Praias para se deleitar no verão

Tempo de leitura: 9 minutos

Sinônimo de sol, diversão, romances e descontração, o verão é uma das estações mais vibrantes do ano. Até quem não gosta muito do calor sabe do encantamento que essa estação emana, seja na beleza dos dias ensolarados e de céu azul, seja nas noites agradáveis, de pura magia e inspiração na companhia da família e dos amigos.

Como na música Uma noite e meia, sucesso na voz de Marina Lima, o verão chega trazendo o calor no coração e uma magia colorida. Então é hora de se programar para aproveitar toda essa boa energia que a estação traz. E nada melhor do que curtir o verão em uma das muitas e belas praias brasileiras. Assim, destacamos alguns destinos incríveis e suas praias maravilhosas para você conhecer e desfrutar.

Fernando de Noronha

Paraíso tropical, o arquipélago de Fernando de Noronha reúne as praias mais lindas do Brasil. As praias são divididas em duas partes, as do Mar de Dentro (voltadas para a costa brasileira) e as do Mar de Fora (para o alto-mar).

Algumas dessas praias tem ondas ideais para surfistas e esportistas. E se você gosta de mergulhar, vai se maravilhar, porque a vida marinha na região é bastante diversificada, com peixes coloridos de diversas espécies, tartarugas, golfinhos e muito mais.

A Baía do Sancho é a praia mais famosa de Fernando de Noronha, com suas águas cristalinas. O acesso é um pouco difícil, mas compensa, principalmente para quem vai pela trilha, pois ao chegar ao mirante, a vista é deslumbrante. A praia não costuma ficar cheia e proporciona àqueles que apreciam mergulho observar diferentes e variadas espécies aquáticas.

Outro passeio imperdível é pela Baía dos Porcos, ideal para a prática do snorkel e para observar a riquíssima vida marinha do arquipélago. O mirante do local é cartão postal de Fernando de Noronha. E não deixe de conhecer a Praia do Cachorro, localizada na Vila dos Remédios e a maior em infraestrutura, por isso mesmo a preferida dos visitantes para se divertir, comer e repousar.

Existe ali uma piscina natural formada pelas rochas esculpidas pelas águas, chamada de Buraco do Galego. Já na parte alta encontram-se as ruínas do Parque de Sant ́Ana, que proporciona vista espetacular da enseada dos Cachorros.

Itacaré

Localizado no litoral sul da Bahia, Itacaré é um paraíso perdido com praias cercadas por áreas preservadas de Mata Atlântica. Um grande charme da região é ir a praias em que se chega através de trilhas pela Mata Atlântica, algumas com paradas em cachoeiras, e desembocam em praias deslumbrantes.

Andando pela região, você vai ver e conhecer muitos estrangeiros, mas nem todos estarão lá fazendo turismo. Se você parar e perguntar a eles “por que você está em Itacaré?”, vai se surpreender. Muitos largaram suas vidas em outros países porque se renderam às belezas incomparáveis desse lugar que consideram mágico. Alguns, acabaram de chegar; outros já se consideram verdadeiramente baianos e estão lá há muitos anos.

O destino de areias brancas e águas mornas oferece opções tanto quem prefere praias desertas quanto quem gosta de mais agito. O pequeno vilarejo tem uma vida noturna muito agradável em seu centro, restaurantes diversos e muito bons, alguns com música ao vivo, outros não, além de lojas de artesanato.

O chocolate é uma atração à parte. A Bahia tem mais de 70 marcas de chocolate e é referência nacional na produção de cacau. Em Itacaré, provar os mais variados tipos e gostos de chocolate caseiro, para descobrir as nuances de cada um, pode se tornar um programa único, divertido e saboroso.

Mas, quem vai a Itacaré, vai mesmo em busca das praias. Tem espaço para a galera do surf e para quem só quer relaxar, olhar a paisagem – que por sinal, parece cena de filme, com direito a coqueiros balançando ao vento e o burburinho das ondas ao fundo.

Itacarezinho, por exemplo, tem trechos bem desertos. A principal praia da orla urbana é a Praia da Concha, que fica perto do centro e reúne a maior quantidade de barracas de praia e ótima infraestrutura. É uma praia sem ondas, por isso é muito convidativa pra ir com crianças, ou pra quem quer relaxar.

Já a Praia da Engenhoca é daquelas que têm acesso mais restrito, apenas por trilha. Por isso, acaba sendo uma praia mais deserta. Sua beleza é ímpar. Ali, o rio encontra o mar e o viajante pode escolher entre nadar em águas doces ou salgadas. Mas, o melhor é mesmo aproveitar as duas opções!

Jeribucaçu é um dos cartões postais da região. Para chegar até lá, é preciso pegar a estrada que vai a Ilhéus e se preparar para uma trilha de mais de meia hora. A recompensa? Uma paisagem deslumbrante e um mar com ondas que atraem muitos surfistas.

Casais, famílias ou grupo de amigos: qualquer que seja o seu caso, Itacaré será um destino inesquecível.

Maraú

Se estiver na região de Itacaré, inclua no roteiro uma viagem ou mesmo um bate-volta até a Península de Maraú para desfrutar das lindas praias do local ou das Piscinas Naturais de Taipu de Fora. Estas ficam localizadas num trecho específico da praia – e famoso – bem próximo ao Bar das Meninas e ao Buda Bar.

A Península de Maraú fica na Costa do Dendê, ao sul da Bahia, entre Morro de São Paulo e Itacaré, a pouco mais de 100 Km de Ilhéus. São mais de 50 km de praias praticamente desertas o ano todo. As águas da Ponta do Mutá são banhadas pela Baía de Camamu e perfeitas para as crianças e praticantes de Stand Up Paddle, por serem bem mansas.

E se você estiver em Barra Grande, aproveite para fazer uma bela e encantadora caminhada. Vá pela direita (olhando para o mar) e percorra pela areia a Ponta do Mutá, a Praia de 3 Coqueiros, a Bombaça, chegando até Taipu de Fora.

Jericoacoara

Jericoacoara, no Ceará, nasceu como uma vila de pescadores. São duas versões diferentes sobre o nome do local. Uma diz que o nome vem do tupi-guarani e significa “buraco das tartarugas”, pois o local era muito escolhido por esses animais para a desova. Outros dizem que “Jericoacoara” significa “jacaré tomando sol”. Com o aumento do turismo, ela já perdeu parte de sua rusticidade, mas a beleza natural continua estonteante.

Não é à toa que Jeri é um dos pontos altos da Rota das Emoções – roteiro que leva o turista a conhecer lugares deslumbrantes desde os Lençóis Maranhenses, incluindo o Piauí e que pode começar – ou terminar em Jeri.

O clima pé na areia é só charme, ao mesmo tempo rústico e elegante. Jericoacoara oferece opções para quem quer mais glamour e também para quem quer curtir a simplicidade – cada uma das opções são experiências inesquecíveis, pode acreditar.

Muitos turistas estrangeiros se estabeleceram por lá, trazendo uma cultura gastronômica bastante diversificada – não se espante com a variedade de restaurantes que oferecem culinária internacional na região. Mas, se preferir a culinária local, saiba que a variedade de peixes fresquíssimos vai deixar a tarefa de escolher apenas um prato, muito difícil.

A Pedra Furada é a paisagem mais conhecida de Jeri. Pode ser acessada por uma agradável caminhada (cerca de 40 minutos), de bugue, ou até de charrete. Entre junho e julho, o sol se põe exatamente no meio da formação rochosa, um espetáculo a mais para quem estiver por lá nesse período.

Mas, claro que no verão o lugar é também espetacular: a paisagem muda sempre, de acordo com a maré. Para quem quer mais aventura, os ventos de Jeri são perfeitos para a prática de kitesurf e windsurf. Instrutores dão aulas para os turistas que querem experimentar a sensação de cada esporte, mesmo sem nunca tê-los praticado antes.

Andar de bugue é um passeio que não pode ser deixado de lado quando for a Jeri. O tour completo passa pela praia do Preá, pela Pedra Furada e por lagoas magníficas, formadas pela água da chuva. A mais famosa é a lagoa do Paraíso, com sua cor singular, que mistura azul claro e azul escuro; areias brancas e água transparente. Mas há ainda a Lagoa do Coração.

Apesar de ser um pouco menor, tem um formato único que atrai muito casais apaixonados. Praia ou lagoa, esportes ou descanso; chique ou rústico. Qualquer que seja seu estilo de viagem, você não pode abrir mão quando for a Jeri. E nem precisa preparar o bolso, porque ela é gratuita e acontece todos os dias, ao entardecer: o pôr do sol.

Em Jericoacoara, por causa da posição geográfica da vila, o sol se põe diretamente no mar, algo muito raro no Brasil. Ou seja; um espetáculo obrigatório, que ficará marcado para sempre na sua lembrança.

É tão lindo que todos os dias as pessoas se reúnem no fim da tarde na duna do pôr do sol para ver o espetáculo. Até casais recém-casados escolhem o lugar como cenário para fotos. Outros, aplaudem. Não é para menos: a beleza é deslumbrante.

Então, aproveite! Escolha seu destino, faça as malas com roupas de banho e muito protetor solar e aproveite o verão!

Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado.

A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.