Tome os cuidados necessários com o seu pet e viaje sem medo

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma dica é garantir uma lista de brinquedos, além de petiscos e objetos que possam deixar seu animal entretido, seja para ficar com um cuidador ou num hotel para animais.

Não é muito fácil levar o amigo de quatro patas para uma viagem por diversos motivos. Ainda mais, se a viagem for longa. Há lugares, por exemplo, que nem aceitam animais, sem contar as medidas de saúde e logística que deverão ser programas o quanto antes do seu embarque.

Nesse caso, uma das alternativas é pedir a algum parente, amigo ou vizinho bem próximo para cuidar de seu pet. Porém, quando não se tem ninguém para “quebrar esse galho”, você pode contratar um pet sitter particular. Já ouviu falar?

São pessoas que se propõem a cuidar de pets. Mas, atenção: esse profissional será responsável por manter, inclusive, a saúde do seu bichinho em dia, garantindo a rotina também. Por isso, é importante ficar atento se essa pessoa é qualificada, se tem boas referências e se inspira confiança.

Uma das formas de contratar um pet sitter de forma mais tranquila e com segurança é utilizando sites e aplicativos que disponibilizam pessoas capacitadas e experientes. E o que é melhor: já selecionadas pelas respectivas plataformas. Selecionamos dois para que você tenha uma ideia de como funciona.

DogHero 

Uma das grandes soluções para quem tem dificuldade de encontrar algum conhecido que possa hospedar seu bichinho, é o DogHero – um aplicativo bem acessível, em que os donos se cadastram e inserem informações sobre seus pets. O cliente pode procurar pelos chamados anfitriões que, também inscritos no aplicativo, estão disponíveis a receber e cuidar dos pets em suas próprias casas.

Comparada aos hotéis para cães e gatos, por exemplo, essa opção acaba saindo mais em conta, pois uma diária pode variar entre 20 e 40 reais, e o pagamento é feito via cartão de crédito. Além disso, o dono pode acompanhar a rotina de seu pet por meio de vídeos e fotos que o anfitrião envia diariamente.

Pet Anjo

Outra opção interessante é a Pet Anjo, que também conta com pessoas selecionadas pelo site para ficarem com seu pet. Trata-se de uma plataforma online, em que é possível contratar os chamados “Anjos de pets”, os quais, além de receber e cuidar dos animais em suas residências, também se disponibilizam a passear com eles.

Além disso, o cuidador pode ficar na casa do cliente para maior conforto do bichinho de estimação, se essa for a sua preferência. Como as ofertas dos serviços são bem diversificadas, os valores variam de 40 e 60 reais.

Hospede seu pet na casa de amigos(as)

A casa de um conhecido (inclusive pelo animal) pode ser uma opção. Essa ideia é melhor para quem possui cachorros, já que gatos são mais independentes – muitas vezes, a visita de um cuidador ao longo da semana pode ser o suficiente. Se você planeja deixar seu cachorro feliz hospedando-o na casa de um amigo (ou de um familiar), é interessante se certificar de que essa pessoa tenha afeição pelo animal.

Veja também se o local em que o dog vai ficar hospedado há piscina descoberta, escadarias, portão aberto ou produtos de limpeza no chão. Esses detalhes são importantes, pois evitam riscos à vida do bichinho.

Se o seu pet faz uso de medicamentos, é necessário passar quais são os horários de administração desses remédios e verifique se o cuidador tem prática para a aplicação. Faça também a mala dele, incluindo os principais itens: potes de água e ração, bem como a quantidade de comida para todo o período, manta ou cobertor e brinquedinhos.

Pet Hotel

O Brasil dispõe de uma grande variedade de hotéis para pets. Primeiramente, você deve verificar como são as condições dos serviços oferecidos por esses estabelecimentos. Ou seja, se a equipe é especializada e se a infraestrutura do local proporciona ao animal o conforto necessário para que ele não sinta tanta falta de seu dono. Tudo isso pode ser feito a partir de visitas no estabelecimento e, se possível, levando seu pet junto. É uma etapa importante, pois você verá de perto como os animais são cuidados, como os outros pets se comportam, além da higiene do local.

Também é interessante saber como são realizadas as atividades e quais os cuidados principais com a alimentação. Os preços de hotéis para animais de estimação variam muito, em razão das localizações e classificações dos estabelecimentos. Vale pesquisar!

Para deixar seu pet feliz enquanto você viaja…

1. Certifique-se de que seu animal vai ter muito o que fazer. Mas muito mesmo! Pelo menos, durante o tempo em que você estiver fora. É importante garantir uma lista de brinquedos, além de petiscos e objetos que possam deixar seu animal entretido.

2. Conte a rotina do seu amigão ao cuidador. Uma vez tendo com quem deixar o cachorro quando viajar (seja um conhecido ou um pet sitter), a etapa seguinte é passar algumas informações sobre seu animal. A rotina para um animal doméstico é uma das coisas que mais importam.

No caso de gatos, se o seu bichano tem o hábito de passear pela vizinhança, a dica é deixar claro ao cuidador que essa é a rotina dele e que qualquer mudança repentina pode provocar um estresse no animal.

Já para as pessoas que criam peixes, aves, coelhos ou roedores, a sugestão é que ao procurar um cuidador, a preferência seja sempre por profissionais que, de fato, tenham familiaridade com essas espécies, pois qualquer deslize pode gerar transtornos.

3. Não deixe de observar algumas questões antes de partir.

– Recolha qualquer parte solta de brinquedos;

– Mantenha ossos longe do animal;

– Mantenha objetos fáceis de quebrar fora do alcance;

– Deixe as portas dos banheiros e quartos fechadas;

– Separe a quantidade certa de ração;

– Organize o local onde o animal faz xixi e cocô.

Evite fazer drama na hora de se despedir do Pet

Há quem tenha dificuldade para se despedir de seus animais de estimação, oferecendo-lhes palavras de conforto, afeição e carinho em excesso na hora de partir, acreditando que tudo ficará mais fácil, que o bichinho vai se sentir mais seguro e tranquilo.

Mas, não é bem assim. O pet acaba ficando um pouco confuso e ansioso à medida que tenta entender o porquê dessa atitude. A dica é sempre manter a calma, se policiar quanto às suas ações e evitar transparecer preocupação ao se despedir. Isso tranquilizará seu bichinho.

Seu cheiro pode acalmá-lo como um abraço

Antes de viajar, coloque junto aos objetos de seu pet algumas peças de roupa com seu cheiro. Essa tática é excelente, pois seu perfume pode ajudar a tranquilizar seu bichinho, além de fazer com que ele não se sinta sozinho.