Boto Cor de Rosa e as belezas da Amazônia

Tempo de leitura: 5 minutos

Blog Ambiental | Boto cor de rosa e as belezas da Amazônia

Navegar de barco pelo rio Amazonas é uma das experiências mais deslumbrantes que se possa imaginar. Além da beleza da paisagem e das comunidades flutuantes, é possível ver um dos grandes símbolos da Amazônia Brasileira: o boto-cor-de-rosa, mamífero cetáceo que pode ser encontrado nas águas dos rios Amazonas, Solimões e Araguaia, no Brasil.

Você sabia que o boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis) pertence à família Innidaeparente, a mesma das baleias e dos golfinhos?

Ele é o animal de maior porte da família a viver em rios: os machos chegam a medir mais de 2 metros e a pesar cerca de 200 kg. Sua coloração rosada é marca dos animais adultos, principalmente nos machos. Já os filhotes têm uma coloração acinzentada.

Geralmente, o Boto vive sozinho ou em pequenos grupos (de até quatro animais). Para além da cor rosada, uma das principais características dos botos cor-de-rosa é a inteligência. Sua capacidade cerebral é 40% maior do que a dos seres humanos.

Eles se alimentam de uma variedade de peixes, moluscos, crustáceos, tartarugas e caranguejos. Como as águas do rio Amazonas são normalmente turvas, a natureza achou um jeito para que esses animais pudessem caçar seu alimento de maneira mais eficaz: emitindo variados sons para reconhecer objetos e animais.

Recentemente, cientistas brasileiros descobriram que eles se comunicam de forma complexa, podendo emitir mais de 230 sons diferentes, cada um com um significado – uma prova cabal de sua inteligência privilegiada.

Para entender a linguagem dos botos, os cientistas fizeram uma minuciosa pesquisa com animais que vivem livres na natureza, identificando e acompanhando cada um com microfones subaquáticos. Depois eles relacionaram o som emitido ao contexto em que os botos se encontravam.

Além do Brasil, o boto cor-de-rosa pode ser encontrado em países como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela. Atualmente, existem cerca de 13 mil botos nessas regiões.

Lenda

Blog Ambiental | Boto cor de rosa e as belezas da Amazônia

O boto cor-de-rosa prefere viver solitário, normalmente procura companhia apenas na época da reprodução. Para chamar a atenção das fêmeas, eles são capazes de saltar completamente fora d’água, rodopiando e balançando gravetos no bico.

Essa característica de ser um verdadeiro “conquistador” deu origem na região amazônica, à famosa lenda do boto, que é conhecida até hoje pela população local. De acordo com a crença popular, o boto, especialmente nas noites de festa e de lua cheia, sai da água e se transforma num belo e elegante jovem moço, que usa terno branco e um chapéu, para esconder o respirador, fundamental para a sobrevivência do animal.

Essa figura da lenda normalmente é retratada como sendo um bom dançarino (fazendo menção aos rodopios dos botos verdadeiros) e tendo um cigarro na boca – aludindo aos galhos que os botos usam para chamar a atenção na época do acasalamento. Assim, o boto da lenda atrai as jovens solteiras e as leva para o fundo do rio. Lá, engravida as moças.

Onde ver o boto cor-de-rosa e outras maravilhas do Amazonas

Blog Ambiental | Boto cor de rosa e as belezas da Amazônia

Por ser tão importante na cultura local, é quase obrigatório ver de perto esses animais quando o destino da viagem é a Amazônia. O boto cor-de-rosa pode ser avistado em um dos passeios de barco até a Praia da Orla de Novo Airão, no Recanto dos Botos. Lá, esses animais vivem livremente. Na visita, o turista pode saber mais sobre a vida e os hábitos desse mamífero, além de mergulhar na região.

Outro passeio imperdível é ver o Encontro das Águas, um incrível fenômeno da natureza: as águas barrentas do Rio Solimões e as águas escuras do Rio Negro se encontram e percorrem, lado a lado, um trecho de seis quilômetros de extensão, mas não chegam a se misturar nunca.

Outras Atrações

Blog Ambiental | Boto cor de rosa e as belezas da Amazônia
Parque Nacional de Anavilhanas – Foto retirada do site: https://bit.ly/2QZYuQ5

O Parque Nacional de Anavilhanas, um local privilegiado para conhecer o boto cor-de-rosa, é também onde se pode curtir muitas outras atrações, estando imenso na exuberante fauna e flora do Amazonas. Lá, é possível fazer passeios e trilhas aquáticas e terrestres, escalar árvores, fazer voos panorâmicos e atividades náuticas diversas, como canoagem, Stand Up Paddle (SUP) e wakeboard, entre outros.

Mas, mesmo quem prefere uma viagem mais tranquila e sem tanta aventura terá muito o que fazer por ali: a observação da natureza exuberante, da fauna e da flora locais já é uma experiência inesquecível, pois a diversidade é magnífica. Na época da seca, as areias brancas emergem e contrastam fortemente com a cor negra da água, criando uma paisagem única.

Qualquer que seja seu tipo preferido de viagem, a Amazônia é um destino que merece ser visitado. Não apenas pelo boto cor-de-rosa, que é um animal ameaçado de extinção e precisa ser preservado, mas pela biodiversidade única, essa região é surpreendente até para o turista mais viajado.

Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado.

A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.

Preparando sua próxima viagem? Entre em contato com a Ambiental.