Lodges ampliam o contato do viajante com a natureza unindo sustentabilidade e conforto

Tempo de leitura: 7 minutos

Pessoas que gostam de natureza, quando viajam buscam ter o maior contato possível com o meio ambiente. Entendendo essa necessidade, já existem hoje muitos tipos de hospedagens que permitem uma experiência muito próxima com a vegetação e com os animais típicos de diversos destinos.

Dependendo do tipo de viagem ou roteiro escolhido, se hospedar em lodges, faz total diferença na vivência local. Pode-se dizer que é um tipo de hospedagem privilegiada pelo contato direto com a natureza, unida ao conforto e serviços que um requintado hotel oferece.

Projetados para estar no meio ambiente, têm maior predisposição à sustentabilidade, buscando preservar e cuidar da região em que está. Desde a forma como são construídos até os serviços e passeios, no geral tudo é pensado na conservação do seu entorno natural.

Em uma dessas hospedagens é possível, por exemplo, tomar café da manhã observando um elefante beber água em uma lagoa, se você for para as savanas africanas.

Listamos alguns desses locais que incluímos em nossos roteiros para você saber um pouco mais sobre essa opção que vem ganhando o gosto de muitos viajantes.

Lodges na África

A maioria dos passeios quando se visita a África são realizados dentro dos grandes parques nacionais, e as hospedagens proporcionam uma vivência plena da vida selvagem que ali existe. A presença dos animais é praticamente constante e é aí que se pode ter a experiência de fazer o desjejum pela manhã, contemplando algum dos Big Five.

Nos roteiros é possível se hospedar em lodges super interessantes como:

  • Camp Okavango
Legenda: Foto retirada do site: https://www.go2africa.com/

Este confortável e luxuoso lodge fica em Botswana, mais precisamente no Delta do Okavango. Oferece ambientes diferenciados, além dos chalés (suítes): lounge, bar, biblioteca, restaurante, deck com piscina e salas diversas. Os passeios que ele oferece: safaris a pé, passeios de mokoro (canoa) ou de lancha sobre as águas do delta, observação de caça, caminhadas por entre matas com oportunidade de ver animais terrestres, aquáticos e aves locais.

  • Mara Sopa Lodge 
Legenda: Foto retirada do site: https://www.sopalodges.com/

Este foi um dos primeiros lodges da Reserva de Maasai Mara, no Quênia. Na verdade, hoje, é uma rede hoteleira com unidades de lodges tanto no Quênia como na Tanzânia. As suítes são como casas tradicionais africanas, em formato redondo e telhado cônico, mais lembram uma cabana. Ainda tem sala de conferências, piscina, sala de jantar, bar, lounge, restaurante, lojas e sala de TV. Passeios e atrativos oferecidos: observação de aves, passeios na natureza, safaris de balão de ar quente e sala com jogos de tabuleiro.

  • Engagi Lodge
Legenda: Foto retirada do site: https://assets.sunsafaris.com/

Localizado no Parque Nacional Bwindi, em Uganda, este lodge tem ampla visão para a bela floresta Bwindi. Ainda tem bar, sala de estar e de jantar; todos os chalés são bastante espaçosos e com varanda privativa de onde o hóspede pode desfrutar de um exclusivo café da manhã ou chá da tarde ao ar livre, com vista para a floresta. O lodge oferece energia solar e água quente por caldeiras à lenhas ecológicas.

  • Singita Lodge
Legenda: Foto retirada do site: https://assets.sunsafaris.com/

Esse grupo de lodges tem em diversos países da África, por isso oferece grande cartela de opções de destinos para um turista escolher visitar, desfrutando da excelente hospitalidade do Singita. Todos os lodges desse grupo se preocupam com o ecossistema em que se encontram e detém políticas de sustentabilidade, tudo isso com muito conforto, luxo e elegância. Com amplas suítes e casas de campo com decoração requintada em estilo africano, inclusive com dossel nas camas. No geral, têm decks ao ar livre com vista para lindíssima paisagem natural, piscinas, bares e restaurantes com iguarias africanas.

  • &Beyond Lodge
Legenda: Foto retirada do site: https://www.andbeyond.com/ 

Também é um grupo de hospedagens luxuosas em meio à natureza vibrante. Têm suítes, chalés e casas maiores para grandes famílias com um estilo rústico. Além dos safaris de jipe, oferecem safaris a pé com guias e passeios de barco pelos rios.

Lodges no Amazonas

O Estado do Amazonas tem vastos atrativos naturais, com lodges super confortáveis, sustentáveis e com total contato com o meio ambiente. As viagens são desenhadas especialmente para conhecer toda a região amazônica e sua magnífica biodiversidade em roteiros que contemplam passeios fluviais, caminhadas na selva, passeios noturnos selvagens, observação do Encontro das Águas e outros.

Vejam alguns lodges:

  • Uacari Lodge
Legenda: Foto de Edu Coelho

Este lodge tem estrutura física toda sustentável, com telhas ecológicas feitas de plástico reciclado de garrafas pet, utiliza energia solar e faz captação de águas das chuvas. Todos os ambientes são flutuantes, possui uma casa central com deck, área de descanso com vista para a paisagem natural, cozinha, restaurante, bar, sala de TV e biblioteca. É um lodge de referência em práticas de Turismo de Base Comunitária, ajudando o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá com benefícios sociais para as comunidades locais.

  • Anavilhanas Jungle Lodge
Legenda: Foto retirada do site: https://www.anavilhanaslodge.com/

Este pequeno mas exclusivo lodge fica em meio à selva amazônica, de frente para o Parque Nacional de Anavilhanas, às margens do Rio Negro. Luxo e conforto não faltam em seus chalés e bangalôs, oferecendo ainda gastronomia típica da região, salão de jogos, sala de estar e de TV, bar, restaurante, deck flutuante com vista para o rio e lojas de artesanato. Este lodge também preserva ativamente a região em que está, tratando seu próprio sistema de esgoto, treinando seus guias locais para saberem lidar com a vida silvestre e apoio total à comunidade local, em projetos sociais como programas de formação educacional e profissional, junto à Ong Fundação Almerinda Malaquias, à Escola D. Pedro II e ICMBIO.

  • Juma Lodges
Legenda: Foto retirada do site: https://www.umviajante.com.br/

Com bangalôs em meio a floresta Amazônica, este lodge tem estrutura de energia gerada pelas luzes solares, redes para descanso em varandas privativas, vista panorâmica para a floresta. Possui ainda decks de descanso, piscina, redário e um pequeno museu com histórias indígenas e da região. Oferecem passeios de barco e canoa, pesca esportiva, caminhadas na florestas de dia e de noite, escaladas em árvores, entre outras atividades.

Lodge no Peru

O Peru é um país muito rico em história, cultura e natureza, e o Salkantay Lodge & Adventure Resort mostra perfeitamente o que é vivenciar em meio às montanhas peruanas, conhecendo a história desse país com guias locais especializados que explanam sobre a típica fauna e flora locais.

  • Salkantay Lodge & Adventure Resort
Legenda: Foto retirada do site: https://www.naturalworldsafaris.com/ 

Aconchegante, o lodge está localizado entre os picos Humantay e Salkantay, no Vale de Soraypampa, com belíssimas vistas para estas nevadas montanhas. Por essa proximidade, é a hospedagem preferida das pessoas que realizam a Trilha Salkantay que leva a Machu Picchu. Tem ainda sala de leitura, sala de estar com lareira, hidromassagem ao ar livre, bar e restaurante com a renomada e deliciosa gastronomia peruana. Oferecem passeios como caminhadas para observar a magnífica natureza local como o pico principal de mesmo nome e lagos glaciais, além de aves e animais típicos, passeios a cavalo, pesca de trutas, mountain bike e rafting no Rio Blanco.

A Ambiental Turismo oferece roteiros de viagens incluindo lodges de forma que você possa ter diferentes experiências de paisagens, atrativos e, também, de hospedagens.

Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado.

A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.