Tempo de leitura: 5 minutos
Não é por acaso que a Rota das Emoções tem esse nome. As belezas e atrações deste roteiro, que passa por Maranhão, Piauí e Ceará, estão entre os mais prazerosos e fantásticos passeios que você pode encontrar no Brasil. Impossível não se emocionar com tanta beleza, interação, hospitalidade e sabores. Para você começar a se inspirar, separamos 10 motivos que vão inspirar você a começar planejar sua viagem.
1. Pôr do sol em Jericoacoara

A localização de Jeri, no extremo norte do Estado, proporciona um pôr do sol sobre as águas do mar, algo que não acontece em outras partes do litoral brasileiro, e por isso a paisagem se torna tão atrativo e fascinante. Até o sol é diferente em Jericoacoara, no Ceará. O lugar mais conhecido para se admirar o astro rei se pondo é nas dunas de Jeri. É ideal chegar cedo, por volta das 17h, para garantir lugar, pois o espetáculo é bem disputado por todos os viajantes (imagine a beleza!). Mesmo fora das dunas, ou quando o sol estiver meio tímido, o pôr do sol ainda é um programa obrigatório por lá.
2. Lagoa do Paraíso

Nome mais apropriado não há! Essa lagoa, com águas claras e repleta de redes, está entre os símbolos de Jericoacoara e é imperdível nesse roteiro. O visual é estonteante! Deitar em suas águas é tão relaxante que dá vontade de ficar o dia inteiro lá só olhando a vida passar. O passeio é um dos mais populares de Jeri, sendo feito de buggy, passando por vários cantinhos fotogênicos como a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça. Na Lagoa do Paraíso há vários restaurantes e bares com uma ótima estrutura, além de aluguel de caiaques e stand up paddle. Quando estiver por lá, aproveite para conhecer a Lagoa Azul, que é vizinha da Lagoa do Paraíso e oferece uma estrutura bem parecida. Depois de visitar as duas, escolha a sua preferida!
3. Praias de Camocim
Nas praias de Camocim a natureza mostra seus encantos! A centenária cidade é o último município do litoral oeste do Ceará. Seus casarões, datados de XIX, conservam um pouco do apogeu desse antigo ponto cearense. Entre as diversas opções de praias, a Praia de Maceió é um verdadeiro espetáculo. Além dela, a região abriga a praia Barra dos Remédios, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, onde há dunas e o encontro da água do rio com o mar.
4. Passeio pelo delta do Parnaíba

O terceiro maior delta do mundo (só perde para o Delta do Rio Nilo, no Egito; e do Rio Mekong, no Vietnã) e o único em mar aberto das Américas é o Delta do Parnaíba, no Piauí – um dos pontos altos da Rota das Emoções e um passeio inesquecível. É impossível não se encantar com as paisagens do Delta, que fica bem na divisa entre o Piauí e o Maranhão. São mais de 80 ilhas formadas, além das enormes dunas encontradas nas maiores delas. Para encerrar com chave de ouro, o passeio oferece de brinde uma revoada de Guarás, algo tão lindo e único que rende um novo tópico.
5. Dormitório dos guarás
Um dos momentos mais emocionantes da Rota das Emoções é ver o dormitório dos Guarás no Delta do Parnaíba. Todos os dias, por volta das cinco da tarde, os guarás voam para o seu refúgio noturno, vindo de diferentes direções, se juntando em uma revoada espetacular. Enquanto isso, dezenas de barquinhos com turistas observam o fenômeno em silêncio absoluto, curtindo o voo sublime das aves avermelhadas. Sobre esse avermelhado, por sinal, durante o passeio, os turistas ficam sabendo que os guarás nascem pretos e que de tanto comer caranguejos eles adquirem essa coloração avermelhada. De volta à revoada, impossível não se emocionar com esse espetáculo.
6. Rio Preguiças

Chegando no Maranhão, o Rio Preguiças nos recebe com um visual maravilhoso e um pôr do sol incrível (aliás, programe-se para curtir o maior número de pores do sol que conseguir da Rota das emoções – lugar lindo é o que não falta e nada como as cores do fim da tarde para deixar qualquer passeio ainda mais especial). Quem vai direto do Piauí, pode fazer o passeio para chegar em Barreirinhas e de quebra visitar o povoado de Vassouras e o Farol Mandacaru, onde é possível subir para ter uma vista panorâmica da região.
7. O amanhecer nos Lençóis Maranhenses
Conhecer os Lençóis durante o amanhecer e ter aquela imensidão de dunas e piscinas naturais para chamar de sua, será uma experiência única.
9. Hospitalidade
Conhecer os Lençóis durante o amanhecer e ter aquela imensidão de dunas e piscinas naturais para chamar de sua, será uma experiência única.
8. Gastronomia

Os frutos do mar são os atrativos mais apreciados pelas papilas gustativas, na Rota das Emoções. Porém, os pratos nordestinos típicos da região são servidos nos principais restaurantes como a carne-de-sol, arrumadinho, baião de dois, escondidinho de carne seca, mungunzá, entre outros cujo o sabor vai te encantar.
9. Hospitalidade
A hospitalidade, recepção e acolhimento da população, não apenas nos estados da Rota das Emoções, mas em todo o nordeste é bastante acalorada. Isso pode ser devido à mistura de raças que há na região há centenas de anos, uma combinação especial que envolve a todos que ali chegam.
10. Diversidade de paisagens e atividades
Nesses três estados, como em todo nordeste há grande diversidade de paisagens e atrações naturais que chamam a atenção dos turistas. Sendo uma das maiores regiões hidrográficas do mundo, apresenta rios de água doce e muitas praias de águas salgadas; farta em dunas de areias finas; muitas ilhas de intensos matos verdes; santuários ecológicos que envolvem os mangues do Piauí e muito mais. E, para poder contemplar todo esse tesouro nacional, passeios de veículos 4X4, de barco ou de buggy podem ser realizados, além de prática de mergulhos de cilindro ou snorkel, stand up paddle, entre outras atividades.