Tempo de leitura: 5 minutos
Trekking no Everest: paisagem exuberante em uma jornada carregada de emoções
A aventura de trekking no Everest começa antes mesmo de nossa jornada de caminhada.
A viagem até Katmandu, capital do Nepal, é destino certo para apreciar as montanhas e se encantar ainda mais pela prática.
Pela região, o intercâmbio cultural permite as mais incríveis experiências na alta temporada.
Os templos Hindus e budistas dividem espaço com restaurantes e bares, além de muitas lojas de equipamentos para a aventura, seja no trekking ou no alpinismo.
Mas a grande procura do Trekking na base do Everest deixa a região ainda mais famosa por suas caminhadas e trilhas por ambientes naturais de tirar o fôlego.
Nossa aventura começa em Katmandu e, após as acomodações, iniciamos um passeio pela Durbar Square, praça do antigo Palácio Real de arquitetura incrível.
Com a Ambiental Turismo, mostramos toda a região para dar início ao trekking. Ainda, procuramos os equipamentos de montanha essenciais para sua aventura!
Equipamentos para o Trekking no Everest
Bota – Calçado mais adequado para a prática, pois oferece maior segurança em diversos terrenos. Se preferir, use tênis específicos para caminhadas de impacto.
Mochila – Tamanho e modelo devem ser escolhidos conforme o estilo do trekking e sua duração.
Saco de dormir e isolante – Importantíssimos para trekkings longos em locais de extremas temperaturas.
Barraca – Escolha por barracas mais leves e que atendam sua necessidade conforme a duração do seu trekking.
Vestuário – A calça-bermuda de trekking é a mais usada para a prática; além de outras peças de tecido leve para que você coloque mais camadas conforme a temperatura baixa.
Cantil ou bolsas de hidratação – A hidratação é fundamental, por isso leve sempre um cantil ou uma bolsa de hidratação.
Acessórios – Proteger-se dos raios UV no trekking é importantíssimo. Por isso, além do protetor solar, utilize óculos de montanha, tocas ou chapéus e kit cozinha.
Bastão de caminhada – Apesar de polêmico, o uso do bastão de caminhada pode ou não ser usado por quem pratica o trekking.
Depois da compra ou aluguel dos equipamentos do trekking, damos início à nossa aventura!
O trekking no Everest com a Ambiental Turismo é uma incrível experiência que dura 20 dias.
A caminhada total que tem início na região de Khumbu e termina em uma descida de volta à Lukla, quando voltamos ao local de nosso primeiro dia.
Esse tipo de trekking é chamado de trekking de longa distância.
Tipos de trekking
Trekking de um dia: Com início e fim definidos, a caminhada é de curta duração.
Trekking de longa distância: Com o objetivo de alcançar determinado local, essa caminhada pode durar vários dias.
Trekking de regularidade: Esse tipo de caminhada possui uma organização, com tempo e local definidos em que o participante desconhece. O objetivo é manter-se no percurso dentro do tempo.
Trekking de velocidade: Tem caráter competitivo e objetivo de alcançar o ponto final do percurso no menor tempo possível.
Roteiro de Trekking no Everest
O primeiro contato com a região do Everest ao contar com a Ambiental está em Lukla.
Em uma caminhada de seis horas, passe a noite à beira do Dudh Kosi, o Rio do Leite.
E é neste primeiro dia, de caminhada leve, em que você começará seu contato com o trekking, preparando-se para as próximas trilhas.
No segundo dia, a caminhada é de 5 horas até Namche Bazaar. Apesar da primeira dificuldade com a diferença de altitude, você apreciará um incrível cenário do vale do Dudh Kosi e a primeira vista do nosso objetivo, o Everest.
É importante destacar que durante o trekking nossos guias estarão preparados para todos os dias de caminhada, auxiliando praticamente do iniciante ao mais experiente.
Siga a caminhada de mais 4 horas até o monastério de Laudo, acima do vilarejo de Thamo.
Um dos momentos de paz em um refúgio de montanhas nevadas e o som suave dos sinos. Reforço necessário para os próximos passos do trekking.
De Thamo você irá à Kunde, um local fora da rota tradicional do trekking. Por lá, é possível apreciar belezas naturais como uma das montanhas mais bonitas do mundo, a Ama Dablam.
O quinto dia de trekking terá uma caminhada de 5 horas a Deboche em uma descida até cruzar o Rio Dudh Kosi.
Em seguida você chegará ao maior monastério do Khumbu e sede de importantes festivais, o monastério de Temboche.
O local foi destruído em um incêndio em 1989, mas foi reconstruído em seu antigo esplendor.
A hospedagem será em um dos mais novos lodges do Khumbu com todos os quartos de frente ao Everest. Uma vista deslumbrante, principalmente ao nascer do sol.
Os lodges, nossos abrigos nas montanhas, possuem cenários incríveis com ótima alimentação, hospitalidade e limpeza.
Ao seu redor, podemos ver os grandes do Himalaia. Como o Tramserku, Kantega, Ama Dablam, Lhotse, Nuptse, e, é claro, o Everest.
É no décimo primeiro dia em que você completará a caminhada até o Campo Base do Everest.
Entre subidas e descidas, contemple as incríveis formações de gelo, onde centenas de escaladores e viajantes se preparam para estar no topo do mundo.
Sensação única e indescritível essa de estar no local mais alto do mundo!
Saindo de Gorak Shep com o efeito de dever cumprido, inicie o percurso de volta à Lukla. No final do décimo quinto dia de trekking, Katmandu te recebe de braços abertos.
O roteiro todo é uma verdadeira coleção de memórias entre o extremo das aventuras e das emoções. Além de um encontro com o mais puro da natureza!
Com a Ambiental, seu trekking no Everest é ainda mais incrível.
Temos toda uma equipe de apoio com carregadores e guias locais, alimentação durante todo o trajeto e uma das experiências mais fantásticas de viagem!
Foto: shutterstock