Viagem de ecoturismo: o que levar e como se preparar

Tempo de leitura: 6 minutos

Estar diante de cachoeiras e praias espetaculares, encontrar, em meio à floresta, fervedouros de água cristalina, mirantes e cavernas caprichosamente esculpidos pela natureza são presentes inesquecíveis que ganhamos em viagens.

Um país tão especial como o nosso, tem tudo o que é preciso para dar ao viajante uma experiência de turismo ecológico inesquecível.

Não à toa, o Brasil foi classificado pelo Fórum Econômico Mundial como o país de “maior potencial para ecoturismo e turismo de aventura do mundo”.

Uma ótima notícia é que o ecoturismo vem se tornando acessível para mais e mais pessoas, seja pela tecnologia dos equipamentos, seja pela melhoria da infraestrutura turística.

Para aqueles que gostam de desbravar paisagens e chegar a locais de mais difícil acesso e, consequentemente, com menos gente, as notícias também são boas: novos destinos sempre são descobertos e ampliam o número de ofertas.

 Viagem de ecoturismo: o que levar e como se preparar

Importante é que esse contato com a natureza seja sempre uma fonte de conscientização sobre a importância da preservação de fauna e flora e que o turismo ecológico também seja uma oportunidade de valorização das pessoas e das culturas que vivem nestas regiões

Independentemente do seu perfil de viajante e do destino escolhido, nós, da Ambiental Turismo, agência especializada em viagens de ecoturismo, elaboramos algumas dicas básicas, mas valiosas sobre o que levar e como se preparar para a sua próxima aventura. Confira:

  • Escolhendo a mala correta

A tradicional mala de viagem, com rodinhas pode ser usada até a cidade onde você vai se hospedar,

próxima das atrações turísticas. No entanto, para fazer as trilhas você vai precisar de uma mala mais

apropriada para caminhadas. Dependendo do tempo da trilha (se você vai e volta no mesmo dia ou

se fica dias em acampamentos), a mala precisa ser de um tamanho diferente.

Para curtas caminhadas, pequenas mochilas ou bolsas já resolvem. Para viagens em que se passam mais dias em meio à natureza, as mochilas e malas usadas por praticantes de montanhismo são boas opções. São fáceis de carregar, têm diferentes tamanhos e podem ser levadas nas costas. Um item importante nesse tipo de equipamento é a barrigueira, uma espécie de cinto que ajuda a aliviar o peso dos ombros e a distribuí-lo por todo o corpo.

  • Arrumando a mala para a viagem
     Viagem de ecoturismo: o que levar e como se preparar

 

  • Comece pelos itens pesados que devem ficar na parte de baixo e nas laterais. Isso ajuda a equilibrar o peso, mas tome cuidado para não exagerar no volume de objetos para não carregar itens desnecessários e, até mesmo, pagar por excesso de bagagem se a viagem for feita de avião.
  • Coloque os itens de uso mais constante por cima evitando que a bolsa seja revirada a todo tempo.
  • Embale tudo o que não pode molhar em sacos plásticos transparentes.
  • O que levar?

Alguns itens básicos não podem ser esquecidos:

  • Protetor solar para rosto, corpo e lábios e hidratante pós-sol. Além disso, é preciso atenção, pois em alguns lugares não é permitido o uso de filtro solar. No entanto, em lojas de material esportivo há roupas apropriadas, feitas com tecidos que oferecem proteção UV.

Elas podem ser usadas para passear e também para tomar banho nos rios e cachoeiras, sem agredir a natureza e protegendo sua pele. Você também pode optar por roupas térmicas e impermeáveis, dependendo da situação.

  • Repelente: use, de preferência, os que tenham a icaridina como principal componente, já que tem um efeito mais prolongado e são os únicos capazes de afastar o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya, além do zika vírus.
  • Remédios: analgésicos, antigripais, antialérgicos, e medicamentos para combater enjoos são boas dicas básicas. Claro, se você for usuário dos medicamentos de uso contínuo, estes devem ser os primeiros a serem colocados na bolsa. Também vale apostar nas pomadas que combatem as incômodas coceiras causadas por picadas de insetos, além de curativos prontos para pele, para o caso de algum corte superficial.
  • Leve um chapéu ou boné.

Viagem de ecoturismo: o que levar e como se preparar

  • Óculos escuros: os raios ultravioleta prejudicam não somente a pele, mas também os olhos. E caso você não queira perder nenhum detalhe, como a gama de cores que existe na natureza, invista em um par que tenha lente polarizada que oferece proteção sem que você perca os detalhes.
  • Capa de chuva ou casaco leve impermeável: nas lojas de material esportivo, é possível encontrar uma infinidade de marcas e modelos, muitos deles a preços acessíveis.
  • Saco estanque ou impermeável para guardar celular e máquina fotográfica. Além disso, nas lojas de material esportivo também é possível encontrar cases que permitem o uso do celular e de câmeras mais simples sem que estes se molhem. Assim, você conseguirá tirar fotos embaixo da água, por exemplo.
  • Tênis ou bota própria para caminhada.
  • Meias resistentes.
  • Roupa de banho para o caso de viagem para um destino com praia, rios ou cachoeiras.
  • Dinheiro em espécie e trocado.
  • Alimentos leves e água.
  • Outras recomendações importantes
  • O ecoturismo costuma ter vários graus de dificuldade e exigir níveis diferentes de esforço. Portanto, pesquise bastante sobre o local a ser visitado e verifique se seu preparo físico é condizente com o que é proposto ali. Estar com os exercícios físicos em dia faz bem para o dia a dia e também para as viagens.
  • Respeite a flora e a fauna: evite participar ou visitar atrações que se utilizam de animais silvestres, como montar elefantes ou nadar com golfinhos, por exemplo. Não colha flores ou plantas para levar com você.

Viagem de ecoturismo: o que levar e como se preparar

  • Cuide para que todo o lixo que você gerou seja descartado corretamente.
  • Respeite a cultura e a diversidade locais. Pesquise os hábitos da população para evitar eventuais surpresas e choques culturais que possam resultar em uma reação desagradável para você e os moradores.
  • Escolha empresas que tenham reconhecido comprometimento com o ecoturismo, como a Ambiental.

Por mais que, atualmente, haja muita informação sobre os locais a serem visitados, é sempre muito recomendável ter a presença de um guia. Ainda que a tecnologia tenha evoluído, nada substitui a experiência de um profissional que já esteve nas trilhas, que dispõe de equipamentos de segurança, pertence à cultura local, logo, pode fazer a viagem ser muito mais bem aproveitada e com mais segurança.

Não se arrisque: siga sempre as orientações dos guias e profissionais habilitados e não se recuse a usar equipamentos de segurança.

No mais, é aproveitar a viagem e as experiências que serão proporcionadas!

Conheça todos os destinos de ecoturismo que a Ambiental tem para você acessando o site: www.ambiental.tur.br