A imperdível Patagônia

Tempo de leitura: 5 minutos

Ao extremo sul da América do Sul, já bem próxima à Antártida, essa região presenteada com a  cordilheira dos Andes, denominada Patagônia, compreende um território de cerca de 1.043.000 quilômetros quadrados, dividido entre a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena.

Este rico destino, é propício a contemplar maravilhosas paisagens gélidas e ainda selvagens, porém, tudo fica ainda mais bonito a partir de setembro, quando a primavera chega, levando o gelo intenso do inverno embora, deixando a paisagem mais colorida e encantadora. São verdadeiros espetáculos que a natureza sempre nos oferece!

A Patagônia cada vez mais desperta o interesse dos viajantes, com passeios para os mais impressionantes atrativos, seja no lado chileno, como no lado argentino. E, para você conhecer um pouco mais sobre estas terras misteriosas e quem sabe despertar o desejo em conhecê-la pessoalmente, descreveremos o melhor das duas Patagônias.

Patagônia Argentina

A imperdível Patagônia

O lado argentino compreende pelo maior território patagônico, ostentando atrações divinas, a começar pelo norte onde estão lugares como Puerto Madryn e a Península Valdés que oferecem, entre os meses de maio à dezembro, a incrível observação das Baleias Francas Austral e dos elefantes marinhos.

A imperdível Patagônia

Em Punta Tombo encontra-se a maior colônia continental de pinguins magalhanicos, animais de divertida observação, por serem muito espertos e barulhentos. Nesta mesma localidade é possível avistar também lobos marinhos e aves costeiras.

A imperdível Patagônia

 

Descendo ao sul, um dos destinos mais famosos, El Calafate oferece passeios como o Parque Nacional Los Glaciares, lugar declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, onde você apreciará a geleira mais famosa e a única que cresce sobre as águas, considerada por muitos que lá já foram, como a Oitava Maravilha do Mundo, o Glaciar Perito Moreno. Um de seus espetáculos, além da imensa beleza e tamanho, é realizar um mini trekking desafiador, porém muito encantador por ele; e outro, ainda mais impressionante, fica por conta das paredes de gelo que se desprendem, caindo no lago, fazendo um estrondo poderoso.

É possível fazer uma navegação pelo Lago Argentino, chegando até o Canal Upsala para a observação do imponente Glaciar Upsala, uma barreira de gelo enorme, com direito a vista panorâmica. Depois, ainda será possível ver o Glaciar Seco e o Glaciar Spegazzini.

Vale a visita também a El Chalten, pequena cidade a qual, apreciadores de desafiosos trekkings para os picos Cerro Torre e Fitz Roy. Essa caminhada é destinada a escaladores experientes, uma vez que tem dificuldade alta. Ainda assim, é possível passar por esplendorosas paisagens com lagunas e regiões montanhosas como a Laguna Torre.

E então, no extremo sul está Ushuaia, a cidade mais próxima da Antártida, conhecida como o Fim do Mundo, ou Terra do Fogo. Passeios incríveis estão reservados como o Trem do Fim do Mundo que leva ao Parque Nacional Tierra del Fuego, maravilhoso lugar com 63.000 hectares de extensão de natureza exuberante.

A navegação pela baía de Ushuaia é um passeio magnífico, passando pelo famoso Canal de Beagle, pela Ilha dos Pássaros, podendo observar espécies raras como o Albatroz de sobrancelhas negras, o cormorão, patos e gaivotas. O trajeto inclui também uma passada pela Ilha dos Lobos Marinhos, para chegar ao Farol “Les Eclaireurs”, um dos cartões postais dessa cidade, podendo avistá-la lindamente com as montanhas ao fundo.

Patagônia Chilena

Com chegada em Punta Arenas, um passeio às Ilhas Magdalena onde será possível avistar cerca de 120 mil pinguins. Mas o atrativo mais esperado, o supra sumo do lado chileno é mesmo o Parque Nacional Torres del Paine, declarado como Reserva da Biosfera, pela UNESCO, com aproximadamente 227.000 hectares de área e um ecossistema valiosíssimo para o nosso planeta.

A imperdível Patagônia

O lugar tem uma geografia incomum e majestosa, cheia de vida silvestre entre bosques, florestas, montanhas nevadas, geleiras imponentes, rios e lagos dos mais bonitos do mundo por seu tom azul turquesa. Um dos belos lagos do Parque é o Lago Grey, diferenciado magnificamente por sua coloração acinzentada.

Uma infinidade de atividades em meio às belezas naturais podem ser realizadas no Parque de acordo com o clima do dia, navegações, escaladas, cavalgadas, passeios de caiaque ou de bicicletas e expedições.

Aos adeptos dos trekkings, não deixe de realizar um que levar até as próprias Torres del Paine, um passeio para o dia todo, com caminhada de cerca de 8 horas e bastante disposição, podendo admirar um visual fenomenal, principalmente quando chegar à bela configuração das três torres com um lindíssimo lago aos seus pés e outros picos nevados. Será uma jornada incrível!

Puerto Natales, mesmo que seja uma pequena cidade, de passagem rápida, é graciosa por suas casinhas de madeira coloridas, e agitada vida noturna, na época do verão, com restaurantes e bares animados.

E para fechar, não poderiam faltar as Dicas da Ambiental Turismo, especialista no destino:

A imperdível Patagônia

  • Mergulho com leões marinhos na Reserva de Punta Lomas, na Patagônia Argentina, localizada há 17 quilômetros de Puerto Madryn.
  • Em Puerto Madryn, visite o Ecocentro, um museu com exposições sobre animais das profundezas do mar. Um lugar com obras de artes e apresentações em vídeos que contam sobre a importância da preservação dos mares, animais marinhos e de todo o ecossistema mundial.
  • Na cidade de Trelew, na Patagônia Argentina, inclua visitação ao Museu Paleontológico Egidio Feruglio, para conhecer 25 dinossauros e peças fósseis classificadas de acordo com os períodos paleontológicos.