Tempo de leitura: 5 minutos
O fim do ano se aproxima e, além de celebrar todas as conquistas, é também o momento de checarmos se aquela lista de metas e objetivos traçados no fim do ano anterior foi cumprida. Nesta relação podem constar promessas de cuidarmos mais da saúde e de nós mesmos, de passarmos mais tempo com a família e os amigos e, claro, viajarmos mais.
Se os objetivos de 2018 não tiverem sido alcançados, não há problema. É o momento de refazer a lista, e se encher de ânimo para alcançá-los em 2019. Mas, se você conseguiu alcançar tudo o que desejava, uma coisa é certa: viajar pode continuar na lista, porque conhecer lugares novos ou revisitar os prediletos nunca é demais!
Quando o assunto são sonhos e projetos, nunca devemos desistir.
Então, que tal já começar a planejar a viagem que fará nas suas próximas férias? Para que ela aconteça, é necessária uma boa dose de planejamento, específico em cada área: descobrir quais são seus sonhos e ter um plano para transformar cada um deles em realidade é a chave do sucesso.
E se o que você quer, em 2019, é viajar e adquirir novas experiências, confira algumas dicas importantes para cumprir este objetivo tão prazeroso.
1- Escolha o destino
Embora seja óbvia, esta não é uma decisão simples e exige considerarmos muitas possibilidades. Quando o assunto é viajar, tudo é possível: realizar um safári na Namíbia; conhecer Nashville, Memphis e Nova Orleans; observar a aurora boreal, no Canadá; visitar todas as belezas que só a Rússia oferece; passear pela Guatemala, pelo Nepal ou, ainda, descobrir paraísos escondidos e pouco explorados no Brasil são algumas das inúmeras possibilidades de viagem que você pode fazer sozinho, com a família ou com um grupo de amigos. É a partir da escolha do destino que todas as outras decisões e providências serão tomadas.
2- Defina a data
Canadá – Aurora BorealJunto com o destino, é fundamental que sejam definidas também as datas de embarque e de retorno, para aproveitar ao máximo a viagem, sem que o clima atrapalhe e para que você já reserve o período na sua agenda. Você não vai querer ficar preso no hotel em plena nevasca no Nepal, viajar ao Canadá para observar a aurora boreal e não ver nem sinal do espetáculo ou, ainda, perder a principal atração de sua viagem porque chegou na época errada, certo?
3- Guarde dinheiro
Escolha uma boa aplicação, que tenha a ver com seu perfil de investidor. Para viajar, é necessária uma reserva, um planejamento financeiro que vai além do pagamento do pacote. Considere ter dinheiro para passeios extras, entradas em atrações, comprinhas e, claro, explorar a gastronomia e a vida noturna do local onde se pretende ir.
4- Use celulares e aplicativos
Quando o assunto é viajar, existem diversos aplicativos que podem ser úteis, desde a escolha da playlist, passando por apps que ajudam a controlar despesas, guias e mapas. Mas, atenção: sempre teste todos antes para evitar riscos de falhas.
5- Pesquise muito
Pesquise tudo o que for possível sobre o destino e os arredores do local da hospedagem. Cheque também a voltagem elétrica do local e certifique-se de levar utensílios bivolt. Outro ponto importante é verificar os costumes e a cultura locais para evitar possíveis gafes e incidentes.
6- Cheque a documentação
O passaporte e o visto ainda estão válidos ou precisa ser renovados? O RG está dentro do prazo de validade de 10 anos? Como está a carteirinha de vacina? É fundamental que estes documentos estejam em dia para evitar surpresas desagradáveis na hora de embarcar ou, até mesmo, na chegada ao destino. Outro ponto fundamental é que crianças que vão embarcar com apenas um dos pais devem contar com a autorização daquele que não estiver junto.
7- Cheque suas condições de saúde
Quando se viaja de carro, é fundamental fazer uma revisão do automóvel para evitar surpresas na estrada, certo? Com a saúde é a mesma coisa! Se possível, faça um check-up antes de viajar para garantir que suas condições físicas estejam em dia. Pesquise se o destino escolhido não exige condições físicas acima das que você é capaz, se o período da viagem é muito quente ou muito frio.
8- Conte sempre com o apoio da Ambiental
Por mais que haja aplicativos e sites para pesquisas e reserva de passagens e de hospedagens, empresas como a Ambiental Turismo têm expertise na montagem de roteiros, na busca por melhores hospedagens e passeios. Vale a pena consultar quem conhece os destinos para aproveitar ao máximo seu tempo viajando.
Até mesmo porque, nem sempre temos tempo de tomar todos os cuidados que são importantes em uma viagem. Não vale a pena deixar de viajar por falta de tempo para o planejamento ou viajar com pouca informação.
Assim, sua viagem será prazerosa e tranquila, como você deseja e merece!
Com estas oito dicas, inclua agora mesmo as viagens na sua lista de metas e objetivos para 2019 e deixe-a bem à vista para que você não se esqueça do que prometeu a si mesmo. No mais, é desfrutar a vida da melhor maneira possível.
Feliz ano novo e boas viagens!