Tempo de leitura: 2 minutos
Em uma jornada à Patagônia, está prometido contemplar verdadeiros espetáculos da natureza, em paisagens nevadas durante o período frio ou na fauna, flora, formas e cores que apresentam seu esplendor nos meses de verão.
Por falar nisso, a melhor época para estar lá, é entre os meses de outubro e março, quando o frio não é tão intenso e todos os parques ficam abertos para visitação.
Por serem duas Patagônias – argentina e chilena -, o território é vasto, os atributos são muitos, e por isso, reúne múltiplos atrativos que, de tão fascinantes, cativam inúmeros turistas do mundo todo. Os viajantes mais aventureiros buscam em toda a Patagônia, além, é claro, das belezas nativas, realizar trekkings e navegações pelos canais e lagos da região.
Neste artigo, daremos ênfase a uma das principais atrações de lá: o magnetismo do Glaciar Perito Moreno.
Glaciar Perito Moreno – a “Oitava Maravilha do Mundo”
Situado no Parque Nacional Los Glaciares, reserva natural declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, esta imponente geleira é considerada a maior do mundo em extensão horizontal – mais de 250 quilômetros quadrados de área.
Sua imensa massa de gelo azulada permite que se realizem sobre ele, pequenos trekkings e caminhadas, oferecendo interessantes opções de passeios aos viajantes que gostam de enfrentar grandes desafios.
Mas para quem busca apenas contemplar a beleza deste monumento natural, é possível fazê-la por passarelas que ficam bem próximas às paredes de gelo do glaciar. Ou ainda, por navegação, um passeio de barco que chega à beira dessas geleiras.
Outro espetáculo que este glaciar presenteia são os poderosos estrondos, quando partes de suas paredes se desprendem, caindo no lago. É impressionante!
Onde ficar?
Uma ótima dica para quem quer conhecer o Glaciar Perito Moreno é se hospedar em El Calafate: A pequena cidade da província de Santa Cruz que fica à beira do Lago Argentino, que por sua vez, está aos pés da Cordilheira do Andes; bem na fronteira com o Chile.
Esta cidade é bastante característica da região patagônica, predominando uma vegetação rasteira – lengas ou guindos – típicas de regiões onde o frio é rigoroso. Além disso, é uma das melhores regiões para avistar animais típicos como as raposas, os guanacos e huemul. El Calafate fica a cerca de 80 quilômetros do Parque Nacional Los Glaciares.
Quer conhecer mais?
Ainda há outros glaciares que fazem parte do parque: o Glaciar Upsala, o Glaciar Seco, o Glaciar Spegazzini e o Glaciar Viedma. Mas, a imensidão e o fácil acesso do Perito Moreno faz sua fama ganhar o Mundo. Este é o principal passeio quando você for visitar a Patagônia Argentina. Desfrute!
A Ambiental Turismo é especialista em Patagônia. Entre em contato conosco e programe sua viagem!