Tempo de leitura: 5 minutos
Muitas vezes, as rotinas do dia a dia nos afastam de nosso bem-estar físico e mental ideal, não é mesmo?
As viagens são meios de recuperarmos esse bem-estar, de nos conectarmos conosco. Nada como estar perto da natureza, conhecer novas culturas, ter um tempo exclusivo para a gente mesmo, para descansar, ter lazer, mudar a rotina, entre outras coisas que as viagens nos proporcionam.
Porém, sabemos também que não é possível viajar tanto quanto gostaríamos ou precisaríamos. Por isso, incluir atividades que trazem bem-estar ao nosso cotidiano é muito importante. Estar em boa forma física e mental ajudam, inclusive, a gente a aproveitar melhor as viagens.
Para isso, nós da Ambiental pesquisamos e preparamos uma lista de atividades que podem ajudar você. Confira e fica à vontade para compartilhar com a gente suas práticas de bem-estar:
Meditação
Essa prática oriental milenar gera benefícios para a saúde corporal e mental. A meditação nos propicia mais foco, concentração e tranquilidade, e é acessível a qualquer pessoa que queira realizar.
A meditação “aquieta” a mente no momento da prática, e conforme o nível e tempo de sua realização, os benefícios vão muito além daquele período de concentração, ajudando o praticante a lidar com o estresse, a ansiedade e o agito do cotidiano.
O maior objetivo dessa prática é manter a mente focada no momento presente, trazendo sua atenção para seus pensamentos, sua respiração, seu corpo. Dessa forma, é criado um hábito de, independente do cenário externo, por algum período do dia, o foco se voltar para o universo interno, no momento presente.
Para te incentivar a iniciar essa prática, listamos 5 aplicativos que podem ajudar no processo:
1. Insight Timer
– Investimento: Grátis no plano básico;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Português e Inglês;
– Destaques: grupos para discussões e trocas de experiências; acompanhamento do seu progresso; sons ambiente e músicas relaxantes; meditações guiadas em português e em inglês.
2. Zen
– Investimento: Planos a partir de R$ 9,50;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Português e Inglês;
– Destaques: plataforma para anotar variações de humor e assim gerar relatórios para acompanhamento mensal; vídeos para relaxamento; exercícios de mindfulness; dicas de alimentação; exercícios de gratidão; atualização semanal de meditações.
3. Calm
– Investimento: Grátis;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Português e Inglês;
– Destaques: envio de notificações com dicas de pausas leves ao longo do dia; praticar uma meditação livre, sem cronograma; exercícios de respiração; músicas para meditar, relaxar ou dormir.
4. Sattva
– Investimento: Grátis no plano básico;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Português e Inglês;
– Destaques: acompanhamento do humor antes e depois da meditação; ganho de troféus a cada novo progresso, com possibilidade de compartilhamento nas redes sociais; meditações leves e rápidas e também mais avançadas e longas; comunidade para trocar dicas e meditar juntos.
5. Medite.se
– Investimento: Grátis;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Português;
– Destaques: é possível compartilhar com amigos as meditações preferidas; acompanhar seu progresso; receber ajuda de mestres e usuários em nível mais avançado; convidar seus amigos e criar sua própria comunidade.
Yoga
Assim como a meditação, a Yoga também tem raízes orientais e ajuda a harmonizar e acalmar corpo e mente. Sua prática ajuda a pessoa a se conectar consigo e com sua essência, por meio de técnicas de respiração, práticas meditativas, movimentos físicos e posturas corporais como forma de disciplina física e mental.
Existem muitas ramificações da Yoga, variando de acordo com o contexto filosófico, religioso ou como atividade física. Por meio de movimentos precisos, a prática ajuda a alinhar o corpo e os chakras, trazendo equilíbrio para ambos.
Para te incentivar a iniciar essa prática, listamos 3 aplicativos que podem ajudar no processo:
1. Down Dog
– Investimento: Planos a partir de USD 7,99;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Português e Inglês;
– Destaques: melhor nota na app store; funciona para iniciantes e iogues mais experientes; mais de 60.000 combinações de treino; possui 6 vozes diferentes de instrutor.
2. Find What Feels Good
– Investimento: Gratuito por 1 semana; Planos a partir de USD 9,99;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Inglês;
– Destaques: quem está à frente do app é a texana Adriene Mishler que tem mais de 6 milhões de seguidores em seu canal no YouTube: Yoga with Adriene; explicações detalhadas; dicas para adaptar os treinos de acordo com o nível, tempo disponível ou ânimo.
3. Ioga para Iniciantes
– Investimento: Grátis;
– Sistema Operacional: iOS e Android;
– Idioma: Português;
– Destaques: oferece três tipos de yoga para iniciantes – vinyasa (para aprender posições básicas); hatha (aulas um pouco mais lentas); restaurativa (relaxantes, indicada para alongar músculos e liberar tensões).
A importância de uma alimentação saudável
Manter uma rotina de alimentação saudável, sem alimentos gordurosos ou pesados, dar preferência para frutas, legumes e saladas (se possível orgânicos), preparar refeições com grelhados, beber muita água e regularizar os horários das refeições, influencia bastante na saúde e equilíbrio corporal e colabora para o melhor aproveitamento das práticas de Meditação e Yoga.
Se possível, procure sempre um médico ou nutricionista para ser melhor orientado sobre uma alimentação apropriada.