Dicas e destinos fascinantes para viajar com as amigas

Tempo de leitura: 7 minutos

Pesquisa realizada em 2017 pelo Ministério do Turismo, no Brasil, apontou que 21,2% das entrevistadas tinham intenção de viajar nos próximos seis meses, e 17,8% delas, pretendiam viajar sozinhas, um número que só cresce a cada ano.

 

Empoderamento. Mais que uma palavra da moda, empoderar significa ter domínio de si mesma e de suas atitudes. O assunto está cada vez mais em voga tanto na mídia, quanto na sociedade, passando por iniciativas que visam contribuir para a emancipação e o lugar da mulher atual.

Algumas atitudes traduzem esse desejo de empoderamento e independência do público feminino, e uma delas pode ser o fato de arrumar as malas e desbravar o mundo.

Independente de ainda haver muita reticência no quesito “viajar sozinha”, pelo natural medo da insegurança, existem muitas formas de vencer o desafio de experienciar os destinos mais incríveis do mundo, sozinhas ou com as amigas.

 Dicas e destinos fascinantes para viajar com as amigas

Uma das formas de superar tais desafios e favorecer o protagonismo da mulher, é a formação de grupos de amigas que partilham dos mesmos ideais em conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo, coisa que não era comum nas gerações passadas. Em grupo, a segurança aumenta!

Outra sugestão é escolher destinos fascinantes, porém seguros para você viajar com suas melhores amigas. Aqui temos mais algumas dicas para essa viagem ser perfeita!

Pesquisa e planejamento: É imprescindível que realize uma pesquisa antecipada sobre os destinos que o grupo gostaria de conhecer. A tecnologia da Internet favorece isto com muitas informações sobre os melhores atrativos, os trajetos, os horários dos estabelecimentos e para caminhar pelas ruas ou mesmo utilizar um transporte, seja público ou privado; conhecer a cultura local para que se respeitem algumas regras do lugar, caso seja uma viagem internacional, por exemplo.

Dicas rápidas: Estas dicas são valiosas!

  • Antes de viajar, deixe seus familiares ou amigos informados sobre o local e roteiro da sua viagem;
  • Busque hospedagem com boa avaliação ou indicação;
  • Mesmo em grupo de mulheres, evitem andar em lugares escuros e ruas desertas à noite;
  • Evite sair nas ruas com pertences caros ou chamativos como joias, câmeras fotográficas grandes, bolsas ou mochilas grandes, notebooks, etc;
  • Ideal utilizar aquelas bolsinhas pequenas que ficam por dentro da roupa com apenas o essencial como documentos – nunca esqueça deles – dinheiro e celular;
  • Caso se percam na rua, busquem ajuda em estabelecimentos como restaurantes ou lojas;

Agências de viagens: Optar por viagens feitas com operadoras e agências de turismo, além da segurança por estarem sempre acompanhadas de guias, ainda têm a regalia de toda a organização ser realizada pela empresa especialista em viagens. A operadora cuidará das passagens – rodoviária ou aérea -, da hospedagem, passeios, transporte, seguro viagem, dicas de lojas, restaurantes e outras, além da assistência em caso de alguma inconveniência ao longo da jornada.

Dicas de destinos mais seguros para as mulheres: Alguns destinos são considerados mais seguros, dentro das medidas de precauções que as mulheres já realizam em suas próprias cidades de moradia. Veja alguns:

1- Jericoacoara, um pedaço do paraíso na Terra

Jericoacoara, também conhecido como Jeri, um município do extremo norte do Ceará, a 300 quilômetros da capital, Fortaleza, é um pequeno pedaço do paraíso na Terra, de beleza estonteante, enfeitado de jangadas aportadas ao redor. Ali, é um dos raros locais no país onde o sol nasce e se põe no oceano, e o lugar preferido para assistir a estes espetáculos, são as dunas que, observadas de longe, ganham coloração diferente ao longo do dia, conforme a luz do sol.

Para quem quer fugir do agito das grandes cidades, é o refúgio ideal para curtir uma tranquila estada com os pés na areia, de preferência, acompanhada das amigas.

Dicas e destinos fascinantes para viajar com as amigas

 

Entre as principais atrações estão a Pedra Furada, uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao espetáculo do pôr do sol no interior do buraco da pedra.

Além das praias, há também as Lagoas Azul e do Paraíso, atrativos à parte que se comparam ao Caribe. Ali, é possível praticar kitesurf, windsurf e stand up paddle. Indispensável e imperdível também é o passeio de buggy pelas dunas.

2- Costa Rica: natureza pulsante

O slogan dessa nação é uma amostra do que é possível encontrar ali: “pura vida”. Não à toa, este país da América Central, banhado pelo Mar do Caribe de um lado, e pelo Oceano Pacífico do outro, guarda cenários exuberantes em que boa parte do seu território é ocupada por florestas tropicais repletas de espécies animais e vegetais raras e únicas, que fazem com que o local tenha um dos maiores índices de biodiversidade do mundo.

Viajar para a Costa Rica é poder observar a natureza em seu estado mais selvagem. Prepare-se para muita contemplação de uma vegetação densa, aromas frutíferos e animais típicos como araras, papagaios e bugios. As cachoeiras e cascatas lindíssimas podem ser observadas do alto das famosas pontes suspensas. Também será uma emoção hospedar-se aos pés dos maiores atrativos da Costa Rica, os vulcões, dos quais sete estão ativos.

Dicas e destinos fascinantes para viajar com as amigas

 

Outra boa aventura para se fazer em grupo é percorrer o país, de costa a costa, de carro. Apenas 120 quilômetros separam as costas dos oceanos Pacífico e Atlântico, que somam cerca de 1,2 mil quilômetros de praias, costões rochosos e manguezais. Entre os dois litorais, uma coluna de cordilheiras. Assim, dá para acordar e tomar café à beira do mar caribenho e, de lá, partir para as praias do Pacífico, como Tamarindo, uma das mais conhecidas e exploradas do país, e ainda chegar a tempo de ver o pôr do sol, relaxando com os pés na areia.

3- Canadá

O Canadá figura na lista de um dos países mais seguros para mulheres viajarem sozinhas ou em grupo. Além da população ser conhecida por sua extrema cordialidade, ou friendly, no idioma local, as cidades são muito seguras, bem estruturadas e cosmopolitas, como Toronto, Vancouver ou Montreal, que merecem ser visitadas.

Mas, não para por aí. Há ainda, muita beleza natural a ser vista, como os picos nevados, florestas centenárias, campos e lagos, muitos lagos. Impossível esquecer do esplendor das Cataratas do Niágara e o Farewell Harbour, lugar para observação da vida selvagem e marinha, se encantando com as Baleias Jubarte e Orcas. Ou seja, a natureza é o que compõem a alma deste destino feito sob medida para todos os estilos de mulheres viajantes!

Entre tantas outras belezas, o Canadá ainda presenteia as viajantes com a fascinante Aurora Boreal, vista da Província de Yukon, localizada mais ao norte do país. Ali é possível desfrutar uma infinidade de passeios na neve para observação da fauna e flora local, além de aproveitar uma volta de trenó puxado por huskies.

Dicas e destinos fascinantes para viajar com as amigas

 

A Ambiental vê com muita alegria a oportunidade das mulheres viajarem pelo mundo com autonomia, e oferece essa experiência organizando muitas viagens de grupos de amigas. Se viajar é trocar a roupa da alma, por que não fazer isso várias e várias vezes?