A preciosa Colômbia

Tempo de leitura: 5 minutos

O nome “Terra de Cristóvão Colombo” foi dado à Colômbia em homenagem ao navegador genovês, Cristóvão Colombo, descobridor da América. A Colômbia é hoje, um dos destinos mais buscados por turistas brasileiros, por conter lugares de beleza inigualável.

E não se poderia esperar menos de um país banhado por dois oceanos (Atlântico mais ao Norte e Pacífico mais ao Sul), com paisagens naturais muito diversas, que vão desde as montanhas andinas – algumas até com picos nevados –, passando por florestas tropicais, praias e ilhas que parecem ter saído de uma pintura realista.

 A preciosa Colômbia

Sua população é fruto da miscigenação dos povos indígenas autóctones, dos colonos espanhóis, dos africanos e imigrantes que ali aportaram vindos da Europa e do Oriente Médio, no início do século XX. Tudo isso formou uma cultura peculiar, um povo festivo, com manifestações diversas, sempre calcadas nas cores fortes e na alegria.

 A preciosa Colômbia

Ao esbanjar simpatia e hospitalidade, os colombianos permitem que qualquer visitante vivencie fantásticas experiências em que se pode respirar desde resquícios da era colonial, até a ginga caribenha das regiões praianas.

E nada melhor do que poder perceber tudo isso por meio de uma culinária muito saborosa, de uma musicalidade bastante bailada, premiada literatura, artes plásticas e artesanato típicos. Entre algumas cidades que merecem a visita, destacamos a capital Bogotá, a litorânea de Cartagena das Índias e a ilha de San Andrés.

Bogotá, a Capital

 A preciosa Colômbia

A capital colombiana, com uma gastronomia muito interessante, ganha o turista pelo estômago em seus mais variados bares e restaurantes. É onde se pode saborear os mais emblemáticos pratos, como a Bandeja Paisa (arroz, feijão, tomate, ovos e chouriço), entre outros.

A arte também é vibrante nesta capital. Nas artes literárias, entre os mais famosos, o escritor Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura de 1982, que entre suas obras clássicas tem o premiado livro ”Cem Anos de Solidão”.

Os museus têm entrada gratuita aos domingos e guardam importantes obras em pinturas e esculturas. Os principais são o Museu de Arte do Banco da República, com valioso acervo da arte moderna de grandes pintores como Salvador Dalí e Picasso.

Também merecem a visita o Museu do Ouro, que possui um grande acervo em peças de ouro da época pré-colombiana e o Museu Botero, formado por pinturas, esculturas e desenhos de um dos artistas colombianos mais proeminentes: Fernando Botero, famoso pelas figuras rechonchudas.

Vale também, o passeio pelo Centro Histórico que dispõe de uma arquitetura característica da época colonial espanhola, muito presente nos Palácios da Justiça e do Nariño, no Capitólio Nacional, na Praça Bolívar e na Catedral Primada.

 A preciosa Colômbia

Por fim, o Cerro Montserrat situado a 3,2 mil metros acima do nível do mar, é um dos principais pontos turísticos naturais desta cidade. Além da altitude, que oferece uma linda visão panorâmica, o local é também um importante santuário religioso já que ali se localiza a Basílica Santuario del Señor Caído de Monserrat, fundada no ano de 1640.

San Andrés, uma natureza vibrante

Uma pequena, porém esplendorosa ilha de cerca de 30 quilômetros localizada bem perto da Nicarágua, em um mar azul quase impossível de definir e praias belíssimas.

Entre os atrativos imperdíveis estão:

  • Passeio Noturno no Barco Pirata: dura cerca de duas horas e passa pela Baía de San Andrés oferecendo música ao vivo.
  • Peatonal: com águas calmas e muito rasas, é a praia mais movimentada de San Andrés.
  • Praia de San Luís: localizada no bairro de mesmo nome, é o lugar perfeito para apreciar os mais variados tons de mar entre o azul e o verde.
  • El Acuario e Haynes Cay: é uma ilhota que mais parece uma piscina de tão límpida e tranquila que é a água. A diversão e o encantamento ficam por  conta dos mais variados tipos de peixes que encontramos em abundância por ali. Ao lado está a ilha de Haynes Cay. Distantes 200 metros uma da outra, dá pra chegar a nado em um mar bem raso ou alugar um pedalinho para fazer o trajeto.

Cartagena das Índias, um Patrimônio da Humanidade

Em Cartagena também come-se muito bem. Por estar em uma região costeira, a maioria dos pratos têm entre seus ingredientes os frutos do mar. Uma das iguarias é a lagosta com mariscos, arroz de coco e patacones.

Conhecida como a “joia do caribe colombiano”, é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, e foi fundada por Pedro de Heredia, em junho de 1533. Durante o período colonial, foi um dos principais portos das Américas para transporte de ouro e prata, além de local para o comércio de africanos escravizados.

 

Com 11 quilômetros de extensão, as muralhas foram construí A preciosa Colômbiando do rei Henrique II, para proteger a região do ataque de piratas e de invasões de tropas inglesas, francesas e holandesas. E, o Castelo de San Felipe de Barajas que fica localizado por cima dessas muralhas, um dos atrativos mais buscados por seus longos túneis e corredores.

 A preciosa Colômbia

O Cerro de La Popa é uma colina com um mirante contemplativo para vista panorâmica tanto da cidade como do mar. É onde está o famoso Convento Santa Cruz de la Popa, um belo exemplo de construção espanhola.

Arquipélago de Rosário: pode ser mais uma opção de passeio para quem está em Cartagena, já que são pequenas ilhas próximas, a cerca de uma hora de barco do centro da cidade. São importantes reservas marinha, onde o Oceanário é um dos passeios preferidos dos visitantes. Um aquário com piscinas feitas de corais naturais, o lar de diversas espécies de animais marinhos, muito fácil observar com snorkel.