Tempo de leitura: 4 minutos
Viajar de férias com os filhos é uma experiência para toda a vida. Em tempos de vivência nas cidades, com pouco contato com a natureza e de grande apelo ao mundo virtual, uma boa dica é aproveitar as férias para unir a família e se conectar com a natureza.
Os pequenos precisam de uma oportunidade para conhecer ambientes naturais e animais em seu habitat. E Bonito, é uma opção de viagem de natureza para crianças. Por sua condição privilegiada é um destino de ecoturismo premiado nacional e internacionalmente. Além disso, conta com uma ótima estrutura hoteleira e atrações para diversas idades.
Todo o esplendor da natureza da região é resultado de uma obra que a natureza iniciou, estima-se, há cerca de 1 bilhão de anos.
Bonito fica na Serra da Bodoquena, região que se divide entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Quando as Américas ainda estavam ligadas à África, havia ali o Mar de Corumbá, habitado por organismos de carapaças calcárias que originaram as rochas da região. O calcário originou muitas grutas e cavernas, resultado da erosão das chuvas que, armazenadas em um imenso lençol freático, formam seus famosos rios cristalinos.
Planeje-se e boa viagem
Conhecer Bonito e suas muitas atrações demanda planejamento. A região é altamente preservada e, em muitos lugares, o número de visitantes é limitado. Por isso, aconselha-se sempre reservar os passeios mais concorridos com antecedência. A Ambiental é uma das pioneiras no ecoturismo em Bonito e tem larga experiência em desenhar roteiros com as melhores atrações da região.
É possível visitar Bonito o ano inteiro. A época das secas (entre julho e agosto), por exemplo, é bastante indicada. Isto porque a flutuação fica melhor com as águas dos rios e cachoeiras ainda mais cristalinas. Então, aproveite as férias escolares e siga viagem!
Confira algumas das principais atrações que agradam a todas as idades:
Gruta do Lago Azul
Crianças com idade mínima de cinco anos se encantarão dentro esta gruta. Desde 1978 é tombada como Monumento Natural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um dos principais cartões-postais. A refração da luz na água dá o tom de azul profundo. A visitação é limitada a 305 pessoas ao dia, com grupos de, no máximo, 15.
Flutuar nos Rios da Prata e Sucuri
Roupa de borracha e máscara de mergulho em mãos, é hora de flutuar entre peixes coloridos! Não precisa saber nadar e nem ter técnicas de mergulho. Apenas se deixar levar por esse mundo das águas claras. Sempre acompanhados de guias experientes.
Nas águas cristalinas dos Rios da Prata e Sucuri, a fauna e a flora, dentro e fora das margens, a temperatura da água que é sempre agradável por estar próxima da nascente, proporcionam um dos passeios mais especiais.
O Rio da Prata tem, no máximo, dois metros de profundidade e inúmeras espécies de peixes. Já no Sucuri, que apresenta profundidade de 1,5 metros, as vedetes são os pacus e, nas margens, os macacos-prego, bugios, lontras e jacarés encantam, sobretudo, os pequenos.
Buraco das Araras
É a oportunidade para você e seus filhos conhecerem um habitat de pássaros de muitas espécies, principalmente, as araras vermelhas. É a maior dolina da América Latina, uma depressão circular em forma de funil, com profundidade de 120 metros e 500 metros de diâmetro. Um passeio para fascinar crianças e adultos apaixonados pela natureza.
Estância Mimosa
A fazenda de 400 hectares concilia a criação de gado com turismo rural e ecoturismo. Além de caminhar a beira do Rio Formoso e tomar banho em cachoeiras, você e os pequenos podem conhecer uma típica fazenda e saborearem as delícias da culinária regional no forno de lenha, além dos bolos, biscoitos e geleias caseiras de frutas da região.
Além destas atrações, em Bonito há o museu da cidade, onde pode se conhecer a história local e comprar artesanato. Dar uma passada no Projeto Jiboia é indispensável para a criançada: lá é possível conhecer histórias e curiosidades sobre estas cobras.
Assim, é possível desfrutar todo o esplendor deste lugar único e pensar se seu nome deveria ser mudado para “Fantástico” ou, até mesmo, “Incrível”.
Em resumo, Bonito com certeza vai atiçar a imaginação das crianças devido a experiência de um contato tão próximo à natureza e apresentar a elas, esse mundo fascinante, com segurança e conforto da ótima estrutura oferecida às famílias.