Dicas para tornar o smartphone um aliado na sua viagem

Tempo de leitura: 7 minutos

O precursor do que conhecemos hoje como smartphone (os telefones inteligentes),
foi o Simon,criado no início dos anos 1990, pela IBM. O aparelho vinha equipado com calendário,
fuso-horário mundial, agenda e recebimento de e-mails.

Em um curto período de tempo de poucas décadas, a evolução tecnológica vertiginosa
permitiu que os smartphones contivessem um número sem fim de funções, que antes eram separadas em vários aparelhos, como câmera fotográfica e gps, e outras mais.

O resultado é que os smartphones são presença constantes, em muitos casos até
exageradas, em nossas vidas em todos os momentos.

Como isso não é diferente em viagens, neste post, nós da Ambiental selecionamos algumas dicas importantes para fazer de seu smartphone o melhor aliado possível em uma viagem. Mesmo quem tem um celular básico ainda consegue usar aplicativos úteis.

Confira:

1- Antes de viajar: Limpeza e armazenamento do celular

 Dicas para tornar o smartphone um aliado na sua viagem

Quem viaja, sempre quer tirar fotos e registrar os bons momentos. Mas, para evitar o
transtorno de descobrir que a memória está cheia e não comporta mais nenhuma foto, uma boa solução é, antes de viajar, selecionar todas as fotos e vídeos que se deseja guardar e armazená-los em nuvem.

No caso do iPhone, pode-se usar o iCloud. Já quem usa Android tem como opções o Google Fotos ou o Google Drive, que já vêm instalados no smartphone. As vantagens de colocar fotos e vídeos na nuvem vão além de liberar espaço no celular. Nas nuvens, elas ficarão organizadas e com datas, horários e localização geográfica registradas.

Uma sugestão: Você pode remover os apps que não serão úteis durante a viagem. Se
você for viajar para a Serra da Capivara, você não precisa de um aplicativo para pedir comida, ou uma loja virtual de calçados femininos. Além de consumir espaço de armazenamento, eles podem enviar notificações que consomem bateria e também dados. Na volta da viagem você pode instalar novamente. Considere comprar um cartão de memória. A memória interna da maioria dos celulares não é suficiente para dividir entre apps, fotos e vídeos. Verifique se a câmera está configurada para tirar fotos e vídeos na melhor resolução.

2- Durante a viagem: Tenha um celular sempre carregado


Quanto mais apps instalados, maior consumo de bateria. Se você realmente precisa de muitos apps instalados, sempre tenha um carregador de tomada ou um carregador portátil. Também chamados de power bank, funcionam como uma bateria extra e servem para celulares, tablets ou smartphones.

E para recarregá-los é muito fácil: basta ligá-los diretamente à tomada ou via cabo
USB a um notebook, PC ou tablet também ligado à tomada. Uma dica ótima é que já existem carregadores portáteis que utilizam a energia solar para obter a energia armazenada.

Outras dicas:

  • Diminuir o brilho da tela do celular
  • Ative WI-FI e Bluetooth só quando precisar
  • Se a bateria estiver quase acabando, ligue o modo avião e ative o modo de economia de energia do celular.

3- Proteja seu celular. Não abra mão de uma capa à prova d’água

Celular, definitivamente, é algo que não combina com água. E se você pretende mergulhar
em Abrolhos, visitar os aquários naturais de Bonito, conhecer as inúmeras cachoeiras da
Serra da Canastra ou fazer qualquer outro passeio que tem como atração principal a água, a dica é investir em uma capinha impermeável, que também protege o aparelho de poeira, resíduos sólidos, arranhões e quedas, sem atrapalhar a função touch. Algumas permitem fotografar debaixo da água, o que costuma gerar lindas fotos.

Há alguns apps que poderão ser muito úteis durante a viagem, dependendo do destino:
Conversores de moeda, mapas, tradutores e editores de foto e diário de viagem. Para diversão: Na Chapada dos Veadeiros por exemplo, você pode ver as constelações com aplicativos de astronomia, ou usar um aplicativo para trekking.

4- Como realizar ligações e ter acesso à internet em viagens internacionais

 Dicas para tornar o smartphone um aliado na sua viagem

Para garantir o melhor uso possível de seu celular durante uma viagem internacional, fique atento

para algumas dicas:

  • Solicite à operadora a habilitação do roaming internacional: neste caso,
    você poderá receber e fazer ligações usando seu número original, mas este serviço tem custos diferenciados em cada operadora. Para evitar uma conta de telefone muito alta, lembre-se sempre de usar as redes de wifi disponíveis, desligue os dados móveis e só ligue novamente em locais que não ofereçam acesso gratuito à internet.
  • Compre um chip local pré-pago: é uma facilidade que permite fazer ligações locais
    e acessar a internet. O inconveniente é que o número do celular muda e, com o chip
    pré-pago, não há possibilidade de fazer ligações internacionais. Mas, neste caso, você pode contar com a ajuda dos aplicativos de mensagens instantâneas como Skype, WhatsApp e Telegram.
  • Adquira um chip internacional: é uma excelente alternativa se a viagem incluir
    mais de um país.
    Desta forma, não há necessidade de adquirir um chip para cada destino. O chip
    pode ser adquirido pela internet e é possível habilitar ligações e internet.

5- Medidas para proteger seu celular contra furtos e roubos
 Dicas para tornar o smartphone um aliado na sua viagem

Perder o celular ou ser vítima de furto ou roubo durante uma viagem é um tremendo
transtorno e ninguém está a salvo disso. Para minimizar o problema, listamos algumas providências
que devem ser tomadas:

> Antes de viajar ative o “Encontre meu telefone”: esta função faz com que, em caso de perdas, furtos ou roubos, seja possível localizar o celular com a ajuda do GPS instalado no equipamento. Veja como:

  1. iPhone: vá para Configurações, toque no seu nome no topo da lista, depois clique em iCloud e procure por “Buscar iPhone” para confirmar se o aparelho está ativado. Não esqueça também de ativar “Enviar Última Localização”. Esta será enviada para o iCloud sempre que a bateria estiver extremamente baixa.
  2. Android: ative o recurso “Encontrar meu Dispositivo” nas Configurações, no item Segurança e Localização. Você pode verificar se está funcionando na página Encontrar seu Telefone em sua conta do Google.

> Entre em contato com a operadora: basta ligar e informar seus dados e solicitar a suspensão do serviço. Isto impedirá que qualquer outra pessoa use seu telefone e acumule cobranças de dados pelas quais você poderá ser responsável. Verifique com sua operadora um número para o qual possa ligar estando fora do país e que não seja aquela espécie de linha direta que você liga do seu próprio aparelho e que, geralmente começa com um *.

> Verifique se seu celular possui seguro: muitos se preocupam com o seguro viagem, mas acabam se esquecendo de que também é possível contratar uma apólice que ofereça cobertura específica para este tipo de aparelho. Verifique se sua operadora oferece este serviço ou contrate uma seguradora. Desta forma, se o celular for perdido, roubado ou sofrer danos, poderá ser feita a substituição ou o reembolso no caso de um conserto.

> Faça um boletim de ocorrência: se for vítima de roubo, é importante fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia. Este documento é importante e pode ser solicitado pela operadora e evita fraudes.

Com base nestas dicas simples, você vai aproveitar muito mais seu smartphone na sua próxima viagem. Agora, basta escolher o destino!

Ah!!! Tem dicas para compartilhar com a gente? Você tem aquela foto linda feita com um celular nas suas viagens anteriores? Compartilha com a gente!