O Peru além de Machu Picchu (parte I)

Tempo de leitura: 5 minutos

Surpreenda-se com a variedade de destinos do país

Quando falamos sobre viajar ao Peru, quase que imediatamente, vem a imagem de Machu Picchu à nossa mente… A antiga cidade Inca virou, com muita justiça, sinônimo do turismo no país. Porém, o Peru é repleto de atrações diferentes e capazes de deixar qualquer um de queixo caído.

Na Ambiental Turismo, somos apaixonados por este país vizinho, viajamos há mais de 20 anos para lá e, ao longo deste tempo, fomos nos especializando em diversos roteiros, vendo tantas outras opções de viagem surgirem.

Sabemos bem que se é quase obrigatório ir ao Peru e conhecer Machu Picchu, também é um grande desperdício não estar em tantos outros lugares por lá.

O país, que tem se notabilizado como um dos principais destinos turísticos do Mundo, surpreende com seu vasto repertório histórico-cultural e uma diversidade de paisagens encantadoras e proporciona aos seus visitantes experiências múltiplas de contemplação, imersão na cultura de povos milenares, gastronomia e contato com cenários de magnitude única.

E para que você amplie sua lista de desejos de lugares para visitar no Peru, ao longo das próximas semanas, você verá aqui no blog uma série de materiais preparados pela Ambiental para ajudar você a aproveitar ao máximo as atrações peruanas!
Vem conosco!

Lima: a capital
O Peru além de Machu Picchu (parte I)

Lima é apenas o ponto de partida da jornada. Uma cidade que, além de estar entre as principais capitais gastronômicas da América Latina, preserva parte da história de seu país em sua arquitetura e patrimônios culturais, que podem ser aproveitados num city tour que une o colonial ao moderno.

Seu Centro Histórico recebeu o título de Patrimônio Cultural da UNESCO e entre seus destaques estão a imponente Plaza de Armas, grande representante da arquitetura colonial da cidade. A praça abriga, dentre outras construções, a Catedral de Lima, o Palácio do Governo e a Prefeitura da Cidade. Trata-se de um lugar importante para se aprofundar na história do país, principalmente do período da presença hispânica.

Já em Miraflores, distrito de destaque de Lima, bastante frequentado por quem a visita, você terá a chance de entender o lado mais moderno da capital, com grande variedade de hotéis, charmosos parques, jardins, lojas e bons restaurantes. E claro, contar com a recepção do povo peruano, com seu temperamento alegre, receptivo e orgulhoso de seu país.

Próxima parada: Reserva Nacional de Paracas (RNP)
O Peru além de Machu Picchu (parte I)

Apesar de bem próxima ao mar, a paisagem da Reserva Nacional de Paracas é, em parte, desértica. Com 335 mil hectares, esta Área Nacional Protegida (ANP) foi criada para preservar o ecossistema marinho do país e abrange, além de terra firme, grande parte do deserto de Paracas, ilhas e o mar.

São formações rochosas impressionantes, como La Catedral, que apesar do sério sofrimento causado pelo terremoto de agosto de 2007, ainda ostenta uma paisagem singular. A beleza natural da RNP se complementa com a boa oferta de restaurantes – como o Inti-mar onde é praticada a maricultura e onde se pode provar um delicioso ceviche.

A reserva é ideal para os amantes da observação de aves. Mas lá também se pode praticar trekking, pesca esportiva, mergulho, além de passeios em buggy e sandboard. A poucos quilômetros estão as cidades de Pisco – berço dos vinhedos peruanos e também a responsável por batizar a famosa bebida – e El Chaco, onde é possível realizar outras atividades, como a visita às Ilhas Ballestas.

Ilhas Ballestas
O Peru além de Machu Picchu (parte I)

Distantes meia hora de barco da costa, este conjunto de ilhas serve de refúgio para animais marinhos, como pinguins de Humboldt, lobos e leões marinhos, golfinhos e cerca de 7 milhões de aves, como pelicanos, gaivotas, piqueros, zarcillos e outras nativas da costa peruana.

A primeira parada é para observar o Candelabro, um enorme geoglifo de 150 metros de altura localizado em uma duna desenhado de forma parecida com as linhas de Nazca. A diferença é que no primeiro, as linhas possuem meio metro de profundidade, enquanto as demais possuem apenas 5 centímetros.

Especula-se que sua idade seja de cerca de 2,5 mil anos e que tenha sido feito pelos Paracas ou pelo povo de Nazca. A figura se mantém intacta até os dias atuais porque, com o passar do tempo, foi recoberta por uma estrutura cristalina que impede a ação das intempéries.

Não se esqueça de tomar um medicamento para evitar enjoos, pois o mar é agitado, e usar um agasalho corta-vento, boné ou chapéu para se proteger da sujeira das aves, já que o barco é aberto. Dica importante: O lado esquerdo da embarcação é o que rende fotos mais interessantes.

Esse é apenas o início dessa incrível viagem e veja quantos lugares incríveis você poderá conhecer. A Ambiental Turismo, operadora especialista em viagens de natureza, pensa em tudo para sua experiência ser especial e preparou roteiros com opções de hotéis e pousadas com ótimas condições nos pacotes de viagem. Se você apreciou o que leu, acompanhe nossas redes sociais para continuar conhecendo as atrações no Peru!

Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado. A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.