Comida peruana: principais receitas típicas

Tempo de leitura: 4 minutos

A comida peruana é para você que ama viajar e obter as melhores experiências gastronômicas!

Experimentar a comida peruana é uma das maneiras essenciais de conhecer o país. Se você costuma se encantar pelas pessoas e pela cultura, será igualmente arrebatado pelas receitas típicas que são uma riqueza de tradição e misturas!

Você sabia que o Peru é considerado o Melhor Destino Gastronômico Internacional?

Pois é! O destino foi eleito o Melhor Destino Gastronômico Internacional na VI Edição dos Prêmios de Turismo.

Esta premiação foi realizada no dia 3 de julho de 2017 pelo jornal La Razón, da Espanha.

Do Peru ao Brasil

Não à toa diversas cidades brasileiras celebram o chamado Peru Week, evento que promove a culinária e cultura do país.

São mais de 50 restaurantes especializados com menus especiais e promocionais, incluindo um drink de boas-vindas aos clientes preparado com Pisco – típica bebida peruana de dar água na boca -; entrada; prato principal; e sobremesa.

E tem mais: o evento reúne ainda as melhores promoções para viagem ao Peru. É claro que a Ambiental não ficou de fora!

Em 2017 a edição ocorrerá entre os dias 6 e 22 de novembro. As cidades participantes são: Rio Branco, Manaus, Palmas, Maceió, Porto Seguro, Natal, Aracajú, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Vitória, Rio de Janeiro, Campinas, Guarujá, São Bernardo do Campo, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

Imersão de sabores

Além disso, alimentação saudável e nutritiva tem tudo a ver com comida peruana. Os superalimentos cultivados em solo nacional oferecem alto valor nutricional e estão presentes na gastronomia do Peru!

São, inclusive, exportados para outros países, como mostra o site Super Food Peru, marca lançada pela Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (Promperú).

Você percebe que, ao experimentar a comida peruana, faz de fato uma verdadeira imersão gastronômica com seus inúmeros sabores.

Receitas que não podem faltar em sua viagem ao Peru

Quando for viajar, coloque essas receitas típicas na sua lista para desvendar o paladar:

Ceviche

Ouvir que o Ceviche é considerado patrimônio cultural do país, não é exagero!

Símbolo nacional, tem o seu próprio dia de comemoração, 28 de julho, criado pelo Ministério de Produção do Peru.

Esse é um sabor indispensável para quem deseja provar a comida peruana: peixe cru marinado no limão, com sal, pimentão e cebola. E você ainda pode encontrar variações do Ceviche, com outros tipos de peixes e acompanhamentos.

Lomo Saltado

A comida peruana traz em sua origem muitas misturas de outras culturas que tornam seus sabores únicos. Este é o caso do Lomo Saltado, com fortes influências chinesas.

A carne é salteada com cebola, pimenta e vinagre, depois é adicionado o molho de soja e os tomates, em seguida os ingredientes são flambados. Experimente essa comida peruana com arroz e batata cozida ou frita.

Solterito

Quando se trata de comida peruana, uma salada é mais do que uma salada! Ela traz uma sensação de combinações e sabores. Solterito é a receita típica que você precisa provar e ter sua própria percepção.

Solterito de queijo é um prato originado na região de Arequipa: a salada é servida fria e leva milho, cenoura, alface, azeitonas e pimenta rocoto. Há versões dessa salada com quinoa e outras combinações.

Pachamanca

Pachamanca é uma comida peruana tradicional que data do Império Inca e carrega muitos significados em sua origem.

Na língua inca, Pachamanca é traduzido como “Pote de Terra”, por causa do tradicional buraco feito na terra para cozinhar os alimentos embalados em folhas de bananeira.

As carnes e os legumes ficam sobre uma fogueira de pedras ou enterrados na terra. Levam cerca de 45 minutos para ficarem prontos. Depois os ingredientes são servidos juntos.

Turrón (Torrone)

Um dos doces mais populares do Peru não poderia ficar de fora dessa lista de comida peruana!

O Turrón de Dona Pepa foi criado em gratidão de uma mulher por ter um pedido atendido pelo Senhor do Milagres, importante santo católico no Peru.

A sobremesa criada por Dona Pepa é feita de uma massa à base de farinha, gemas, açúcar e erva doce triturada. A massa sovada é assada em formato de rolinhos. E pronto: o turrón é regado com caramelo de rapadura, laranja e marmelo e finalizado com confeitos coloridos.

Vale anotar que outubro é a época desse doce, quando as procissões para o Santo dos Milagres acontecem nas ruas do centro histórico de Lima.

Se você deseja conhecer o Peru, a comida peruana é um excelente ponto de partida para descobrir as riquezas culturais desse país!

Ficou com água na boca? Então venha conhecer este destino conosco!