Frutas nativas e exóticas que você pouco conhece

Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe o que é uma grumixama? E uma pitaya? Conhece a cherimoia? E pequi, sabe o que é? Se falarmos em cupuaçu você já entenderá do que se trata tudo isto, certo? Ou ainda é muito “exótico” pra você?

Todas essas de que falamos são frutas. E você deve estar pensando que são frutas “exóticas”, afinal de contas, a maioria delas, você pode nunca ter visto ou ouvido falar.

Pois bem, vejamos no dicionário o que significa a palavra “exótico”:

➢ Exótico: estrangeiro; que não nasceu no país, ou região, em que habita: vegetação exótica.

Temos por hábito chamar de exótico, algo que pouco conhecemos, e neste caso, das frutas citadas acima, algumas são exóticas, ou seja, vieram de fora do Brasil, e outras são oriundas das terras brasileiras, nativas, embora pouco conhecidas.

A banana, a laranja, a maçã e muitas outras frutas que são mais conhecidas, e são produzidas aqui, não chamamos de exóticas, porém são por terem vindo de outros países.

A laranja é originária da Índia. Já a maçã surgiu na região da Eurásia; a banana veio da Indochina; o mamão, muito apreciado em nosso café da manhã, veio do México; a uva surgiu e passou por diversas partes do globo e depois chegou ao território brasileiro.

E talvez você não saiba que o cacau, fruto presente na Amazônia e muito produzido na região de Ilhéus, próximo às belíssimas praias do sul da Bahia, também veio de fora, da América Central. A partir dele, o delicioso chocolate é feito artesanalmente em fazendas locais. Já falamos sobre essa região e suas delícias aqui em nosso Blog, veja.

Porém, mais do que dizer se as frutas são exóticas ou nativas, o objetivo deste texto é convidar você a conhecer novas frutas e os locais onde podem ser encontradas. Vamos a elas!

Frutas Brasileiras

Mesmo com tantas frutas exóticas à nossa disposição nas feiras e mercados, o Brasil possui uma riquíssima diversidade natural com mais de 300 espécies de árvores frutíferas nativas, um verdadeiro tesouro nacional!

Para seguirmos um pouco mais com água na boca, listamos algumas delas, para que possa através das frutas, experimentar e apreciar a culinária local quando viajar pelo Brasil.

1- Uvaia – De aroma e gosto agradáveis, a uvaia pode ter até 4 vezes mais vitamina C que a laranja. Também conhecida por uvalha e uvaieira, é proveniente da Mata Atlântica que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e partes de São Paulo. Tem uma casca de cor amarelo-ouro aveludada que envolve deliciosa polpa muito utilizada para fazer sucos e sorvetes.

Uvaia
Uvaia

2- Cupuaçu – Essa fruta tem origem na região amazônica, e é muito apreciada no estado do Pará. Belém, Alter do Chão e Ilha de Marajó detêm paisagens belíssimas das praias fluviais e rios, e, imperdível também é desfrutar das delícias derivadas como sorvetes, sucos e doces. É um incrível lugar para visitar no verão brasileiro, veja aqui em nosso Blog.

Cupuaçu
Cupuaçu

3- Açaí – Também originário da amazônia, o açaí é bastante apreciado em toda região Norte do país, e hoje, sua fama é tamanha que ganhou o Brasil todo e boa parte do mundo. Os paraenses misturam sua polpa às refeições, junto ao arroz e o feijão. Já em outros estados como no Rio de Janeiro e São Paulo, misturado ao xarope de guaraná, é degustado mais doce e muitas vezes como suco e geleia.

Açaí
Açaí

4- Guaraná – Também surgiu na região Norte, porém é bastante conhecido pelos refrigerantes que são feitos dele. Pode ser encontrado também na Venezuela e antigamente, era a fruta que a população indígena da região ingeria para adquirir força, já que suas propriedades são estimulantes ao organismo.

Guaraná
Guaraná

5- Pequi – Este fruto pertence à região do Norte de Minas Gerais e Goiás, principalmente. É degustado na culinária regional como um complemento a pratos como: o tradicional arroz com frango, risoto de pequi, molhos, conservas e saladas de pequi. Na região do Vale do Peruaçu, em Minas Gerais, as pessoas se deleitam com essa deliciosa culinária, além das paisagens naturais exuberantes para as cavernas do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu.

Pequi
Pequi

6- Grumixama – Também conhecida como cereja-brasileira, esta fruta é originária da Mata Atlântica, ou seja, pode ser encontrada na costa brasileira entre a Bahia e Santa Catarina. É consumida em polpa para sucos e geleias. 

Grumixama
Grumixama

Outras Frutas Exóticas pouco conhecidas

Listamos mais 4 frutas exóticas e suas respectivas regiões de origem e onde podem ser encontradas no Brasil.

1- Pitaya – De origem na América Central, principalmente no México, a pitaya ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos, sendo bastante produzida na região Nordeste. Dela são feitas geleias, sucos, sorvetes, doces e chás muito saborosos.

Pitaya
Pitaya

2- Cherimoia – Original de regiões altas, é mais encontrada em países da América do Sul como Peru, Bolívia e Colômbia. Poucas regiões no Brasil a produz devido a necessidade de ser cultivada em altas altitudes, podendo ser encontrada na Serra da Mantiqueira no estado de São Paulo.

Cherimoia
Cherimoia – Foto: Tudo Gostoso

3- Lichia – Tem origem no sul da China, porém é bastante produzida no Brasil, principalmente na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. É doce e suculenta, facilmente encontrada em feiras livres e supermercados dessas regiões.

Lichia
Lichia

4- Romã – Tem origem no mediterrâneo e oriente médio, com sabor moderadamente azedo, por isso, também pode aparecer em pratos salgados. No Brasil é cultivada em sua maioria, entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo consumida com doces, sorvetes, chás, saladas, sucos e caldas.

Romã
Romã

Para nossa felicidade, é fácil viajar pelo nosso país e conhecer frutas nativas e exóticas bastante cultivadas aqui. Mesmo as frutas que vieram de fora, conseguem frutificar saudavelmente aqui, por isso se popularizam com facilidade, levando saúde por meio de suas ricas propriedades.

Visitar os mercados municipais das cidades é sempre uma boa pedida para quem quer conhecer novos sabores, ver as cores e formas, como as frutas se desenvolveram na natureza, os pratos típicos da região feitos com elas, os perfumes e outras delícias realizadas com essas frutas que encontramos em nossa super diversidade.

E você? Qual sua fruta nativa ou exótica preferida?

Blog Ambiental Turismo