Tempo de leitura: 4 minutos
A palavra souvenir (ou suvenir) vem do francês e significa “memória”. São objetos comprados em viagens e oferecidos como presentes às pessoas queridas. Esta é uma forma de dividir com a família e os amigos os bons momentos vividos enquanto se esteve fora.
Se você é daquelas pessoas ávidas por comprar lembranças, este artigo irá ajudar a escolher presentes que, além de úteis – e até saborosos –, incentivarão a economia e a cultural local do destino que você visitou.
Que tal fugir daquelas lembrancinhas clássicas como imãs de geladeira, chaveiros ou a convencional camiseta com os dizeres: “estive aqui e lembrei de você!”?
Veja nossas dicas de presentes incríveis e que, de quebra, são comprados em destinos irresistíveis para se fazer uma bela viagem!
Chocolates Artesanais
Produto agrícola predominante do sul da Bahia, o cacau é uma fruta cujo cultivo marcou a história do Brasil, principalmente no fim do século XIX e início do XX. Atualmente, esta região baiana é responsável por 68,9% de tudo o que é produzido em nosso território.
Por conta disso, nas redondezas de Ilhéus, é possível comprar chocolates deliciosos, principalmente os caseiros, feitos de forma artesanal e vendidos aos turistas que visitam o local.
A Ambiental possui diversos pacotes para visitar as regiões de Ilhéus, Itacaré e Maraú, destinos que além dos sabores oferecem ao viajante belas praias como Resende, Ribeira, Prainha e Taipus e piscinas naturais de beleza ímpar.
Capim Dourado
Produzido na região do Jalapão, Tocantins, o artesanato com capim dourado dá vida a colares, brincos, cintos, pulseiras e chapéus, além de lindas peças de decoração. Retirado de plantas chamadas sempre-vivas, sua beleza já conquistou o mundo e reforça não apenas o turismo, como também a economia e a cultura do local.
Além do artesanato, o Jalapão ostenta incríveis lugares, os quais fazem parte de roteiros muito bem pensados pela Ambiental, contemplando trilhas, cachoeiras, fervedouros e rios de águas cristalinas e imponentes formações rochosas tipo chapadas.
Tapeçarias e artesanatos de prata
Visitar famosos e imponentes complexos arqueológicos como Machu Picchu não é o único atrativo do Peru. Aliás, as terras do país dos Incas são fartas e extensas em atributos turísticos naturais e urbanos.
O artesanato de inspiração Inca é abundante em diversos locais do País. Peças de tapeçaria e outros produtos têxteis são confeccionados de forma manual, utilizando a lã retirada de lhamas e vicunhas que é transformada em tapetes, bolsas e roupas.
Produtos como brincos, correntes, pulseiras, e tantos outros, feitos em prata também fazem sucesso, principalmente aqueles que podem ser adquiridos nos mercados tradicionais de Cusco e região. O mais conhecido deles é o mercado de Pisac, que acontece todas terças, quintas e domingos na Praça Principal do vilarejo. Ali, pechinchar é uma excelente pedida.
Vinhos
Este é um presente que a maioria das pessoas gosta de receber já que a bebida é super admirada e oferece opções para diversos paladares, dada a infinidade de tipos de uvas.
Na América do Sul, fora do Brasil, Argentina e Chile são produtores famosos e bem conceituados. São destinos para os quais a Ambiental oferece pacotes completos e especiais, por meio dos quais, é possível visitar vinícolas com direito a degustação dos melhores vinhos de cada região.
Além do vinho, a Argentina também é a terra dos alfajores, um doce bastante tradicional no país. O doce de leite argentino também merece muitas degustações. Ambos são facilmente encontrados em vários lugares como lojinhas, quiosques e mercados.
Outro destino que também faz parte dos pacotes especiais da Ambiental e que se enquadra no rol do enoturismo é a África do Sul. Além dos afamados safaris e das lindíssimas praias, o país possui mais de 600 vinhedos na Rota 62, a mais longa rota produtora de vinhos do mundo.
Cerâmica
O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, tem a maior concentração de sítios arqueológicos de arte rupestre do mundo, preservando dezenas de milhares de pinturas, algumas com datas de mais de 20 mil anos atrás.
São estas as maiores inspirações para os artesãos que vivem no entorno do parque. Eles que confeccionam pratos, copos, xícaras, panelas, jarras, vasos e outros artefatos feitos em cerâmica. Esses produtos auxiliam na sustentabilidade econômica e ecológica dos moradores da região.
A Ambiental oferece opções de viagem nas quais, além de o viajante visitar o rico acervo pré-histórico do parque, também é possível adquirir produtos artesanais feitos com esta cerâmica de alta qualidade e valor artístico.
Seguindo estas dicas, busque escolher as lembrancinhas que farão a diferença, pois serão originais e autênticas do lugar em que se esteve, propagando, dessa forma, produtos que refletem a energia, a história, a cultura e o trabalho artesanal desenvolvido nos destinos visitados.
Se interessou por alguma destas viagens? Fale com a gente!