Tempo de leitura: 6 minutos
As grandezas da natureza podem ser vistas nos famosos cânions brasileiros e suas formações geológicas únicas!
Se ao falar em cânions sua única referência é o Grand Canyon, nos EUA, chegou a hora de você conhecer o que os cânions brasileiros reservam.
O Brasil possui, em seu próprio território, alguns dos vales mais bonitos e imperdíveis da América! Então, conheça conosco!
O que são cânions?
(Quero ver se você acerta como são formados, hein!)
Antes de mais nada, as definições de cânions e suas formações podem ajudá-lo na escolha de seu próximo destino.
Imagine que, há milhões de anos, em um processo erosivo, diversos paredões ou vales profundos com encostas são esculpidos e formados, principalmente pela ação dos ventos e das águas.
Ao observar sua grandiosidade, é bastante comum pensar que suas formações foram originárias de terremotos ou outro grande impacto, não é? Mas nada disso!
A ocorrência desse evento é basicamente pelo fluxo constante de águas, rios, riachos e uma formação geológica sedimentar.
Por exemplo: com os processos de deslocamento de placas e choques que ocorrem no interior da crosta, as superfícies se elevam e os leitos ganham velocidade.
Basicamente, a partir disso, suas fendas são esculpidas!
4 cânions brasileiros que merecem sua visita!
“UAU!”. Ou “De tirar o fôlego!”. Essas são as primeiras reações ao se deparar com grandes paredões e vales que abrigam uma natureza exuberante.
Os cânions brasileiros, além de surpreendentes, podem ser ótimas opções para caminhadas, escaladas, remos e outras práticas esportivas.
Conheça então alguns dos mais conhecidos nos país e escolha o destino ideal para se encantar com essa formação da natureza!
1. Cânion do Xingó
Localizado em Sergipe, o Cânion do Xingó teve seus paredões esculpidos há cerca de 60 milhões de anos e o local estava no fundo do mar.
Mas surgiu mesmo após o represamento das águas do Rio São Francisco, na construção da Usina Hidrelétrica do Xingó.
Seu ponto de partida é a cidade de Canindé, a 200 Km de Aracaju. São três horas de viagem até nosso cânion… Então prepare-se!
É considerado o 5° maior cânion navegável do mundo. Isso mesmo! Em suas águas incrivelmente esverdeadas, é possível andar em um Catamarã – barco da região que navega pelos rios -, e apreciar tudo ao redor.
Passear pelas águas do Velho Chico e adentrar onde os pequenos barcos não conseguem entrar é uma das experiências mais bonitas da região.
Cânion do Xingó com a Ambiental Turismo
A Ambiental Turismo possui um roteiro especial de Aracajú e Região do Xingó.
Conosco, é possível fazer o passeio de Catamarã ou Escuna pelos cânions do São Francisco. Veja como desfrutar essas belezas naturais aqui!
2. Cânion Itaimbézinho
É um dos cânions mais imponentes e famosos do Brasil e está localizado na cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.
Esta importante atração fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, onde o conjunto de paredões são considerados os maiores da América do Sul.
A região no passado era habitada por índios Guaranis e, por isso, recebe o nome de Itaimbé, que quer dizer “pedra cortada”.
A definição está correta ao levar em consideração que o cânion possui cerca de 6 Km de extensão e 700 metros de profundidade, cercada de vegetação exuberante.
Além disso, duas cascatas gigantescas, a das Andorinhas e Véu da Noiva, compõem suas belezas. E tudo isso pode ser acessado por trilhas, como a famosa Trilha do Cotovelo.
Vale a pena conferir de perto todas essas grandiosidades esculpidas no Brasil!
Cânion Itaimbézinho com a Ambiental Turismo
Caminhar na borda dos cânions Itaimbezinho (Parque Nacional Aparados da Serra) e Fortaleza (Parque Nacional da Serra Geral) é surpreendente e pode ser apreciado com a Ambiental.
Nosso roteiro para Aparados da Serra Sensação, no Rio Grande do Sul, oferece essa incrível experiência!
3. Cânion das Bandeirinhas
É em Belo Horizonte, Minas Gerais, que encontramos o Cânion das Bandeirinhas, localizado dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó.
O paredão no local possui cerca de 80 metros de altura e 4 Km de extensão.
Além do tamanho que impressiona, suas belezas também estão reservadas entre as cascatas, cachoeiras e piscinas naturais com águas cristalinas.
Para visitação, suas trilhas dependem de guias e muita disposição entre subidas e travessias. Afinal, o trekking é atividade recomendada por lá!
Toda a caminhada é recompensada pelo visual incrível da vegetação que se espalha entre todas as colunas de pedras do cânion!
Serra do Cipó com a Ambiental Turismo
Nosso roteiro para Serra do Cipó, Minas Gerais, não inclui o cânion, mas em compensação, te leva para experiências igualmente incríveis no destino.
Conheça cachoeiras do Tomé, da Chica e a cachoeira Grande, onde fazemos uma navegação de caiaques e pranchas de stand up paddle pelo Rio Cipó.
Além disso, exploramos o Porque Nacional da Serra do Cipó e suas belezas encantadoras por todos os lados. Venha conosco e saiba todo o roteiro aqui.
4. Cânion do Rio Poti
Situado entre o Piauí e o Ceará, o Cânion do Rio Poti está na Serra da Ibiapaba.
O acesso pode ser feito pela cidade de Juazeiro do Piauí ou por Castelo do Piauí, mas não é recomendado a visitação em períodos chuvosos em função da cheia.
O destino ainda é pouco visitado por turistas, mas já vem ganhando a atenção de aventureiros por suas belezas e, principalmente, porque o local abriga inscrições rupestres.
Passeios de barco por suas águas e a visita às cavernas do local são excelentes opções para conhecer um local ainda pouco tocado pelo homem!
Piauí com a Ambiental Turismo
Não apenas de cânions é feito o Piauí. Isso mesmo! O destino abriga também o sítio arqueológico com mais os antigos vestígios pré-históricos.
A Serra da Capirava é roteiro imperdível com a Ambiental. O local possui desenhos registrados a mais de 12 mil anos que mostram a famosa e mais antiga cena de beijo do mundo, além de permitir estudos antropológicos.
Confira todo o roteiro e se encante com tanta história e belezas!
Agora que você já conhece alguns dos cânions brasileiros, não perca a chance de conhecer essas formações geológicas incríveis ou o que seus destinos ao redor oferecem, com a Ambiental Turismo!
Fotos: Banco de Imagens Embratur, Governo Sergipe, Ambiental Turismo, Matheus Moraes