Tempo de leitura: 2 minutos
O Japão é sinônimo de modernidade e de tecnologia, por isso os Jogos do maior evento esportivo do planeta estão sendo aguardados com expectativa e ansiedade. A tecnologia, sem dúvida, deixará sua marca no evento, mas a capital japonesa vem se preparando para mostrar mais do que isso é ser referência mundial em ecologia e sustentabilidade. O lema é “Seja melhor, juntos – para o planeta e as pessoas”.
A proposta de Tóquio é “oferecer Jogos sustentáveis e apresentar modelos de solução de desafios globais de sustentabilidade para as pessoas no Japão e no mundo”. Os esforços centram-se na aplicação dos 3Rs (reduzir, reutilizar, reciclar). Entre as iniciativas, destacam-se a utilização de energias renováveis no transporte, a construção da vila dos atletas com madeira renovável e o uso de materiais descartáveis na fabricação de medalhas.
Com um design inovador, as medalhas foram criadas a partir de lixo eletrônico reciclado. Isso foi possível com a ajuda dos cidadãos japoneses que, de abril de 2017 a março de 2019, doaram produtos eletrônicos antigos para representantes da organização dos Jogos. Foram doadas 78 toneladas de eletrônicos, incluindo quase 7 milhões de celulares.
A equipe do comitê organizador recuperou 32 quilos de ouro, três toneladas e meia de prata e cerca de duas toneladas e meia de bronze com as doações feitas pela população.
Biocombustível

Como parte das diretrizes de sustentabilidade, Tóquio quer impulsionar o uso de biocombustível de algas em ônibus e até em aviões. De acordo com pesquisadores, a tecnologia poderia reduzir as emissões em até 70%. A ideia é ter os primeiros voos comerciais de biocombustíveis para os Jogos e um uso mais amplo para depois do evento.
Outras iniciativas envolvem a promoção de veículos de nova geração, como modelos elétricos ou de hidrogênios, e a instalação de painéis solares e de outros sistemas geotérmicos nos locais de competição. Além do uso de recursos hídricos, como a utilização de água das chuvas, e a redução de gases contaminantes em até 80 mil toneladas de dióxido de carbono das 3 milhões previstas para o evento.
Os Jogos acontecem entre os dias 24 de julho e 9 de agosto e os paraolímpicos de 25 de agosto a 6 de novembro. A Ambiental é subdistribuidora oficial de ingressos para os Jogos de 2020.
Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado.
A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.
