Tempo de leitura: 3 minutos
A cerca de mil quilômetros da costa do Equador encontra-se a maior atração turística do país, lugar com paisagens, fauna e flora absolutamente únicas: as Ilhas Galápagos.
Tão raras e diversas são as belezas naturais da região que o arquipélago ganhou relevância histórica e biológica: foi o campo de estudos do pesquisador inglês, Charles Darwin, em sua viagem para as Américas, em 1835. Foi ali que, ao observar a vida selvagem abundante, desenvolveu a Teoria da Evolução das Espécies, revolucionando a forma de pensar de estudiosos da sua época e, até mesmo, os atuais.
O arquipélago é formado por mais de 50 ilhas vulcânicas, sendo 13 as maiores e principais. Destas, apenas quatro são ocupadas por nós, seres humanos: Santa Cruz, San Cristóbal, Isabela e Floreana.
O principal atrativo ali é a riquíssima biodiversidade, com cerca de cinco mil espécies raras de plantas e animais marinhos, terrestres e aves. Por estes motivos, Galápagos é considerada Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.
O turismo local é totalmente voltado à vivência e observação de uma natureza em que tartarugas-gigantes e iguanas-marinhas não serão os únicos tesouros preciosos a serem avistados. Para quem busca uma experiência diferenciada, a Ambiental possui um pacote de Cruzeiro realizado entre as Ilhas principais, com roteiro para conhecer seus atrativos especiais.
Ilha de Santa Cruz
É a ilha principal, onde fica localizado o aeroporto de Baltra. É a porta de entrada dos turistas, cujo número de pessoas é controlado pelo governo a fim de manter a conservação das paisagens naturais.
Nessa ilha é possível visitar a Praia Las Bachas e realizar uma trilha para conhecer o lado oeste do arquipélago, onde há uma lindíssima lagoa, lar de flamingos, patos e quero-queros. Também existem outras trilhas para conhecer grutas, vulcões e praias propícias para mergulho e snorkelling.
Ilha Santiago
As atrações se dividem entre as formações rochosas naturais, como a Rocha Elefante, e as muitas cavernas. Também é possível explorar as falésias da Baía Bucanero, morada de muitas aves marinhas e lobos marinhos, que ficam na orla à beira-mar, como se estivessem descansando.
Nesta ilha está Puerto Egas, lugar de paisagem impressionante formada por cinzas e lavas vulcânicas solidificadas, onde também se pode observar aves terrestres e marinhas. Outras atrações são as iguanas e os lobos marinhos que, na maré baixa, passam um tempo ali se alimentando de algas.
Ilha Rábida
É uma porção pequena de terra que propicia caminhadas à beira-mar e a apreciação de suas areias avermelhadas devido ao alto teor de ferro. Essa ilha é o lugar perfeito para observação de cucuves, canários, pinzones de Darwin e flamingos.
Ilha Bartolomé
Entre os atrativos desta ilha estão a caminhada até o topo do monte e a observação da paisagem deslumbrantes. Além disso, é possível, ainda, praticar snorkelling junto de pinguins.
Ilha Genovesa
Essa ilha oferece dois passeios imperdíveis:
- El Barranco – Caminhada por trilha até o outro lado da ilha para observação de grandes colônias de animais ainda não vistos nas outras ilhas: fragatas, petréis de Galápagos, atobás de pata vermelha e atobás mascarados.
- Baía Darwin – Lar de gaivotas, garças, pinzones, cucuves, fragatas e atobás.
O arquipélago abriga, ainda, a Fundação Charles Darwin, espaço com ricas coleções das mais variadas espécies de animais utilizadas pelo pesquisador inglês para desenvolver sua teoria. É um passeio que agrada crianças e adultos apaixonados pela vida selvagem e por paisagens naturais. É uma visita que vale a pena para entender como o estudioso realizou suas pesquisas para vivenciar, de perto, a importância da biodiversidade para o futuro do planeta.