Relato de viagem: Chapada dos Veadeiros

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje, faremos algo diferente aqui no blog. Ao invés das nossas usuais dicas e fatos interessantes sobre cada destino, vamos conhecer um pouco mais da Chapada dos Veadeiros, pelo olhar uma querida cliente da Ambiental, a Fernanda P. Ricci. Nada melhor do que descobrir sobre um lugar através das palavras de quem viveu a experiência. Veja só:

Foto: Fernanda P. Ricci

Quando chegou a hora de planejar minhas férias bateu aquela angústia “para onde ir?”. São tantas possibilidades que eu não sabia por onde começar a escolher. Então falei com uma amiga (que trabalha com estudo do meio na Ambiental) e ela me disse: “Vá para a Chapada dos Veadeiros, é bom, bonito e barato! Você não vai se arrepender.”


Foto: Corredeiras na Trilha das Cataratas dos Couros

O pacote com saída garantida era tudo o que eu precisava, 8 dias de viagem, programação para todos os dias, o dia todo. A única coisa que eu precisei me preocupar foi fazer a mala e pegar meu voo na hora certa, depois disso, era só aproveitar. Para falar a verdade, nem perguntei muito dos lugares que iríamos visitar, muitos amigos já tinham me falado que lá é lindo, achei que não tinha muito erro, mas não sabia que o que me esperava era melhor do que eu podia imaginar…


Foto: Trilha das Cataratas dos Couros

Os lugares mais lindos foram as trilhas no Parque Nacional e a trilha das Cataratas dos Couros. O Vale da Lua também é muito legal, porque é um ambiente único, diferente de tudo o que eu já vi, e as outras cachoeiras são ótimas para banho.


Foto: Vale da Lua

Quem está acostumado a fazer trilha na Mata Atlântica, quando chega no Cerrado se surpreende. Parece que tem mais cor, mais espaço, sua visão vai mais longe, ao mesmo tempo, cada pequeno detalhe encanta. Dentro do parque, o solo é formado principalmente por rochas de quartzo, o que dá às trilhas um visual diferente; alguns trechos têm grandes rochas, mas outros são formados por pedrinhas brancas ou bege claro, ou até alguns trechos de areia fina. O contraste do solo claro com o verde da vegetação e o azul do céu formam paisagens incríveis, salpicadas por flores coloridas.


Foto: Trilha das Cataratas do Couro

Cada flor é de uma beleza única, em algumas, a beleza está no conjunto, em outras, na delicadeza dos detalhes. Também tem as cachoeiras, é claro! Grandes quedas d’água, pequenas corredeiras, poços fundos, poços rasos, todas as opções possíveis para contemplar com os olhos e com deliciosos banhos. E, como os passeios são planejados com bastante tempo para cada lugar, dá para curtir tudo, cada um no seu ritmo! Enquanto uns param para tirar fotos de cada detalhe, outros vão na frente e tem mais tempo para descansar nas paradas.


Foto: Parque

Nas Cataratas dos Couros, além da trilha ser linda, com visuais incríveis, belas flores e deliciosas cachoeiras; o caminho de carro também é muito bonito. Tirando os trechos de plantação de soja, a estrada de terra que leva até a trilha tem lindas paisagens, e o dia termina com um delicioso almoço caseiro!

Foi uma viagem deliciosa! Lugares lindos, boa comida, guias excelentes e ótimos companheiros de viagem. Tudo o que eu precisava!


Foto: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

As fotos não fazem justiça à realidade (mesmo porque, às vezes, a gente se distrai tanto com a beleza do lugar que nem lembra de tirar foto). Mas vou tentar escolher algumas que possam ilustrar um pouquinho das belezas da chapada.