Suricato – pequeno notável animal africano

Tempo de leitura: 3 minutos

Animal de origem africana, encontrado no Botswana, Namíbia, Angola e África do Sul, os Suricatos passaram a ter fama mundial após serem representados pelo divertido personagem Timão, da dupla Timão & Pumba, no filme “O Rei Leão”.

Na história, esse perspicaz personagem, regado de bom humor, sempre quer se dar bem nas aventuras vividas ao lado de seus parceiros. Muitas vezes, acaba em confusões que, por sorte, terminam muito bem.

Com todo esse carisma, Timão tornou o suricato uma espécie conhecida no mundo todo. E que tal conhecer um pouco mais sobre esses pequenos notáveis?

Sempre ressaltamos que a África é um continente de superlativos, principalmente no que diz respeito à vida selvagem, uma das maiores riquezas do território. Aqui no Blog Ambiental, já falamos sobre alguns representantes de sua fauna, como os famosos Big-Five e também sobre o Grou-coroado, a ave bailarina da savana,

E hoje, falaremos do suricato (ou suricata, ou ainda suricate).

Pertencente à família chamada Herpestidae, os suricatos medem cerca de 30 a 35 centímetros e pesam, aproximadamente, 700 gramas. Têm cauda longa, muito usada como apoio quando ficam em pé e garras fortes e afiadas nas patas, utilizadas para escavar buracos no solo de areia, onde fazem morada.

Características distintas de proteção

Possuem pelagem castanha com listras acinzentadas nas costas, mas essa cor pode ser mais ou menos intensa a depender da região geográfica que moram, pois essa variação ajuda em sua capacidade de camuflagem, uma forma natural de proteção.

Os suricatos são animais carnívoros, se alimentando de artrópodes como aranhas, besouros, gafanhotos, escorpiões, escaravelhos, borboletas, larvas e até algumas espécies de passarinhos pequenos. Mas são presas de aves de rapina, cobras, raposas e hienas, emitindo um som característico de alerta ao seu bando, quando ameaçados.

Como dissemos, sua cauda serve como um terceiro apoio às patas traseiras quando estão em pé, e essa aptidão de se elevar e permanecer nessa posição por bastante tempo, é uma forma de vigilância e proteção contra predadores. Como vivem em bandos de 40 a 50 indivíduos, eles se revezam para vigiar, e assim protegerem sua casa e suas crias.

Acolhimento e procriação

Os suricatos vivem entre 5 e 12 anos, são perspicazes e muito inteligentes. Têm hábitos diurnos, dormindo à noite nos complexos túneis que fazem no subsolo. Esses canais são extremamente complicados, um verdadeiro labirinto só reconhecido por eles mesmos.

Com um ano de idade, atingem a maturidade sexual e podem se reproduzir até quatro vezes por ano, nascendo de três a cinco filhotes por ninhada. Na maioria das vezes, os filhotes nascem nas épocas mais quentes, porém isso não é uma regra uma vez que se reproduzem em qualquer período do ano.

Por viverem em grandes grupos, têm como líderes um casal de macho e fêmea, que são os responsáveis pela maior parte da reprodução e cuidados iniciais com as crias. Após os primeiros dias, a proteção com os filhotes é redobrada, havendo aquele revezamento da vigilância conforme dito acima.

Ao contemplar as savanas da África, é possível que você aviste alguns suricatos, sempre antenados com o que acontece ao seu redor, olhando para todos os lados.

Essa será uma experiência singular que você poderá viver com ajuda da Ambiental Turismo, assim que pudermos voltar a viajar. Somos especialistas em viagens onde a protagonista é a natureza!