Destinos perfeitos para conhecermos mais sobre a história da Humanidade

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando criança, na escola, aprendemos através dos livros e professores sobre as histórias do nosso planeta e do nosso passado. As histórias contadas em sala de aula ou pela literatura, despertam o nosso imaginário, geram curiosidades e nos alimentam a alma.

Uma viagem também pode ser uma forma das mais prazerosas para mergulharmos no conhecimento de nossa história, sabermos mais sobre o mundo, presenciando locais onde ocorreram acontecimentos marcantes.

Conhecer pessoalmente atrativos históricos e culturais que antes só havíamos visto nas imagens dos livros, ou ver de perto os locais onde os fatos mais importantes da humanidade aconteceram, é enriquecedor e fascinante.

Tais vivências realizadas por meio de viagens nos torna cidadãos do mundo, ajuda em nosso autoconhecimento e deixa a nossa bagagem sempre cheia de contos e aventuras a compartilhar com outras pessoas.

São muitos os destinos que proporcionam tamanha sabedoria, então, fizemos uma breve lista com marcos importantes da história da humanidade:

#1 – Peru

Destinos perfeitos para conhecermos mais sobre a história da Humanidade

O Peru talvez seja um dos destinos dos mais históricos do mundo e que exala uma riquíssima cultura e espiritualidade herdadas do Império Inca. Tudo ali, manifesta a intrigante narrativa do estilo de vida que levava a civilização incaica.

A começar pelo atrativo mais famoso, a cidadela de Machu Picchu, um santuário valioso para a humanidade onde era uma das residências dessa civilização. Mas, não é só isso. O Vale Sagrado todo está repleto de sítios arqueológicos, que mantém a atmosfera mística de outrora, facilmente visitados: Ollantaytambo, Moray, Pisac, Tambomachay, Sacsayhuaman, Qoricancha, Qenqo e outros.

Na cidade de Trujillo, culturas pré-incas como chimus e mochica construíram a Cidade Chan Chan, a maior cidade feita totalmente de barro do mundo. Na capital, Lima, está o complexo de Huaca Pucllana, a imponente pirâmide de 25 metros de altura em plena cidade.

E em Nazca, estão as misteriosas Linhas de Nazca, algumas bastante conhecidas como: o Colibri, o Candelabro, o Macaco e o Pássaro Gigante.

#2 – Equador

De singular beleza natural, as Ilhas Galápagos, a cerca de mil quilômetros da costa do Equador, é outro santuário de alta relevância histórica e biológica para o nosso planeta. Foi ali que o pesquisador inglês, Charles Darwin, fez sua vasta observação e estudos da vida selvagem abundante e desenvolveu a Teoria da Evolução das Espécies.

E para você entender sobre esta Teoria, estas ilhas têm a Fundação Charles Darwin, um lugar com valiosas coleções de inúmeras espécies da biodiversidade existente em todo o arquipélago.

Na ilha Genoveva, fica a Baía Darwin, onde também será possível observar espécies raras, que vivem apenas ali, como: garças, pinzones, gaivotas, cucuves, fragatas e atobás.

São mais de 50 ilhas de origem vulcânica que abriga cerca de cinco mil espécies raras de animais marinhos, terrestres e aves; e plantas. Devido a isso, o turismo é totalmente voltado para a observação desta rica natureza de tartarugas-gigantes e iguanas-marinhas.

#3 – Brasil

Existem muitas histórias marcantes em nosso país, então vamos apresentar, neste caso, dois destinos históricos:

Piauí – É neste estado brasileiro que se encontra o maior número de registros da presença do ser humano nas Américas. Suas narrativas históricas estão abrigadas no Parque Nacional da Serra da Capivara, com uma concentração de artes rupestres em mais de 1300 sítios arqueológicos em meio à vegetação da Caatinga. Este é um destino que pode ser descrito como um museu a céu aberto, onde há dezenas de milhares de pinturas, algumas delas datadas de mais de 20 mil anos atrás.

Destinos perfeitos para conhecermos mais sobre a história da Humanidade

Além disso, o parque abriga também o Museu do Homem Americano com rico acervo pré-histórico; e o recém inaugurado (18 de dezembro de 2018) Museu da Natureza, um espaço que conta a história da evolução da natureza através de muita tecnologia interativa.

Minas Gerais – As Cidades Históricas de Minas Gerais: Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, Diamantina  e São João del Rei foram palco de acontecimentos como: a Inconfidência Mineira e a exploração dos diamantes por Portugal. Então, hoje, estes municípios são considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, onde abrigam-se propriedades arquitetônicas da época colonial, casarios e igrejas com a representação características do estilo Colonial.

Não deixe de visitar a Casa dos Contos, o Museu do Padre Toledo, o Museu da Inconfidência, o Museu do Aleijadinho e as muitas igrejas que são verdadeiras obras de arte religiosa.

#4 – África do Sul

Destinos perfeitos para conhecermos mais sobre a história da Humanidade

Além de visitar encantadoras praias, points de surfistas do mundo todo como Port Elizabeth e Jeffrey’s Bay; observar característica vida selvagem como os famosos “Big Five” (leopardo, leão, elefante, rinoceronte e hipopótamo) em parques como: Kruger, Madikwe Game Reserve e Pilanesberg, realizando incríveis safaris, a África do Sul tem importantes marcos históricos que fazem parte da sua própria história e do Mundo.

Em Cape Town fica a península do Cabo da Boa Esperança, o ponto mais ao sul do continente africano. Este lugar abriga um parque cheio de vida animal e paisagens naturais belíssimas. Porém, este é o lugar onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram, originando muitas tempestades, e por isso, na época das Grandes Navegações, era o caminho que os navegadores as enfrentavam para chegar às Índias, e depois às Américas.

Outro importante marco histórico, foi o Apartheid, a luta de Nelson Mandela contra a segregação deste país, combatendo para que houvesse uma sociedade mais justa, digna e livre. Então, aproveite para visitar, na cidade de Johannesburgo, o Museu do Apartheid, um espaço que conta toda essa expressiva história.

Aproveite para conhecer todos estes destinos interessantes sobre a história da Humanidade com os roteiros especiais que a Ambiental tem para você.