Tempo de leitura: 5 minutos
O estado do Tocantins é o mais novo do país e abriga um dos recém-descobertos destinos de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil.
Apesar de ser um “jovem destino turístico”, a beleza natural do Jalapão e o espírito de aventura que cerca a região levou o lugar a ser escolhido como locação do reality show Survivor, da rede americana de televisão CBS, e também como cenário da novela “O Outro Lado do Paraíso”, da Rede Globo.
De lá vem o típico artesanato feito em capim dourado que também conquistou o Brasil e o Mundo nos últimos anos.
Clientes da Ambiental já têm a oportunidade de conhecer o Jalapão desde bem antes de a região ser esta potência do turismo. A Ambiental é uma das empresas pioneiras na realização de pacotes especiais para este destino, muito antes das gravações desses programas televisivos.
As Cachoeiras
Com formato de ferradura e alimentada pelo Rio Novo, a Cachoeira da Velha é a maior e mais famosa. Somadas, as duas quedas têm cerca de 100 metros de largura e 15 de altura e não é aberta para banhos. Mas, perto dali está a Prainha do Rio Novo, um dos mais puros do mundo.
Por conta de sua piscina natural, com águas azul-esverdeadas, e localizada a 36 quilômetros de Mateiros, a Cachoeira do Formiga é uma das mais bonitas. Já nas Cachoeiras do Soninho não é possível nadar, por conta do grande volume de água.
Mas, poucos metros acima, o Rio do Sono forma piscinas naturais que convidam ao mergulho. Também vale a visita ao Cânion Sussuapara, uma fenda de 12 metros de altura aberta pela água, a cerca de 12 quilômetros de Ponte Alta, com um córrego e uma pequena cascata.
Fervedouros
Outra atração são os fervedouros do Jalapão, onde a água brota com tanta pressão do chão que não deixa ninguém afundar. Um dos mais famosos é o Fervedouro do Ceiça, em Mateiros, que limita o banho a dez visitantes por vez e permanência de 20 minutos. O Fervedouro do Rio Sono é um dos mais bonitos da região. E, em São Félix do Tocantins, está o Fervedouro Bela Vista, com águas muito azuis.
Mirantes
No Jalapão, os mirantes ajudam o turista a observar a paisagem até onde a vista alcança. É o caso do Mirante da Serra do Espírito Santo, a cerca de 30 quilômetros de Mateiros. A trilha até o topo tem oito quilômetros entre ida e volta e os melhores horários são logo cedo ou fim da tarde, para assistir ao nascer ou pôr do sol.
Bem perto, a erosão das rochas pela água e vento deram origem às famosas dunas do Jalapão. O vento também esculpiu grandes buracos na Pedra Furada, a 30 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, onde é possível assistir ao poente através de um dos buracos, uma moldura natural de encher os olhos.
Quando ir e onde ficar?
É possível visitar o Jalapão em qualquer época do ano, mas entre maio e setembro, é a época mais indicada por ser a estação seca. Entre outubro e abril, apesar da temperatura mais amena, as águas ficam menos cristalinas em épocas de chuva e é mais difícil acompanhar os pores do sol.
Para não fugir do clima de aventura, uma dica é ficar no Safari Camp, que oferece várias opções de atividades próximas ao rio, proporcionando experiências únicas e autênticas aos viajantes. Paisagens maravilhosas serão admiradas de cima do mirante de um Overlands 4×4, veículo apropriado e equipado para desbravar as estradas acidentadas do Jalapão.
O passeio com o Overlands será propício para conhecer as dunas, visitar povoados da região, conhecer cachoeiras e muitos outros encantos do Tocantins. E, para colocar ainda mais emoção à sua viagem, desfrute da canoagem pelo Rio Novo, enfrentando corredeiras divertidas; ou ainda, realize um trekking para a Serra do Espírito Santo, contemplando, ao final, um pôr de sol estonteante.
Além disso, esse safári oferece tendas com conforto de hotel, sanitários e pias dentro das tendas, camas com jogo de cama completo, além de barracas com chuveiros solares e barraca cozinha equipada com gerador de energia, mesas e cadeiras, unindo aventura e conforto à beira do Rio Novo.
Uma outra opção para quem gosta de adrenalina é fazer um rafting especial pelo Rio Novo que marca o roteiro da sua viagem com corredeiras bastante desafiadoras e incríveis visuais para as chapadas e praias de areia fina. Esse passeio será completo, com a possibilidade de acampar à beira do rio, em uma autêntica experiência de imersão na natureza.
O ponto máximo desse rafting é chegar à Cachoeira da Velha, onde é possível fazer uma travessia estratégica com o bote, para a ilha central abaixo da cachoeira, chegando a uma incrível caverna que fica atrás da cortina de águas. Uma surpresa oferecida apenas a quem se entrega a esta expedição pelo Jalapão. E para finalizar, o rafting termina com seu momento mais repleto de emoções em 1,5 quilômetros de aventuras por corredeiras com maior nível de dificuldade e com uma sensação indescritível.
Conte com a Ambiental Turismo no planejamento de sua viagem. Somos uma operadora especialista em viagens de natureza e temos opções incríveis para o Jalapão, com pousadas com ótimas condições, pensando em como você pode aproveitar o máximo da sua experiência.