Tempo de leitura: 4 minutos
As primeiras estações de metrô em Moscou foram projetadas nos idos dos anos 30. Mais do que um meio de transporte, neste período, fizeram parte de um projeto de propaganda política e até mesmo de segurança.
Joseph Stalin, ordenou que fossem construídas com extrema opulência, vislumbrando um “futuro brilhante” em cada projeto arquitetônico. Ganharam o status de “palácios do povo”, uma forma de fazer com que os trabalhadores da Rússia Socialista, frequentassem espaços de extrema suntuosidade.
Principalmente as estações construídas até a década de 40, tinham, ainda, a função de abrigo para os ataques aéreos que a cidade sofreu durante a Segunda Guerra Mundial.
Hoje, são dos pontos turísticos mais atrativos e elegantes e, ao mesmo tempo, baratos, desta cidade. É inegável que os projetos arquitetônicos urbanos da capital da Rússia são um deslumbre, mais do que isso, eles inspiram a quem quer que passeie por suas ruas. O país preserva esse patrimônio – um orgulho russo, para que as pessoas possam usufruir de sua história. E as estações moscovitas são uma verdadeira aula de história e de arte.
São mosaicos, estátuas e bustos em bronze, granitos e mármores em copiosas cores, vitrais coloridos e detalhes palacianos motivados por personalidades e contextos históricos. São admiráveis! Singularidades, enaltecerá o tempo reservado ao metrô de Moscou, em seu roteiro de viagem.
Algumas estações que você deve conhecer:
1- Park Kultury Station
Inaugurada em 1950, esta é uma das estações que faz jus à denominação de “palácio subterrâneo”. Com cor predominantemente branca na abóbada e no teto, ainda tem paredes revestidas de mármore em tom marrom e plataforma com ricos detalhes que vão do estilo barroco ao rococó.
2- Novoslobodskaya Station
Construída em 1952, o projeto é de Alexey Dushkin que a decorou ricamente com 32 vitrais, todos são obras dos artistas E. Veylandan, M. Ryskin e E. Krests. Cada vitral é adornado com molduras em bronze, muito bem iluminados com luzes especiais.
A estação tem pilares feitos em mármore rosado e um mosaico de Pavel Korin, denominado “Paz em Todo o Mundo”, que agracia a extremidade da plataforma.
3- Krasnogvardeyskaya Station
Com decorativa denominada “The Red Guards of Moscow”, foi inaugurada em 1985, projetada pelos arquitetos N. Shumakov e I. Petukhova. O que mais impressiona são suas paredes revestidas em mármore de cor vermelha, lembrando a arquitetura dos metrôs de Washington DC, nos Estados Unidos.
4- Novokuznetskaya Station
Inaugurada em 1943, sua decoração é marcada por estátuas em bronze, que são representativas de combatentes e heróis soviéticos. As paredes são detalhadas, contrastando os tons de branco, preto e ocre por toda a estação.
Ainda abriga 7 mosaicos octogonais em seu teto, e os bancos da plataforma são feitos de mármore reutilizado da demolição da Igreja de Cristo Salvador.
5- Bielorusskaya Station
Outra estação que mais parece um palácio, com a cor branca prevalecente, muito bem entoada com os detalhes de frisos e outras estampas em alto relevo. O teto do corredor central apresenta pinturas e iluminação detalhada nas paredes.
6- Dinamo Station
O esporte olímpico é muito bem representado nesta estação. Sua decoração é toda com motivos esportivos em referência aos Jogos Olímpicos nascidos na Grécia antiga. Devido a isto, toda a estação ostenta estilo neoclássico, com colunas de mármore ornamentadas com baixos-relevos representativos das competições esportivas gregas.
Em cada parede estão expostos uma espécie de medalhão, feitos em porcelana, mostrando ações de atletas e suas modalidades.
7- Kropotkinskaya Station
Muito iluminada, com paredes e colunas revestidas de mármore branco queimado, foi uma das primeiras estações inauguradas em Moscou, em 1935. Seu projeto inicial colocaria esse espaço como um palácio de abrigo aos soviéticos na época das guerras. Tem uma plataforma ampla e elegante, cobertura de quadrados de granizo nas cores cinza e vermelha.
8- Frunzenskaya Station
Estação ao estilo arquitetônico solicitado por Stalin, que nos remete à sua inauguração em 1957. O design da estação guarda abóbadas em mármore na cor creme, onde o topo foi confeccionado de pilão, ostentando ainda, escudos metalizados com o desenho de uma estrela.
O teto carrega candelabros de oito chifres, tem decoração de um busto em mármore branco, representando um famoso comandante militar russo, Mikhail Frunze. O piso é revestido de granito nas cores vermelha e preta.
9- Mayakovskaya Station
Das mais bonitas da capital russa, e das mais conhecidas do mundo, foi inaugurada em 1938, usada no período da segunda guerra, como posto de comando, abrigo antiaéreo e hospital.
Arquitetada pelo soviético Aleksêi Dúchkin com as novas técnicas de sua época, utilizando um padrão deep column station, na qual o salão central ostenta altas colunas em art-déco feitas em aço. 34 vitrais mosaicos, com imagens soviéticas sob o tema “24 Horas na Terra dos Soviets”, ficam no teto abobadado que iluminam todo o espaço, passando uma percepção de amplitude ao lugar. É uma estação digna de prêmios de design, arquitetura e engenharia no mundo.