Peabiru: A trilha indígena que ligava o litoral brasileiro a Cusco, no Peru

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você gosta de trilha e de cultura indígena, vai gostar de saber que muito antes da chegada dos europeus à América, uma trilha usada por povos originários ligava o litoral do Brasil até o Peru: O Caminho do Peabiru.

Com mais de 3 mil quilômetros (1200 deles no Brasil), essa trilha ligava Cusco, no Peru, até São Vicente, litoral de São Paulo.

Suas ramificações a levavam até Cananéia (interior de São Paulo) e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. De seu ponto final em Cusco, a trilha ainda ramificava para o litoral do Oceano Pacífico, fazendo com que ela ligasse os dois Oceanos.

Além do interior do Brasil, a Peabiru passava por territórios que hoje são Paraguai, Argentina, Bolívia (região de Potosí) e Peru.

A versão mais comum diz que, Peabiru significa “caminho de gramado amassado” – (“pea” = caminho e “abiru” = gramado amassado), em língua tupi.

Como era a trilha?

Para manter a via de 1,40m de largura longe das erosões, os indígenas semeavam o trecho com três tipos diferentes de gramináceas para que o trecho se mantivesse sempre em condições de uso, evitando o crescimento de árvores e ervas invasoras e contribuindo para que a picada não desaparecesse com o tempo.

Em seus trechos mais complicados, a rota chegou a ser encoberta com pedras. Em outras partes havia sinalização demarcada por inscrições rupestres, símbolos e mapas de origem indígena.

A chegada dos europeus

Com a chegada dos europeus, a trilha deixou de ser uma facilitadora do trânsito e da comunicação de Guaranis pelo território e virou palco de expedições para colonização e exploração por portugueses e espanhóis.

Nesse momento, aparecem as documentações sobre o caminho. Em 1542, por exemplo, o espanhol Alvar Núñez Cabeza de Vaca embrenhou-se por um desses caminhos da mata e acabou por descobrir as cataratas do Iguaçu.

#PartiuPeabiru ?

Hoje restam poucos vestígios da trilha. Quem sabe um dia, a Peabiru não se torna uma imensa trilha turística. E aí? Toparia essa aventura?

Fontes desse texto:

https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/caminho-do-peabiru-2/

https://pedradoindiobotucatu.com.br/2021/07/29/a-historia-do-caminho-do-peabiru/

http://www.blogcaicara.com/2016/08/trilha-do-peabiru-caminho-do-peabiru.html

http://www.blogcaicara.com/2010/04/caminho-do-peabiru-caminhos-do-peabiru.html