4 monumentais palácios russos para você conhecer no país da Copa 2018

Tempo de leitura: 5 minutos

A Rússia, país sede da Copa do Mundo de Futebol neste ano, marcou o imaginário do século XX com sua experiência de Regime Socialista e a disputa pela hegemonia mundial, com os Estados Unidos. Porém, há um passado, anterior a estes eventos em que Czares tinham um poder praticamente absoluto no país, em que viviam com extrema opulência.

Períodos estes, que conhecemos um pouco através de escritores como Dostoiévski e Tolstoi, gênios russos. E, os palácios deste período que atravessaram as Revoluções do início do século XX e a queda do Regime Socialista na década de 90, nos ajudam, também, a contar a história deste país tão fascinante.

As clássicas e conhecidas Moscou e São Petersburgo, possuem uma série de edifícios, museus, monumentos e palácios que, históricos, guardam memórias cunhadas do império Russo.

São essas estruturas que chamam mais a atenção dos visitantes, que através dessas obras feitas com primor, riqueza de detalhes e de tamanho descomunal, contam com histórias de mais de 2 séculos da    Rússia Czarista. Assim uma visita a esse país requer conhecer seus 4 principais palácios.

1- Palácio de Inverno

O nome é bem propício ao clima geralmente mais frio, uma construção que foi a residência de muitos imperadores russos e suas família, por isso é efetivamente suntuoso, cheio de peças e objetos valiosos.

Construído entre 1754 e 1762, este rico palácio fica em São Petersburgo e possui estilo arquitetônico rococó, ou seja, muito bem projetado detalhadamente. Foi reformado após sofrer um incêndio em 1837, mas continuou a ostentar tamanha beleza.

Às margens do Rio Neva, esse palácio faz parte do conjunto de edifícios que reúne um dos maiores acervos de artes do mundo, no Museu do Hermitage. São obras de artes variadas, peças preciosas, estátuas e quadros divididos em 1.057 galerias e salas que, quando fundado, em 1764, sua primeira coleção, foram pinturas compradas por Catarina, a Grande, vindas de Berlim, na Alemanha.

Hoje, exibe acervo valiosíssimo da Europa Ocidental, e de países do Ocidente, além de peças arqueológicas e obras de Michelangelo, Rafael, Leonardo da Vinci, Rembrandt e outros.

2- Palácio Moika

Às margens do Rio Moika, essa construção também é da época imperial russa, porém pertenceu a uma família muito rica, os Yussupov, de grande influência aos imperadores russos de sua época, os quais mantinham contato direto com os czares e pensadores.

Uma história marcante fez parte desse opulento palácio construído por volta do ano 1776, e reconstruído na década de 1830. A morte do místico monge Grigori Rasputin, ocorrida pelas mãos de diversos membros da corte da época, inclusive o príncipe Félix Yussupov, tornando assim, conhecida a história da família e do palácio.

Ao visitar o palácio é possível entender o luxo o qual a família vivia até a chegada do poder comunista de outubro de 1917. O espaço é totalmente bem decorado, com detalhes dourados e belíssimos lustres. Guarda obras de importantes artistas como Hubert Robert e Rembrandt. O lugar abriga ainda um maravilhoso teatro onde hoje são apresentados ballets, óperas, concertos e peças de teatro.

3- Palácio de Verão de São Petersburgo

Há na Rússia, um palácio também dedicado aos dias mais quentes do ano, conhecido por Palácio de Verão de São Petersburgo, mas o qual também é denominado Palácio de Catarina.

A princípio, foi projetada uma pequena residência de verão, em estilo rococó, a qual o czar Pedro, o Grande, mandou construir para sua amante Catarina, a futura imperatriz daqueles tempos. Porém, anos mais tarde, em 1743, houve uma reforma para chegar nas proporções palacianas como é conhecido hoje.

Agora, o suntuoso palácio guarda um estilo barroco e abriga 100 quilos de ouro em sua decoração exterior. Foi um lugar, que durante muito tempo preservou peças valiosíssimas, como pedras preciosas e porcelanas, porém, durante a Segunda Guerra Mundial, foram levadas e até hoje não se sabe para onde.

A área externa desse palácio abriga um lindo e vasto parque que também vale muito a visita, com lindas fontes ornamentadas, jardins e lago.

4- Grande Palácio do Kremlin

Esse complexo arquitetônico abriga, não apenas o Grande Palácio do Kremlin, mas também o Palácio das Facetas, o Palácio dos Terems, o Salão Sagrado, o Edifício Armory, a Câmara Dourada da Tsarina, além de algumas igrejas.

Um desses atrativos, dentro do enorme complexo está o Museu das Armas, Edifício Armory ou Armoury Chamber, que foi erguido em 1851, quando foi uma fábrica de armas, porém hoje preserva rico acervo imperial como jóias, vestuários, carruagens e os famosos ovos Fabergé.

O espaço, localizado na capital russa, Moscou, tem cerca de 25 mil metros quadrados de extensão, nos quais hoje, é a residência e administração presidencial da Rússia. Seu projeto arquitetônico tem detalhes dourados e brancos em estilo neoclássico, e o telhado na cor verde.

Em seu interior estão cinco imponentes e muito bem decorados salões denominados pelas ordens de honras atribuídas dessa forma: Santa Catarina, São Jorge, Santo André, São Vladimir e Santo Alexandre; e além desses solenes salões, possui ainda cerca de 700 quartos ou salas, todos decorados suntuosamente.

O palácio é muito bem protegido, sendo necessário permissões especiais para visitá-lo, apesar de ser uma das maiores atrações turísticas da Rússia. O acesso é apenas liberado para recepções diplomáticas ou cerimônias oficiais do governo russo.