados pela primeira vez, especialmente para o museu (veja algumas imagens abaixo).

 

Fósseis de animais encontrados na Serra da Capivara estarão dispostos em uma vitrine, Imagens de dinossauros que viveram na região são criadas por computação gráfica tridimensional e são projetadas.

Imagens aéreas feitas com Drones conduzem o visitante por um passeio virtual pelos cânions, boqueirões, cavernas e pela flora do parque. A experiência pode ser feita com óculos de realidade virtual, simulando um voo em asa delta (imagem acima).

A espécie humana e o clima

Toda a visita ao Museu mostra como o clima é fundamental para a vida na Terra. A cada resfriamento, aquecimento do planeta, ou eventos como queda de asteroides, temos uma mudança nas condições para a existência das espécies e, com isso, a extinção de muitas e o surgimento de outras.

Segundo Marcello Dantas, curador do Museu da Natureza, “a proposta é trazer para o debate o fato de estarmos vivendo uma nova mudança climática em que, pela primeira vez na história de nosso planeta, a ação de uma só espécie tem impacto global nessa relação. Os níveis de gás carbônico emitidos pela humanidade – resultado de queimadas, desflorestamento e atividade industrial, entre outros – têm contribuído drasticamente para o aquecimento do planeta”.

O Museu da Natureza será um convite para repensarmos nossa presença neste planeta que é nossa casa e para adotarmos modos mais harmônicos e responsáveis de vivermos nele.

 

Com o Museu, o público atraído pelo Parque Nacional da Serra da Capivara vai aproveitar ainda mais a viagem e terá mais um excelente motivo para visitar o local.