Tempo de leitura: 3 minutos
Quando você pensa em África, que animais vêm à cabeça? Provavelmente a resposta será um dos Big Five, ou o conjunto deles: elefantes, leões, leopardos, rinocerontes e búfalos. Mas a verdade é que a variedade de espécies no continente africano vai muito além disso, atraindo turistas de todos os cantos do mundo e surpreendendo quem vai até lá para conhecer os encantos da natureza exuberante.
As várias espécies de aves, por exemplo, são um espetáculo à parte. Tanto que o premiado escritor moçambicano Mia Couto escreveu um livro chamado O Último Voo do Flamingo, uma espécie presente em várias regiões do continente. Outra ave de rara beleza é o grou-coroado.
Com sua plumagem branca e cinzenta, como a maioria dos grous, essa ave, conhecida também como ganga e grou-real, é tida como a mais bonita da espécie e uma das mais belas do mundo.
Os grous-coroados são considerados sagrados pela tribo Watusi e suas plumas são usadas por tribos africanas em rituais matrimoniais.
Ostentando uma crista amarela no topo cabeça, formada por finas penas que se tornam douradas quando são iluminadas pelos raios do sol, o grou-coroado impressiona por sua elegância.
E não são apenas o seu porte e suas cores que o tornam uma ave inesquecível: o grito estridente do grou-coroado é uma de suas marcas registradas. Seu som pode ser ouvido a grandes distâncias, principalmente quando se empoleiram em bandos. É comum ouvir o grito de macho e fêmea juntos, quando voam de uma árvore para outra.
Parceria para toda a vida
Os grous-coroados são monogâmicos e seus pares se formam para toda a vida. Para conquistar os parceiros, os grous-coroados executam um verdadeiro balé. Sobem e descem num bater de asas suave, exibindo todo o seu colorido. Dão pequenos saltos no ar, correm, rodeiam o pretendido e balançam a cabeça exibindo a graciosa coroa. E continuam esse balé movimentando o pescoço elegantemente, ao mesmo tempo em que ambos olham um nos olhos do outro. Tocam os bicos, emitindo sons característicos, e retomam a dança.
Depois da conquista, constroem os ninhos com grama e junco, no formato de um de cone, onde a fêmea põe de dois a três grandes ovos azul-esverdeados. A divisão de tarefas também faz parte dessa parceria. Macho e a fêmea se revezam para chocar os ovos e, após nascerem os filhotes, eles são alimentados e protegidos por ambos.
A espécie pode ser vista em pântanos e áreas alagadas de diversos países africanos. O Parque Nacional de Amboseli, no Quênia, é um dos lugares onde se pode ver de perto um grou-coroado. Os habitantes da região acreditam que a ave consegue avisar quando a chuva se aproxima. É considerado símbolo nacional de Uganda, que tem em sua bandeira um brasão com a imagem da ave e também pode ser encontrado no norte da Namíbia. Já na África do Sul, os casais de grou-coroado que existem agrupam-se no pântano da Reserva Umgeni Vlei. Em 2013, a região foi protegida pelo governo, para garantir que o alagado pudesse preservar os animais que vivem ali.
Como o grou-coroado está espalhado por diversas regiões africanas, consulte sempre onde encontrar esse belíssimo pássaro na sua próxima viagem e se, houver possibilidade, vale a pena incluí-lo na sua lista de pontos a visitar.
Contemple a natureza em experiências autênticas e sofisticadas, VIAJE AMBIENTAL TURISMO! Entre em contato conosco, e conheça nosso atendimento personalizado.
A Ambiental realiza, há mais de 30 anos, viagens voltadas à interação sustentável com a natureza, além de experiências de imersões culturais. Contamos sempre com guias altamente especializados e desenhamos roteiros para você aproveitar da melhor maneira o tempo em que estiver viajando. Não viaje sem antes nos consultar.