Choquequirao – outra cidade perdida dos Incas

Tempo de leitura: 4 minutos

A América do Sul guarda tesouros, muitas vezes inimagináveis, que existem há séculos, e que são o lar de muitas narrativas históricas. Principalmente no Peru, essas riquezas estão espalhadas em um vasto terreno onde obras da natureza e obras humanas, se misturam em magníficas paisagens.

Na região dos Andes Peruanos, Choquequirao, considerada “irmã de Machu Picchu”, é uma dessas obras. Situada a 3.050 metros de altitude, ostenta enormes muros, residências, templos e uma praça central – Plaza Mayor – de onde é possível contemplar os vales e os picos nevados ao redor.

História – A história conta que descendentes de Pachacútec, elaboraram a arquitetura local, entre os séculos XV e XVI, não se sabe ao certo, com o intuito de torná-lo um lugar administrativo e religioso. Porém, seu isolamento em meio a selva ajudou a dar guarida a Manco Capac II e a alguns sobreviventes, após invasões espanholas em Cusco.

As construções – São edificações sobre plataformas naturais  as quais, pedras encaixadas perfeitamente, resistem ao tempo. E ainda, há de considerar que muito mais pode ser escavado nesta montanha, redescobrindo projetos arquitetônicos característico dos Incas, pois apenas cerca 30% de toda a cidadela está exposta para visitação hoje. Seu excelente estado de conservação se deu por ser um lugar ainda deserto, onde não mais que 20 turistas por dia, desbravam a cidade.

Como chegar lá?

Esse sítio arqueológico, na língua quéchua, significa “Berço de Ouro”, e por isso é considerada uma joia arqueológica, verdadeira preciosidade do início ao fim da caminhada.

A única maneira de chegar a Choquequirao é através de um trekking, um tanto desafiador, porém possível de conquistar. O percurso será bastante compensador pelas paisagens deslumbrantes, finalizando com a visitação a esse impressionante lugar.

O governo peruano vem estudando melhores viabilidades de acesso, promovendo assim a possibilidade de ampliar o turismo nessa região, mas ainda não chegaram a uma conclusão, por isso, aproveite enquanto Choquequirao ainda é um lugar diminutamente explorado.

Cachora

Este lugar é remotamente localizado a 2.850 metros de altitude, conveniente a conhecer um pequeno povoado bastante tradicional, localizado no departamento de Apurimac, rodeado de montanhas rochosas e picos nevados, com uma série fazendas e ruas de terra.

A pacata Cachora preserva características de tempos derradeiros e costumes bastante enraizados, na qual você se sentirá em uma cidade onde o tempo parece passar lentamente. As casas são simples, os comércios são poucos, considerando apenas pequenas lojas e restaurantes que servem pratos básicos.

É desta comunidade que se inicia a caminhada para Choquequirao.

A expedição

A região do trekking tem muitos planaltos em altitudes excessivas, por isso, antes de começar a caminhada, recomendamos que passe pelo menos dois dias em Cusco, para se aclimatar, bebendo bastante água e chá de coca.

Esta notável marcha em direção ao Choquequirao, passará por paisagens, atravessando o vasto cânion do Rio Apurimac, onde vales, florestas e montanhas poderão ser contempladas, inclusive o famoso Salkantay, um dos picos mais altos do Peru.

A primeira das montanhas a avistar será Padrayoc, seguindo para Capuliyoc por caminhos sinuosos até o acampamento de Chiquisqa. No dia seguinte, o curso segue descendo até La Playa Rosalina, para então começar a subir novamente até o povoado de Marampata, de onde já conseguirá observar o sítio arqueológico de Choquequirao. É neste lugar onde também poderá se observar, com sorte, o voo do Condor, umas das maiores aves do mundo.

No dia seguinte, chegada a Choquequirao, outro lugar de potência energética misteriosa do Peru. Aproveite para explorar cada canto deste histórico complexo arqueológico muito bem conservado, um dos tesouros da América do Sul a que nos referimos no início deste texto.

Vivência encantadora

A legítima engenhosidade dos Incas sobressaiu nestas construções, unindo mais uma vez, a arquitetura à espiritualidade, em um projeto que alinha seu formato, aos movimentos do sol e das estrelas.

São formações de aldeias, em terraços de diferentes níveis que circulam em torno da praça principal, a Plaza Mayor, permitindo assim, que a mesma seja iluminada graciosamente com os primeiros raios do sol pela manhã. Nesta praça central é onde estão múmias muito bem conservadas, de antepassados que fizeram parte deste venerável lugar.

Essa será uma vivência atípica por ser um destino que permite contemplação por um período de tempo maior do que se tem em qualquer outro destino peruano.

Observar essas relíquias arquitetônicas e as maravilhas montanhosas, sem a circulação costumeira de muitas pessoas, será uma das poucas oportunidades de viver algo tão genuíno. Chance para a prática de meditações bastante profundas!

Este é um destino fascinante, de memórias profusas, natureza magnificente e espiritualidade respeitável.