Mês dos Namorados: três viagens românticas para fazer com seu amor

Tempo de leitura: 5 minutos

Tem casal que não dispensa uma bela praia; há aqueles que amam uma caminhada na natureza; ou ainda, quem prefere curtir o frio aconchegante e conhecer novos sabores enquanto aprecia um bom vinho ao lado da melhor companhia.

Seja qual for o perfil, junho é o Mês dos Namorados e, para celebrar o amor, nós, da Ambiental, separamos três destinos para você e seu amor irem juntinhos.

Fernando de Noronha

Mês dos Namorados: três viagens românticas para fazer com seu amor

Areias douradas e um mar que alterna seus tons entre um azul turquesa e verde esmeralda. Tombado pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, é um destino de sonho ideal para casais apaixonados e que guarda inúmeras surpresas tanto para quem fica na superfície quanto para quem se aventura em um mergulho.

Ali estão duas das praias consideradas mais bonitas do Brasil: a Baía do Sancho – também considerada mais de uma vez como a mais bonita do mundo, segundo usuários do TripAdvisor –, Baía dos Porcos e do Leão, sem contar com o famoso cartão-postal: o Morro Dois Irmãos.

Em Noronha, é possível fazer trilhas a pé ou de bike, além de passeios de barco e bugue para conhecer praias quase desertas ou ainda observar as manobras dos golfinhos rotadores – que têm a maior população mundial vivendo ali.

Outro ponto que não pode ficar de fora do roteiro é o mergulho com cilindro, já que Noronha é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática. Mas, quem não se aventura tanto assim, basta uma máscara e um snorkel para se divertir e se encantar com as belezas escondidas nas piscinas naturais do Atalaia. Além da grande população de pequenos peixes, corais coloridos, é possível encontrar tartarugas, arraias e até pequenos tubarões.

Para saber um pouco mais sobre a vida natural do lugar, não deixe de participar de uma das palestras do Projeto Tamar e passeie pela charmosa Vila dos Remédios, cheia de fortalezas, construções históricas e muitos restaurantes e bistrôs com culinária deliciosa. E se quiser um pouco mais de diversão, não perca o forró no Bar do Cachorro e aproveite que ali faz calor, mesmo em junho.

Serra da Canastra

Mês dos Namorados: três viagens românticas para fazer com seu amor

Este santuário ecológico no sudoeste de Minas Gerais guarda inúmeras surpresas aos seus visitantes e é preservado, principalmente, pelo Parque Nacional da Serra da Canastra. É ali que nasce o Rio São Francisco, um dos mais importantes rios brasileiros. Logo após sua nascente, já encontramos sua primeira grande queda: a Casca D’Anta, com quase 200 metros. É o lugar ideal para quem ama natureza e não dispensa relaxar tomando banho em deliciosas piscinas naturais.

Mas, não apenas isso. Ao longo de sua extensão, a paisagem se alterna entre campos cheios de delicadas flores, cerrado e Mata Atlântica, onde vivem espécies ameaçadas de extinção: tamanduá-bandeira, lobo-guará, tatu-canastra e pato mergulhão.

O queijo canastra, é uma atração à parte da região. Produzido de forma artesanal há mais de duzentos anos, usando leite cru, esta iguaria é considerada um “primo distante” do queijo Serra da Estrela, de Portugal. A receita foi trazida pelos imigrantes da época do Ciclo do Ouro, mas o clima, a altitude, os pastos e as águas da região conferem a este queijo um sabor único: forte, denso e encorpado. Desde maio de 2008, é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A região conta com cerca de 800 produtores que, juntos, produzem cerca de 576 toneladas de queijo por ano. No Café Canastra Velha, em São Roque de Minas, você e seu amor poderão degustar os melhores queijos da região e ótimas cachaças produzidas no estado, além de pão de queijo e outras delícias. Não perca também a oportunidade de visitar alguns dos produtores e “trocar um dedinho de prosa”.

Mendoza

Mês dos Namorados: três viagens românticas para fazer com seu amor

Localizada no coração da Argentina, Mendoza tem vinhos de excelente qualidade graças à combinação de clima seco e qualidade do solo. Uvas como Malbec, Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Chardonnay tornaram o vinho argentino um produto apreciado em todo o mundo. Ao todo, ali há cerca de 1,2 mil bodegas responsáveis por 70% do total da produção da bebida no país.130 vinícolas estão abertas à visitação, o que é um verdadeiro parque de diversões para os apreciadores. Muitas dessas vinícolas também contam com um museu onde se pode conhecer um pouco da história vinífera do local.

Para quem busca um clima mais intimista e romântico, vale a pena fugir do centro da cidade e se hospedar em uma vinícola, principalmente aquelas localizadas no Valle de Uco. Um dos destaques locais é a Casa de Huéspedes Finca La Azul que, além da charmosa pousada, reúne também a vinícola e um restaurante muito elogiado, cujo menu do jantar muda a cada dia.

Não perca as visitações guiadas às vinícolas para conhecer o processo de elaboração do vinho e, claro, as harmonizações com os sabores típicos da culinária regional. Há opções excelentes!

Mês dos Namorados: três viagens românticas para fazer com seu amor

Fora dos circuitos das vinícolas, o centro de Mendoza está repleto de bons restaurantes e uma avenida cujos bares são o ponto alto: a Arístides Villanueva e seu agito. Para uma noite mais que especial, uma boa dica é o Azafrán, que possui uma cozinha de alto nível e um convidativo clima informal. É possível escolher entre o menu-degustação com harmonização (chamada maridaje, em espanhol) elaborada pelo sommelier, ou pedir à la carte e provar alguns dos bons rótulos ali. O cardápio clássico tem toques como o sal de azeitonas sobre o carpaccio de vitela, e os crocantes de queijo que acrescentam deliciosos toques de textura ao risoto de cogumelos.

Com estes três destinos diferentes, não há desculpa para não celebrar o amor em grande estilo e na melhor companhia, seja Dia dos Namorados ou não.