A terceira idade não deve ser um desafio para sua viagem ser um sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

Esqueça aquela antiga imagem estereotipada dos idosos debilitados que ficavam em praças jogando damas, dominós ou jogos de cartas, acompanhados dos amigos da mesma idade; ou das senhorinhas cujos passatempos eram fazer tricô, crochê e cozinhar para os netos.

Embora estas também sejam atividades prazerosas, com a expectativa de vida aumentando cada vez mais, estamos reinventando nossa maneira de lidar com a idade mais avançada.

Vem se tornando mais comum vermos pessoas com mais idade fazendo exercícios, praticando esportes de alta performance, dirigindo, navegando na internet, tendo uma vida social intensa.

Conscientes da importância de se viver melhor, este público está abandonando a velha imagem que a faixa etária tinha, e está se aventurando por aí. Como felicidade não tem idade e nunca é tarde para conhecer novos lugares, viver experiências marcantes, tem sido mais e mais usual encontrarmos idosos viajando.

No entanto, ainda que estejam mais independentes, o turismo para esta faixa etária, demanda algumas preocupações e adaptações para suprir determinadas limitações causadas pela própria idade. 

Dicas que são importantes para pessoas de todas as idades, ganham mais relevância na medida em que vamos ficando mais velhos. Estar com as consultas médicas em dia e pesquisar bem o destino para não ser surpreendido por atividades que demandam um esforço físico além do que se é apto, são alguns aspectos a serem considerados.

A terceira idade não deve ser um desafio para sua viagem ser um sucesso

Com o aumento de viajantes de terceira idade, uma série de novos serviços, políticas públicas e leis, vêm sendo criadas por empresas e por setores públicos para atender e favorecer esta demanda.

  • Pacotes para destinos que necessite menor esforço, como roteiros ligados à gastronomia e ao enoturismo, culturais, históricos e relaxantes junto à natureza são ótimas opções e são oferecidas com bastante frequência.
  • Viagens em grupos, fazendo com que os idosos estejam sempre em companhia de outras pessoas, se possível de idades semelhantes, o que aumenta a socialização e a possibilidade de fazer novas amizades, fundamentais neste período da vida.
  • Roteiros com maior número de dias, que ofereçam pausas para descanso entre uma atração e outra.
  • Roteiros com atrações para todas as idades favorecendo uma viagem em família que inclua diversão para 3 ou mais gerações. Poltronas mais confortáveis e próximas às saídas de ônibus, trens e aviões.
  • Passagens aéreas com desconto e gratuidade no transporte público. Além disso, segundo o Estatuto do Idoso, as empresas de transporte terrestre interestadual são obrigadas a reservar dois assentos para passageiros com 60 anos ou mais, com renda de até dois salários mínimos. Caso as vagas já estejam ocupadas, é possível adquirir a passagem regular com 50% de desconto.
  • Hotéis com melhor acessibilidade e adaptados a esse público com rampas de acesso, corrimão em todas as escadas, pisos nivelados e antiderrapantes em todas as áreas, além de barras nos banheiros e lavabos. Além disso, os serviços “all inclusive” oferecidos por muitos hotéis são uma comodidade que elimina preocupações, como a necessidade de sair do local em que se está hospedado para realizar as refeições.

A terceira idade não deve ser um desafio para sua viagem ser um sucesso

Se você se animou a fazer as malas e viajar, confira dicas da Ambiental para viajantes da terceira idade:

Busque agências ou operadoras de turismo

Contar com os serviços de uma empresa especializada é uma garantia maior de segurança por conta da expertise em organizar tudo a respeito da viagem, desde os pacotes especiais para o público mais maduro, roteiros específicos, agentes e guias treinados para auxiliá-los, seguro viagem, transportes, passagens e passeios, sem que este viajante tenha preocupações em relação à chegada a determinado atrativo ou a realização dos passeios. Assim, a possibilidade de aproveitar a viagem é bem maior, não importando a idade.

Considere as viagens em grupo

Esse tipo de viagem favorece que o viajante não esteja solitário, com possibilidade de fazer novas amizades em lugares inesquecíveis. Nesse caso, o grupo estará acompanhado de guias treinados para apresentar as atrações e auxiliar em eventuais dificuldades.

Faça viagens em família

A viagem também pode ser realizada em família, aumentando os laços entre avós, filhos e netos. Uma oportunidade única para aproveitarem a companhia e aprenderem com as diferenças de gerações, aumentando, desta forma, os vínculos amorosos.

Algumas pousadas, hotéis-fazenda e resorts oferecem atividades interessantes para realizar com a família, como passeios de barco, cavalgadas e caminhadas. Uma experiência inesquecível!

Inspire-se!

O gosto da terceira idade por viagens também está retratado em filmes.

A terceira idade não deve ser um desafio para sua viagem ser um sucesso

As possibilidades de se viajar na “melhor idade” já foram descobertas, inclusive, pelo cinema. 

No filme “O Exótico Hotel Marigold”, alguns idosos vão à Índia para aproveitar a aposentadoria, explorar e vivenciar novidades inusitadas e divertidas.

Já em “Antes de Partir” (foto acima), estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman, dois homens  se conhecem enquanto estão internados em um hospital, e resolvem fugir da internação para viajar pelo mundo – os destinos escolhidos são inspiradores. 

Os desafios de viajar na terceira idade vêm sendo superados, permitindo que muitas ideias antigas sejam derrubadas. Graças a esse cenário, o número de viajantes da terceira idade só cresce, no Brasil e no mundo, mostrando que chegar a um estágio avançado da vida, não é sinônimo para descuidar da diversão e não significa que ainda não existam uma série de surpresas e novas experiências.

E claro, a Ambiental está preparada para desenhar sua viagem, com todos os cuidados necessários. Se você está pensando em viver uma experiência inesquecível e se preocupa com possíveis desafios da viagem, converse com a gente, e fique tranquilo, sua preocupação é só em fazer as malas. 

Gostou da ideia? Então, arrume as malas e prepare-se para a diversão!